Guia para curtir o Carnaval de rua 2020 do Rio de Janeiro

Um guia definitivo pra curtir o o melhor do Carnaval do Rio de Janeiro em 2020. Blocos, festas, festas eletrônicas, blocos infantis e todas as melhores dicas.

Oiê. Mas é claro que ia ter guia do CoP pro Carnaval Rio 2020, Brasil!

Queria aproveitar que tenho a atenção de vocês pra explicar algumas coisinhas. Reparem que o guia está dividido em abas, certo? Certo. Mas o você quer dizer com “Blocos Tradicionais”, moça? Quero dizer blocos de rua. Os menores, não os mega blocos famosos.

Ahhh mas então esta é a lista dos secretos? Não, porque nem sempre. E porque esse conceito nem existe, ou não devia existir. O que existe é bloco “listado” e “autorizado” pela prefeitura, versus bloco “alternativo” ou “independente”, dos quais a prefeitura não precisa ficar sabendo pra não acabar com a nossa alegria. Por motivos que não preciso explicar, os blocos independentes não podem divulgar local e data com muita antecedência, senão babou. Então o que eu vou fazer aqui, no caso desses blocos, é dizer pra vocês quando eles “costumam” sair, dar umas dicas, e o resto é por conta de vocês, tá bom?

A sua experiência no Carnaval de rua do Rio depende muito do seu empenho também. A melhor dica que eu posso dar é: sigam os instagrams dos blocos que vocês mais querem ir. Vou botar link em todos, aí vocês seguem e ligam as notificações de post e de stories. Na véspera do dia que costuma sair, é só ficar #ATENTO e eu juro que vai dar tudo certo, ok?

No mais, as festas mais carnavalescas do Carnaval Rio 2020 estão em “As Festas”, enquanto as mais eletrônicas estão em “As Festas Tuntz”. Não precisava explicar, né? Mas eu sou uma mãe mesmo. Ah, última coisa: essa não é uma lista exaustiva, ou seja, não é aquele planilhão de Excel com todos os blocos do Rio. É uma curadoria pra leitores do CoP. O planilhão cê pede no zap, tá bom? <3

A foto de capa é do querido @lucasbori, dono & propritário do assunto fotos de Carnaval. O Lucas, inclusive, vende os prints mais lindos dessas fotos, então quem quiser me dar de aniversário fique à vontade, tá bom?


O pré

Ouvi dizer de fontes entendidas que o final de semana que antecede o Carnaval real-oficial não é mais considerado o pré – o pré foi o antepenúltimo. O finde do 15 e 16/02 agora é chamado de final de semana 1, enquanto o oficial é o 2. Faz sentido, se você pensar que alguns dos blocos mais aguardados têm seus melhores desfiles no pré. Bora lá:

Sábado 15/02

7h – Céu na Terra – Largo dos Guimarães
Há quem diga – e eu concordo – que o Céu na Terra só existe mesmo no pré. Isso quer dizer que o desfile do pré é o desfile viável, porque mais vazio, apesar de não ser um bloco pequeno. A boa é chegar cedo, entre 6h e 7h, e se posicionar na frente do bloco, porque depois é uma merda pra “ultrapassar” nas ruas estreitas de Santa. Outra dica linda é acelerar quando tiver chegando perto da dispersão no Largo do Neves e subir num banquinho da praça. Quando a bateria chegar, você vai estar no melhor lugar pra assistir ao final do desfile.

8h – Pérola de Guanabara (famoso Paquetá) – Paquetá
Ainda que não tenha mais o hype louco de antigamente, o Pérola ainda é uma delícia, e como não teve ano passado aposto que este ano vai estar mais vazio e mais legal. A prefeitura também divulgou que vai rolar venda de passagem antecipada pra balsa, o que vai facilitar imensamente o rolê. A graça é pegar a balsa com a banda, então chegue no horário.

16h ou 18h – Canários do Reino – Centro
Está rolando o famoso burburinho. Não sei de nada, ninguém sabe, mas tudo indica que vai ser bom. Risos. Parece ser a pré perfeita pra quem vai na Carnageralda de Carnaval mais tarde. Confia no zap zap e vai, gente.

16h30 – Tambores de Olokun – Aterro do Flamengo (altura do Belmonte)
Depois de diversos ensaios, esse é o primeiro cortejo oficial do ano do Olokun, esse bloco de maracatu lindo demais. É um bloco mais relax, majoritariamente parado, bom de assistir e não tanto pra pirar. Dá pra levar criança deboas.

