De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

As boas do mês de julho em Belo Horizonte

Quem escreveu

Tiago Belotte

Data

03 de July, 2018

Share

Exposição “Memória do Filme”

Foto: Eustáquio Neves

Já são 16 anos que Beagá não recebe uma exposição do fotógrafo mineiro Eustáquio Neves. Só esse já é um bom motivo pra conferir os trabalhos que ele desenvolveu de lá pra cá. Além disso, ele traz uma série inédita pra apresentar aqui, “Memórias do filme”, que também é um novo passo em sua trajetória. Olha só o que ele diz sobre isso: “Nesta série inédita, percebo que já me sinto maduro o suficiente para ‘minimalizar’ o meu trabalho. Trato o filme de uma ‘forma errada’, uma maneira que ele não foi feito para ser usado. Em outras palavras, dou uma canseira no filme, e o que sobra é o resultado final da imagem que será exposta. Trago também algumas matrizes do meu acervo, que nunca saíram da minha casa. Então o visitante poderá ver alguns dos processos de quem ainda trabalha com filme”.

Exposição “Memória do Filme”. De segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados das 10h às 14h; até 7 de Julho. Entrada Gratuita.
Galeria de Arte GTO, Sesc Palladium. Av. Augusto de Lima, no 420, Centro

Mostra “Cartografia imaginária: a cidade e suas escritas”

Foto: Lucas Dupin

Uma cidade é também feita de palavras. Não importa o suporte, elas aparecem em todo canto e de alguma maneira traduzem o espírito do lugar. A mostra faz um mergulho na alma verbal de Belo Horizonte e reúne um acervo de múltiplos formatos, constituído por elementos iconográficos (mapas, pinturas, fotografias, lambes, stickers,etc.), literários (primeiras edições de livros, jornais e revistas; poemas e trechos de narrativas), audiovisuais (vídeos, animações) e de artes visuais, a intenção da curadoria é lançar um olhar contemporâneo sobre a história urbana da capital.

Mostra “Cartografia imaginária: a cidade e suas escritas”. De terça à domingo, das 9h às 21h; até 8 de julho. Entrada gratuita.
Galeria de Arte GTO, Sesc Palladium. Av. Augusto de Lima, 420, Centro

Palestra “Carmen Schneider Guimarães: A menina da ilha nas serras mineiras”

Foto: Divulgação

Maria Inês Marreco, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, apresenta uma visão da obra de Carmen Schneider Guimarães, ocupante da cadeira cinco da Academia Mineira de Letras. A obra “Senhoras e Senhores das Artes” ganha especial atenção na análise, bem como o discurso proferido pela Academia em 2003 em homenagem à Carmen e ao dia das mães.

Palestra “Carmen Schneider Guimarães: A menina da ilha nas serras mineiras”. Sexta (06.07) a partir das 17h.
Academia Mineira de Letras. Rua da Bahia, 1.466, Lourdes

Lap03: Festa + Exposição comemorativa – 2 anos Galeria Déjàvu

Foto: Ana Luiza Sampaio

A Galeria Déjàvu tá completando 2 anos de sua vida digital e pra comemorar resolveu fazer uma exposição lá no Guaja. Seu acervo é feito de imagens exclusivas, captadas por fotógrafos consolidados, mas também aqueles que estão começando ou experimentando. No total, 20 fotógrafos independentes, a maioria de Minas Gerais, tem trabalhos originais na galeria. E quinta, dia 12/07, é hora de abrir a exposição e comemorar com degustação de vinhos oferecida pelo Agnaldo Lana da Adega DOC. É gratuito, mas é preciso retirar seu ingresso.

Lap03: Festa + Exposição comemorativa – 2 anos Galeria Déjàvu. Quinta (12.07) das 19h às 23h. Gratuito
Guaja. Av. Afonso Pena, 2881, Funcionários

Peraí, que tem mais

Lançamento oficial do livro de Djamila Ribeiro e bate-papo sobre feminismo negro e literatura com a atriz e dramaturga Grace Passô.
Lançamento do livro “Quem tem medo do feminismo negro?”. Quinta (05.07) a partir das 19h30. Gratuito
Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Quem escreveu

Tiago Belotte

Data

03 de July, 2018

Share

Tiago Belotte

Tiago Belotte é apenas um curioso que nas horas vagas está à frente do CoolHow – laboratório de inteligência criativa sediado em Belo Horizonte. Aliás, BH é cidade de nascimento, mas é também uma escolha. Tanto que junto com dois amigos fundou o Beagá Cool – prêmio que virou distrito de negócios criativos, ousados, originais e locais.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.