Porque passar o reveillon em Dublin

Pense numa cidade com séculos de história e contribuições inestimáveis para a cultura mundial. Adicione um povo festivo e apreciador de cerveja.

Essa cidade é Dublin, terra de James Joyce e Oscar Wilde, da cerveja Guinness e de casas com portas coloridas em ruas de pedra molhadas pela chuva. A capital da Irlanda é um dos mais importantes destinos para turistas nas ilhas britânicas, conhecida principalmente pelos pubs e pela parada anual dedicada a São Patrício.

Mas Dublin é muito mais! Hospeda todos os anos o JDIFF, importante festival de cinema, tem uma cena gastronômica interessante e uma programação eclética de DJs e bandas o ano todo. Além de castelos, museus, hotéis incríveis (e muito mais baratos do que já foram) e várias opções de day trips para o litoral irlandês.

Dublin - foto: VanderWolf Images - shutterstock.com
Dublin – foto: VanderWolf Images – shutterstock.com

Porque ir: A maior cidade da Irlanda celebra a virada de ano com fogos de artifício, festas, shows e muita gente na rua. E desde que o LonelyPlanet indicou Dublin como uma das melhores cidades para passar o reveillón 2012, cada vez mais gente chega para a festa, que fica maior a cada ano. Na virada de 2014 para 2015, a festa oficial da cidade começa dia 30.

Onde passar a virada de ano:  Na rua. A região do Temple Bar, que concentra a maior parte dos pubs (e turistas) fica cheia de gente já durante a tarde do dia 30. Na noite de 31/12, o New Year Festival começa com o People’s Procession of Light (procissão das luzes) em que pessoas saem de todas as partes da cidade carregando lanternas e velas.  E segue noite adentro com shows, projeções e a queima de fogos, que acontece em St Stephen’s Green, com todas as ruas fechadas para carros. E no primeiro dia do ano, espante a ressaca com um Irish Breakfast completo num dos muitos pubs abertos a partir das onze da manhã.

Informações
http://www.nyfdublin.com
http://www.newyearsevedublin2015.com/
http://www.visitdublin.com/event/NYF_Dublin