22h?? – Bloconcê – Centro
Ora ora vejam só – tudo indica (favor ir ver os stories do bloco) que as poderosas do Bloconcê passaram o desfile pro sábado do pré. Ano passado foi aquele caos, né? O bloco ficou grande demais, a polícia mandou parar, mas mesmo assim quem tava pertinho se emocionou. É um rolê muito feminista, muito maravilhoso, muito foda mesmo. Vamos ver se elas vão conseguir se organizar melhor pra dimensão que tomaram este ano. Aguarde infos vindas do insta do bloco.

Domingo 16/02

8h – Cordão do Boitatá – Av. Henrique Valadares com Ubaldino do Amaral (próximo à Cruz Vermelha), Centro
Aquela coisa: enquanto o Boitatá não sai, o carnaval não começa. Dos blocos alternativos-tradicionais, é o maior, o mais organizado, um dos mais lindos. Toca todas as marchinhas que a gente ama e toca bem demais. Assim como no Céu na Terra, chegue antes do horário marcado e se posicione na frente do bloco, porque ele anda rápido e ficar pra trás não é legal, ok?

8h – Fogo e Paixão – Largo São Francisco de Paula, Centro
Pra quem cansar do Boitatá, ou pra quem curte um bloco parado, o Fogo e Paixão é uma ótima pedida, apesar de ter um pouco da vibe “jovem querendo fazer pegação”. Amo o som, no entanto.

15h – Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! –  Em frente à Companhia Brasileira de Pesquisas Minerais – Avenida Pasteur  – Urca
Surpresa linda deste ano, o Pirado é um coletivo carnavalesco formado por profissionais e usuários da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro, unidos pela luta anti-manicomial. Vão rolar participações especiais dos ritmistas da Portela, do Fanfarra Black Clube e do maravilhoso Dali Saiu mais Cedo. Bem incrível.

 


Os tradicionais

Pra quem sobreviveu ao pré e pra quem está chegando de alhures, eis aqui a minha lista de sexta a quarta de Cinzas. Aqui estão os blocos de rua. Só os blocos. Apenas os blocos. Pras festas carnavalescas, olhe na aba “As Festas”. Pras festas vibe eletrônica, procure na aba “As Festas Tuntz”. Tá bom? Então tá bom.

Quinta 20/02

CANCELADO – Minha Luz é de LED – Centro
O LED está oficialmente e infelizmente cancelado, visto que a Prefeitura/PM embargou. Estou 100% full pistola e acho que a gente devia (1) tomar as ruas na quinta-feira ou (2) sugerir que o LED se junte ao Tecnobloco e forme o poderoso megazord dos bloco que pisca. Eu ficaria de olho no insta e no zap pra ver se não sai secreto em outro dia. Agora, de confirmado mesmo, só a participação do bloco na Auê do dia 21/02 – mais infos na aba “As Festas”

Sexta 21/02

18h – Embaixadores da folia – Buraco do Lume (Rua Nilo Peçanha) – Centro
O único bloco que às vezes me tira de casa na sexta, excelente pra quem trabalha no Centro e quer sair já chutando a porta. Tradicional, marchinhas, circuito bom. Quando cansar cê para num boteco e vai brindar o início da folia.

Sábado 22/02

6h – Amigos da Onça – Aterro do Flamengo, posto 3
Ano passado, pela primeira vez, o Amigos da Onça saiu “listado“, com horário e local amplamente divulgados. Tudo indica que isso vai se repetir em 2020, então as coordenadas são as mesmas. MAs sempre bom ficar de olho no insta do bloco e no zap.

9h – Cordão do Prata Preta – Praça da Harmonia, Centro
Grande clássico do sábado de carnaval, o Cordão do Prata Preta é um bloco de bairro que viralizou (alguns diriam que gentrificou… hehehehe). Acho lindo demais. Eles têm mudado o horário de saída pra despistar os foliões, mas ano passado saiu de manhã e tudo indica que este ano também vai ser pela manhã. O Prata divulga sempre mais rápido no facebook do que no insta, então segue ambos.

7h – Céu na Terra – Largo dos Guimarães, Santa Teresa
Vá por sua conta e risco, risos, porque lota. Como já disse, é mais tranquilo e mais legal no pré, mas também é legal no carnaval. Só vá preparado pro aperto.

13h – Terreirada Cearense – Quinta da Boa Vista, São Cristóvão
Lindo demais esse bloco bem performático de ritmos nordestinos, e mais lindo ainda o cenário do desfile. A Quinta é incrível, arborizada, perfeita pro carnaval.

