Joanesburgo, a cidade em pleno rejuvenescimento

Data

17 de December, 2016

Share

Para conhecer o centro da cidade, é altamente recomendável um dos walking tours – que falam da história à cozinha, lendas e arte urbana, curado por pessoas jovens e antenadas. O MainStreetWalks é curado pelo Bheki Dube, dono do Curiocity Backpackers, e encoraja as pessoas a redescobrirem a cidade a pé ou de transporte público. Com eles, você pode visitar Gandhi Square e o Constitution Hill, passear pelo bairro etíope ou subir no gigante Carlton Centre. Além disso, há tours específicos, por exemplo, como o de decoração, de arte de rua e graffiti. Endereço: Curiocity Hostels, 302 Fox St, Maboneng, +27 11 614 016302.

Museus e Arte

apartheid
Cortesia Joburg Tourism

O Museu do Apartheid é, ao mesmo tempo, fascinante e aterrorizante. Ele faz com que você entenda profundamente as motivações de um período tão recente da história sul-africana. Logo no início, você se depara com uma reflexão do que era viver em uma sociedade segregada: há duas entradas, uma com “Branco” e outra “Não-branco”. Nós aqui do blog, com nossa pele jambo-hispânica, ficamos bem em dúvida por onde entrar. Dedique tempo para o museu para assistir com cuidado os vídeos. The Apartheid Museum/ Tel: +27 (0)11 309 4700. Ingressos: 65 Rands. Diariamente, das 9 às 17h.

constitutionalhill
Foto Divulgação

O Constitution Hill é um ex-complexo carcerário onde já estiverem presos como Nelson Mandela e Gandhi. Ele abriga a memória do passado sombrio da África do Sul, assim como aponta um futuro otimista em design e arte nas suas mostras e exibições. Vale a pena fazer o tour guiado para conhecer as histórias por trás dos muros. Endereço: 1 Kotze St, Joanesburgo. Tel: +27 11 381 3100, Todos os dias das 09 às 17h. Ingresso: 65 rands.

wits
Foto Divulgação

O Wits Art Museum (Wam), em  Braamfontein, é a porta de entrada para se entender a arte africana, repleta de instalações e performances, arte visual, palestras, cursos e workshops. Endereço: University Corner, Jorissen St & Bertha St. Tel: +27 11 717 1365. Horários: Quarta a Domingo, das 10 às 16h.

moad
Cortesia Joburg Tourism

Outra ótima razão para visitar Maboneng é o Museum of African Design. Ele fica em uma casa art-deco dos anos 30 reconstruída, com um espaço criativo que visa fomentar o design e unificar as várias regiões da África. Lá você encontra fashionistas, criativos e curiosos. Endereço: 281 Commissioner St, Joanesburgo. Tel: +27 10 500 2448 Horários: Quarta a Domingo, das 10 às 18h; Terças e Quintas, das 10 às 22h. Gratuito.

First Thursdays é um evento coletivo na primeira quinta-feira de cada mês, no qual galerias de arte e atrações culturais se unem para apresentar novidades e ficarem abertas durante à noite. Os visitantes podem olhar  a programação e andar de galeria para galeria, para exposição, para performances. A maioria fica entre Rosebank, Maboneng e Braamfontein.(Vários locais, primeira quinta-feira todo mês, das 17h00 às 21h00)

Feirinhas

img_3967
Foto Vanessa M.

O Maboneng, como falamos na seção de bairros, é um dos lugares mais descolados da cidade. Começou com arte, mas evoluiu para um hub de cultura, negócios de economia criativa que desperta curiosidade e vontade de explorar suas esquinas, em um sentido de união urbana. As livrarias, galerias, lojinhas e cafés mais legais da cidade ficam por lá. Comece pelo Arts on Main, onde aos domingos há o Market on Main, a feira de comida, artesanato e arte mais bacana na cidade. Arts on Main,  264 Fox St (Cnr Berea Rd). Horários: Terça a Domingo, das 9 às 17h. Não abre às segundas. Market on Main, Domingos, das 10 às 15h.

1 Fox Precinct foi o centro comercial e financeiro da época da corrida do ouro e mineração, em 1880. Até hoje é possível ver vestígios dessa época, e hoje virou um epicentro cultural. O local, que abriga vários negócios da economia criativa, tem também uma feirinha aos fins de semana, com artesanato, comidas e bebidas de negócios independentes. Endereço: 1 Fox St, Ferreirasdorp. Horários: Sexta, das 12 às 15h; Sábado, das 10 às 19h, e Domingo, das 10 às 16h.

neghborhoods
Foto Divulgação

Ótimo local para entrar em contato com a energia da cidade e dos sul-africanos, o NeighbourGoods Market é a boa pedida aos sábados. Das 9 às 15h, faça chuva ou faça sol, o mercado reúne comidinhas, bebidas, música e intervenções artísticas. Endereço: 73 Juta Street, Braamfontein. Horário: Sábados, das 9 às 15h.

Outra feirinha bem legal é o Rosebank Arts and Crafts Market. Focado em artesanato, pinturas e todo tipo de arte que caracterizam a herança africana. Endereço: Cradock Avenue, próximo à Europa. tel +27 (011) 568 0850. Horários: Diariamente, das 9 às 18h. Aos fins de semana fecha às 18h.

Teatro e performances

O  POPArt Theatre, na Fox Street de Maboneng, tem uma série de performances e peças teatrais um tanto quanto provocativas, tais como o Naked Girls Reading e o Dating in the Dark. Vale ficar ligado no site para ver a interessante programação.

 Soweto

captura-de-tela-2016-12-07-as-19-02-27
Foto Soweto Bicycle Tours
O subúrbio mais famoso da África do Sul, o Soweto foi o refúgio dos negros na época do Apartheid, onde surgiram líderes importantes. Lá você pode visitar a Casa do Mandela e a única rua do mundo onde há dois ganhadores de prêmios Nobel.
19874470653_8bb4dd60f6_k
Uma das formas mais bacanas de visitar o bairro é com um tour de bicicleta. Assim, além das áreas ícones do bairro, é possível ver a galera tocando jazz e hip hop, além de descobrir o melhor bunny chow – comida típica – de lá. Soweto Bicycle Tours, 10823A Pooe Street, Orlando West Soweto. Tel: +27 11-936 3444.

Data

17 de December, 2016

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter