Heartland Festival: festival butique num castelo na Dinamarca

Mais uma vez, as portas do Castelo Egeskov na ilha de Funen estarão abertas para receber o público animado do Heartland Festival.

Com um local deslumbrante, o festival recebe debates sobre diversos temas, atrações musicais dinamarquesas e internacionais, arte para todos os gostos e muita comida gostosa.

Fazendo yoga com uma vista de tirar o fôlego. Foto: Heartland / divulgação

Ano passado, fui conhecer o Heartland Festival e me apaixonei. Não só pelo espaço, mas pela proposta e pela organização ímpar – com banheiros limpos, yoga várias vezes ao dia, taças e garrafas de vinho e muitos outros perks quase impossíveis de encontrar no Brasil. Com um clima calmo, este é realmente um festival para todas as idades.

Mulheres no Heartland Festival
Foto por Tobias Stæhr Jakobsen

Eu já estava contando os dias para a edição deste ano, mas assim que o line-up completo saiu me surpreendi com este festival dinamarquês que, mesmo estando em um dos países mais igualitários do mundo, tem um line-up pouco favorável às minas. Por exemplo, das 49 atrações musicais, apenas 16 são mulheres! E nisso estamos contando bandas que incluem mulheres como o Die Antwoord. Mas ainda assim, está bem acima da média dos festivais no mundo que é de 16% de participação feminina nos line-up. A meta é ter esse balanço 50/50 até 2022.

Essa falta de igualdade não está só presente no line-up musical. Entre os bate-papos, arte e gastronomia, as mulheres ocupam apenas 28% do total de atrações. “Temos essa ideia geral de que já alcançamos a igualdade de gênero na Dinamarca, que a luta acabou e não há mais nada pelo que lutar”, diz Helena Gleesborg Hansen, vice-presidente da Danish Women’s Society, à BBC News.

Mulheres no Heartland Festival
O line-up do Heartland Festival tem apenas 29% de representação feminina

O pessoal da Danish Women’s Society está certíssimo, porque se em um festival tão dinamarquês como o Heartland menos de 1/3 das atrações são mulheres, imagina em países onde a igualdade de gênero está longe do ideal (como no Brasil).

Mas as mulheres que fazem parte do line-up merecem uma menção honrosa, e claro que já estou contando os minutos para ver o shows das fantásticas SolangeCharlotte GainsbourgJada, o bate-papo com a Vivienne Westwood sobre o futuro na moda e do consumismo em plena crise climática, os argumentos da filósofa Judith Butler sobre o o futuro da política de gênero e aprender a fazer queijos com Marie-Linea Østergaard.

Mulheres no Heartland Festival
Vivienne Westwood participa do Heartland Festival com um debate sobre a moda e a crise climática

O Heartland tem um line-up dedicado à gastronomia focada em produtos locais e da estação, além de ter um banquete feito pelo Kadeau, restaurante de Copenhagen com 2 estrelas Michelin; e o Tasteland, onde é possível colocar a mão na massa. Em “Talks”, além da Vivienne Westwood, alguns dos destaques são: O escritor Jonathan Fransen; o diretor Dan Reed (Deixando Neverland) com a escritora Margo Jefferson. A programação de artes sob o tema “É Urgente” ficou nas mãos do curador Hans Ulrich Obrist.

Preparados para acompanhar o Heartland Festival 2019 com a gente? O festival acontece de 30 de maio a 2 de junho, no Egeskov Slot, Dinamarca. Caso esteja pela Europa e se anima, pode vir que dá tempo.

*Imagem de destaque: Peter Kirkegaard Stemning via Heartland Festival