16h? Fanfarra Black Clube – Centro
Ano passado saiu por volta das 17h na rua do Senado e foi lindo, mas a info detalhada só vem mesmo em cima da hora, tem que ficar de olho.

Domingo 23/02

7h – Boi Tolo – Candelária, Centro
A lenda, o interminável, o mais aguardado, o mais insano – pois é. Sabemos se vai ser 1 ou se vão ser 5, divididos por cor? Não sabemos. Sabemos se vai sair da Candelária mesmo, ou de esquinas ali perto? Não sabemos. Mas faz parte do show, jovens. Se você estiver pronto nos arredores da Candelária às 7h da manhã em ponto, você vai avistar o boi. E vai ser lindo. A outra opção é mandar o famoso “onde está o Boi tolo????” no zap de todos os seus conhecidos às 8h da manhã. Chances são que você vai encontrar. Da minha experiência pessoal, por volta de meio dia ele sempre tá ali por perto do MAM, então você pode procurar nessas bandas se acordar atrasado. É lindo, é único, todo mundo precisa passar por um túnel com o Boi Tolo pelo menos uma vez na vida. Ou invadir o Santos Dumont. Perde não.

7h – Charanga Talismã – Vila Kosmos
A não ser é claro que você já tenha feito o rolê Boi Tolo mil vezes e esteja querendo algo diferente. Nesse caso você pode ir charangar. Ano passado eu troquei o Boi pela novata Charanga Talismã e não me decepcionei. Repertório lindo, performances maravilhosas e uma aula do que é integração no carnaval. O bloco tem todo o apoio do bairro, que fica afastado da Zona Sul, e faz diversos eventos por lá ao longo do ano. Quem tiver fôlego, pode pegar o Boi Tolo onde ele estiver na volta – geral fez isso ano passado e deu super certo.

7h – Toco-Xona – Praia do Flamengo
Se liga que este ano vai sair mais cedo, heim? Em meio ao caos do Boi Tolo, você pode sempre desviar e ir curtir com as maravilhosas do Toco-Xona. É um bloco orgulhosamente sapatão, então pras LGBTQ+ que estiverem querendo ferver, taí a dica. Com o detalhe importante de que é uma das baterias mais bem ensaiadas deste Rio de Janeiro, e o repertório é maravilhoso. O bloco fica parado no Campo de Terra Batido ao lado da Churrascaria Assador.

Segunda 24/02

8h?? – Bunytos de corpo – ??
O Bunytos já foi meu bloco favorito do Carnaval, lá nos idos de 2014, depois ficou meio impossível. Mas segue saindo e segue se reinventando, por isso não temos certeza de nada. Ano passado ou retrasado rolou uma volta olímpica no Maracanã, então não dá nem pra dizer com certeza se vai se no Centro. Liga as notificações do insta que eles postam. Obrigatório uso de roupa de ginástica anos 80.

7h – Vem cá minha flor – Centro
Ano passado saiu na Avenida Marechal Câmara, 330, então fica a dica. É um bloco bem tradicional, gostoso, não muito grande, com repertório ótimo e bateria idem. Amo

10h – Sargento Pimenta – Aterro do Flamengo
Aquela coisa: se você tem coragem pra ir em 1 mega bloco, o Sargento deve ser o melhor. Tem palco, tem espaço de sobra pra dispersar e tem estrutura. Pra quem ama Beatles e nunca viu, vale uma passadinha sim. Pros muito jovens (ou não) querendo fazer a famosa pegação, também vale. Mas é doi-de-ra! Avisei, hein?

?? – Na Moita – Centro
O Moita foi o secreto durante alguns anos, ano passado acho que nem saiu, mas se sair deve ser segunda. Mistério. Rolando informações, eu juro que aviso aqui.

16hPanamerica Transatlântica – Praça da Harmonia

O PanTrans, como apelidamos, foi a grande surpresa de 2019. Fomos parar nesse bloco sem saber absolutamente nada sobre ele, apenas porque o namorado de uma amiga conhecia os músicos. Enquanto todo mundo batia cabeça pelo centro querendo saber onde estava o moita, onde estava o secreto, se o moita era o secreto, nós tomamos uma decisão e fomos pro que era garantido, pra onde sabíamos que encontraríamos uns rostos conhecidos. Arrastamos mais alguns amigos e pronto, foi o melhor bloco (pra mim) do carnaval. Esse é o espírito, jovem: aposte nas coisas. Onde você estiver será o fervo. Amém.

