A nova moda das viagens sem conforto

Sabe aquele amigo e sua mãe que adoram um cruzeiro, que têm ótimas histórias sobre lugares exóticos e sobre a luxúria dos transatlânticos? Ou então um cunhado que só se gaba das classes executivas em quais viajaram mundo afora? Perderam a graça, coitados! A nova tendência entre alguns viajantes são as viagens sem luxo, sem conforto e fora dos roteiros normais. E utilizar navios cargueiros com navios de cruzeiro, ou aviões militares e de carga para voar por aí, são as maneiras mais comuns dessa nova moda.

Sim, é possível! E mais barato!

image.adapt_.960.high_ (1)
Foto: Arquivo Pessoal Maya Jasanoff

Recentemente uma historiadora de Harvard, chamada Maya Jasanoff largou sua vida por 27 dias e embarcou em um destes cruzeiros de carga que partiu da China com destino a Europa. A bordo do Christophe Colomb, a jornada de Maya incluiu aprender sobre a vida e a rotina de um marinheiro, os cuidados com águas onde há incidência de piratas e acordar em países que não são tão famosos como destinos turísticos.

O fato de estar praticamente sem contato com a terra me deu uma nova noção de quão incompletos de compreensão do mundo podemos ser, além dos limites de nossas próprias vidas.”

image.adapt_.960.high-1
Foto: Arquivo Pessoal Maya Jasanoff

E se você está se perguntando como descolar uma passagem para fazer o seu primeiro cruzeiro em um navio de navio carga, a resposta está no site da empresa Freighter Cruises. Por aqui você encontra rotas, tickets e depoimentos de viajantes que utilizaram o serviço. Além de um clube de viajantes, com programa de milhas. Programada de milhas?! – Aham!

Um dos cruzeiros mais vendidos pela empresa é o que parte da Croácia e navega ao longo da costa e ilhas do Mar Adriático, aportando em cidades medievais fortificadas, vilas de pescadores e belas praias de areias brancas, como a Ilha de Hvar, uma das paradas mais esperadas pelos passageiros. A gente imagina o porque pela foto abaixo.

shutterstock_107274743

Outro serviço deste estilo quem oferece é a Força Aérea Brasileira. Qualquer cidadão civil também pode pleitear um lugar nos voos da FAB, sem custo nenhum, para todas as regiões do Brasil, desde que haja lugar nas aeronaves.

Os vôos não são constantes, então não há horários, datas e destinos pré determinados. Utilizando aeronaves diversas, você pode acabar em um confortável jato C99, num Bandeirante turbo-hélice ou ainda no famoso Hércules C-130.

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

O primeiro passo é procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) da sua região, preencher uma ficha de inscrição, anexar cópias da identidade e do comprovante de residência e informar o trecho que deseja voar. Feito o cadastro, o CAN entra em contato com você quando houver algum vôo confirmado e espaço disponível para o trecho solicitado.

Lembramos que existem percursos com viagens frequentes, principalmente entre as principais capitais. Mas a principal demanda de vôos está direcionada à região Norte e ao Pantanal.

Bom, se você ficou curioso e já quer agendar seu vôo, é só escolher a região e ligar para um dos telefones retirados do site da FAB para fazer sua reserva. Boa viagem!

Região Sul
Canoas/RS – (51) 3462-5166
Florianópolis/SC – (48) 3229-5012
Santa Maria/RS – (55) 3220-3309

Região Sudeste
Belo Horizonte/MG – (31) 4009-5013
Pirassununga/SP – (19) 3565-7000
Rio de Janeiro/RJ – (21) 2138-6619 e 2138-6620
São Paulo/SP – (11) 6465-2040

Região Centro-Oeste
Brasília/DF – (61) 3364-8105
Campo Grande/MS – (67) 3368-3126

Região Norte
Belém/PA – (91) 3211-8645
Boa Vista/RR – (95) 3621-1036
Manaus/AM – (92) 3623-1710
Porto Velho/RO – (69) 3211-9722

Região Nordeste
Fortaleza/CE – (85) 3216-3033 / 3216-3316
Natal/RN – (84) 4008-7135 / 4008-7136
Recife/PE – (81) 2129-7057 / 2129-7652
Salvador/BA – (71) 3377-8225