Terça 25/02

9h – Bagunça meu coreto – Praça São Salvador, Flamengo
Um dos poucos blocos na Zona Sul que valem um confere, o bagunça é o clássico bloco de bairro, com criança, cachorro, papagaio, periquito e todas as marchinhas tradicionais.

8h?? – Bloco 442 – ???
Sinceramente não sei de onde surgiu o 442 e ainda não consegui comparecer pra comprovar o hype, mas tenho amigos que juram que foi o melhor de 2019, então vale ligar as notificações do insta deles pra descobrir mais detalhes. Ouvi dizer, apenas ouvi, que sai na terça de manhã, mas não tenho certeza mesmo.

15h – Orquestra Voadora – Aterro do Flamengo na altura do Hotel Novo Mundo
Tradicional, linda e política – a Orquestra sempre fecha com chave de ouro o carnaval. O repertório é variado e vai do jazz ao funk, passando pelo pop. Acho obrigatório.

Quarta 26/02

7h – Agytoê – Praça do Expedicionário – Centro

Fechando a terça ou iniciando a quarta, sempre tem o Agytoê, um dos grandes responsáveis pelo hype do carnaval carioca e pelo retorno do hit EU FALEI FARAÓÓÓÓ. Risos. Deu uma enchida boa nos últimos anos, ano passado atrasou horas pra sair por culpa da polícia, mas quando engata é sempre emocionante. O corpo de baile é um destaque à parte. Obrigatório tomar banho de purpurina dourada e azul, ok?

Madrugada de terça pra quarta?? Tecnobloco – ??
Um dos blocos mais difíceis de caçar e mais aguardados pela turma da ferveção é o Tecnobloco, que toca música eletrônica em ritmo de marchinha, ou marchinha em ritmo de techno, aquela coisa. Em 2018 causou uma comoção na Praça da Bandeira e saiu até no jornal, em 2019 saiu com o dia já amanhecendo na Praça Mauá. Aquela coisa – esteja pronto na madrugada de terça pra quarta e #procuresaber

11h – Mulheres Rodadas – Largo do Machado
O bloco mais feminista do Rio sai fechando a folia na quarta, no Largo do Machado. Toca de um tudo, do pop atual a clássicos da MPB.

15h – Me enterra na quarta – Rua Áurea, Santa Teresa
Nunca fui, mas todo ano vejo uma galera corajosa se jogando pelas ruas de Santa na quarta, então se você ainda tiver gás é só colar por lá. Garantido ter um repórter da Globo News cansado fazendo a famosa pergunta que não quer calar “de onde você tira energia pra pular tantos dias seguidos?” Se você vai dizer a verdade aí já é um problema seu.

Dica de mãe pra quem leu até o final: alguns instagrams e/ou sites ajudam muito na hora de achar os blocos mais quentes, então sigam também:

@wheninrio

@segueobloco

@segueobarao

La Cumbuca


As festas

Até uns 5 anos atrás, o Carnaval carioca era majoritariamente dividido em duas frentes: os blocos de rua e as festas de música eletrônica, com alguns bailes chics tipo o Sarongue on the side. Recentemente, uma terceira categoria foi criada, a das Festas de Carnaval. Essas festas reproduzem, em ambiente fechado, geralmente pago, e com um nível de conforto maior, a vibe das ruas. E servem também pros blocos monetizarem e terem condições de desfilar bonito na rua depois. Se você é newbie de Carnaval, ou não gosta de muvuca, acha que não vai aguentar o tranco da rua, essa aba é pra você. Manie Dansante e V de Viadão são híbridas, não tocam nem muita marchinha, nem muito eletrônico, mas ficam aqui por falta de categoria melhor, tá bom?

Sexta 14/02

Bunytos de Corpo – Ensayo Técnycu Ofycyal
23h – Geral – Rua Teotônio Regadas, 13 , Lapa.
Vai tocar pop, vai tocar marchinha em ritmo de pop, vai ser super LGBTQ+ e certamente ainda vai rolar uma aula de ginástica. E quem sabe você não descola umas infos sobre a saída oficial do bloco, não é mesmo?

Baile da Aurora Sincera no Solar dos Abacaxis
20h – Solar dos Abacaxis – Rua Cosme Velho, 857, Cosme Velho.
O solar é artsy-conceitual, toca de um tudo, mas fiquei sabendo que o Caetano Virado, bloco incrível do pós Carnaval, vai dar uma palhinha.

Sábado 15/02

3 anos de Bloco Tome Conta de Mim! + Part. Sereias da Guanabara
23h – Espaço Rampa – Rua Avenida Repórter Nestor Moreira, 42, Botafogo.
Dois blocos super jovens e super fervidos da cidade fazem festinha no saudoso Espaço Rampa, um pico super legal com vista pra Baía de Guanabara. O Tome conta de mim é um bloco de Axé, então pensa.

Baile do Corcovado • Bloco 442|Bloco Virtual|Cozinha Arrumada
18h – Espaço Corcovado – Rua Conselheiro Lampreia, 169 – Cosme Velho.
Pra quem não quiser ficar correndo atrás do misterioso 442 no Carnaval, taí a #oportunidade de ver o pessoal tocar em passar perrengue.

Quinta 20/02

Baile do Sarongue
22h – Museu do Amanhã?
O Sarongue é o Baile à moda antiga mais tradicional do Rio, certeza de dançar na pista com globais em fantasias maravilhosas. Tem uma vibe 35+, com uma média de idade mais pra 40… é sempre um ahazo em termos de decoração e fantasias, mas já deixou a desejar no quesito produção em anos anteriores. Acho que é uma experiência necessária na vida, pelo menos uma vez. Reza a lenda que este ano acontece no Museu do Amanhã, o que me faz imaginar que vai ser lindo de morrer e justifica o preço salgado do convite: R$ 450. Se faz a sua cabeça, o jeito mais fácil de descolar uma chave pro baile é via @Casa_Soma. Manda inbox e reza.

Sexta 21/02

Auê : Duda Beat, Minha Luz é de LED, Vulcão Erupçado
22h – HUB – Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo.
Não vou ficar explicando pra vocês o que é a Auê várias vezes, então vai uma só: tem uma por dia de carnaval, é no HUB, que é um pico imenso, coberto, de estrutura maneira. Em Santo Cristo (Centro). Chega de VLT ou uber. Os line ups estão bem incríveis, escolhe o seu dia e vai.

Manie e o Baile de Máscaras Abre-Alas Carnaval Novos 20
22h – Local a ser revelado, Centro.
A Manie é uma festa retrofuturista de pegada meio jazz 1920. Espere produção impecável e fantasias incríveis.

VDV – Carnaval 2020
23h – Bco – Rua General Luís Mendes de Moraes, 210 – Santo Cristo
V de Viadaum, que festa linda. Imagina no Carnaval! É o dia de montação máxima pra gay, e o Bco é incrível, então acho que vai ser babado.

Sábado 22/02

Auê : Fogo e Paixão, Samba que Elas Querem, Vem cá Minha Flor
22h – HUB – Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo.

Bloco Saymos do Egyto – Carnaval 2020
22h – Bco – Rua General Luís Mendes de Moraes, 210 – Santo Cristo
A dissidência do Agytoê desistiu de desfilar na rua este ano e lançou uma festinha. Achei excelente ideia. Pra quem tem preguiça de correr atrás do bloco, tá aqui a oportunidade de gritar EU FALEI FARAÓÓÓ com conforto.

Domingo 23/02

Auê : Jaloo, V de Viadão, New Kids on the Bloco, Sereias
22h – HUB – Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo.

Segunda 24/02

Auê : Mc Tha, Toco-Xona, Bloconcé, Meu Carna é Funk
22h – HUB – Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo.

Terça 25/02

Auê : Amigos da Onça, Julio Secchin, Bloco pra Iaiá
22h – HUB – Avenida Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo.


As festas tuntz tuntz

Pronto, clubber, chegou sua vez. Acho que vale o disclaimer de que nessas festas não toca sóóó tuntz tuntz – as versões carnavalescas das festinhas eletrônicas mais amadas do Rio dão uma suavizada de leve no reportório pro Carnaval, então sempre rola aquele axé dançante, aquele hit do verão remixado… Vem matar barata comigo, bb <3

Sexta 14/02

Climão Abre Alas 2020 com Raphael Top Secret e Lamego
23h – Local a ser revelado
Line up poderoso pra já entrar o finde como? Daquele jeito. Raphael vem importado de Paris e Carrot Green é certeza de baile bom.

Sábado 15/02

Carnageralda De Carnaval
22h – Local a ser revelado
A sempre bombada e geralmente esgotada Carnageralda também é promessa de fantasias incríveis, pouca roupa e música dançante. Prepara o carão e vai.

De sexta 22/02 a terça 25/02

Oasis de Carnaval no Desvio
de meio dia a 1h da manhã – Desvio – Rua Ramalho Ortigão, 12 – Centro.
Todos os dias de carnaval, se vovê estiver perdido, se estiver achado, mas enjoado de bloco, se estiver frito, se estiver animado – apenas se jogue no Desvio que vai ter alguém incrível tocando. Estou chocada com o nível de organização dessa bagunça. O evento é de graça, então faz favor de consumir no bar do Desvio pra colaborar com o pagamento dos artistas <3

Sábado 22/02

Selvagem
17h – Local a ser revelado
A pioneira, a inigualável, a fervida (e muitas vezes também a lotada). Eu amo, mas queria dar umas dicas de mãe aqui: primeiro, mete seu email lá no mailing e fica calmo que o local sai cedo no sábado. Esteja pronto às 16h e é isso. Se for no mesmo lugar das últimas, é na quadra da Unidos da Tijuca, mas como tem uns 3 anos que está lá, eu aposto numa mudança pra 2020. A ver. No mais, existem dois horários bons pra chegar na Selvagem: às 17h em ponto, meu favorito, pra pegar a festa começando e decolando, ver todo mundo montado, garantir seus drinks deboas, etc. Ou isso ou só láááá pelas 2h, já no auge da loucura, depois que a primeira leva de transantes vazou e a pista tá começando a esvaziar. Chegar entre 22h e 1h é um tiro no pé, porque certamente vai estar super lotada, fila na porta, só entra se alguém sair, aquele circo todo. Usem o cérebro, amiguinhos. Quem usa o cérebro não passa perrengue.

Domingo 23/02

CarnaRARA Fundraiser com Seth Troxler

17h – Circo Voador
Mercúrio Retrógrado chegou chegando and estragando os planos da Rara de fazer esse bailão na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã. Paciência (e #foracrivella). Pessoalmente, eu acho o Circo um dos lugares mais incríveis do Rio. Ok que é meio pequeno pro Seth Troxler, mas é bom que seleciona quem realmente tá muito a fim. Como a previsão é de chuva interrupta, a lona e a estrutura do circo podem vir a calhar. Pra quem não tá entendo como um DJ pode causar essa comoção toda, abre o google, digita Seth Troxler, ouve umas 2 músicas e volta aqui pra conversar comigo depois. Can’t fucking wait!

Domply Carnaval Elétrico ★ 0800
18h – Rua da Constituição – Centro.
Olha quem também tá estreando com baile de graça no domingo. Gente, tamo bem servido, viu? E o line up também tá um absurdo, com a deusa Valesuchi, Millos Kaiser e Ananda.

Terça 25/02

Carnaval 2020 Gop Tun 
17h – Bco – Rua General Luís Mendes de Morais, 210, Santo Cristo.
Virge santa! Quem ainda vai estar vivo? Eu espero estar, porque a Gop Tun não dá ponto sem nó. Segura: serão 15 – isso mesmo – 15 horas de festa, 20 DJs e 10 b2b’s quase inéditos juntando uma trupe de DJs que vai de BH a Moscou. É festão 0800 pra ninguém botar defeito,


Os infantis

Aquela coisa: não que todo ano eu não veja vários pais e mães com crianças no Boi Tolo, na pré do Céu na Terra e em tantos outros blocos tradicionais por aí – vai dos pais, no fim das contas. Mas existem sim os blocos focados nos pequenos, e eles são deliciosos, vou te falar. Eu adoro ir “visitar” as amigas que já são mães em alguns desses blocos, simplesmente porque é muito fofo e é um oportunidade de curtir mais relax.

Domingo 16/02

9h – Gigantes da Lira – General Glicério, Laranjeiras
O Gigantes é o maior e mais tradicional bloco pros pequenos, fundado em 1999. A localização é deliciosa, arborizada, e o bloco tem uma super estrutura.

Sábado 22/02

9h – Cordão Umbilical – Largo dos Leões, Humaitá
É simplesmente delicioso, tranquilo, roda pelo Humaitá, que ok é Zona Sul, mas é fora do eixo bagunça, então só vejo vantagens. Conheço muitos adultos sem filhos que frequentam, pela comodidade e pela vibe relax.

Segunda 24/02

9h – Largo o machadinho, mas não largo o suquinho – Largo do Machado
Eu não tenho condições pra esse nome, vocês tem? O bloco tem o desenhista Ziraldo como padrinho, e por isso o estandarte feito especialmente para o bloco é de autoria do artista <3