Esse guia de eventos gratuitos nasceu da vontade de mostrar que há amor em São Paulo. A cidade tem uma oferta extensa de programação gratuita que muita gente não sabe. A ideia é facilitar o acesso à cultura que São Paulo oferece, incentivando a todos a explorar este lado gratificante de morar aqui.
A notícia de ter um patrocinador para este guia não poderia ter vindo em melhor hora. Foi um presente de Natal. Pra mim e pra você. A Catho passa a apresentar nossos “guia de eventos gratuitos em São Paulo para curtir a cidade”, a partir da próxima edição. Mas por que a Catho? Eu fui bater um papo com eles pra entender.

A Catho é uma empresa multinacional de tecnologia com mais de 900 colaboradores no Brasil e tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. A Catho acredita que o acesso à cultura e ao lazer aumenta o potencial de qualquer pessoa entrar no mercado de trabalho. Por quê? Porque esse acesso expande nosso olhar pro mundo. Ter acesso à diversidade cultural que temos em São Paulo nos ensina a crescer como pessoas melhores, a sermos mais críticos, e nos ajuda a entender e aceitar a diversidade que nos cerca. O bônus é que, muitas vezes, saindo do nosso mundo enxergamos outras possibilidades profissionais que de outra forma não enxergamos.
Conversando com o Ricardo Morais, gerente de marketing, sobre ter esse projeto em parceria com a Catho, ele foi enfático: “As pessoas precisam ter mais acesso aos benefícios que a cidade dá, pois usufruí-los é integrá-las a sociedade, democratizando o acesso à cultura que é super importante nesse momento tão delicado que é estar desempregado”.
As regiões periféricas estão mais distantes dos museus e teatros, por exemplo. Sabemos que não é fácil sair dos extremos de São Paulo pra chegar ao centro, por isso queremos aos poucos aumentar a presença das casas de cultura em outras regiões além da central.
O Nexo publicou uma pesquisa feita pela JLeiva Cultura e Esporte em parceria com o Datafolha que mostra que um terço da população (32%) depende de acesso gratuito pra frequentar eventos culturais. “Para 40%, frequentar atividades gratuitas é mais comum do que participar de atividades pagas, como ir ao cinema, ou assistir a shows”, de acordo com a pesquisa. O nosso objetivo é mostrar uma programação bem extensa e diversa, totalmente gratuita.
Vamos continuar tendo festas, shows, mostras de cinema, teatro, dança, exposições, performance, leituras e até mesmo cursos gratuitos que se espalham cada vez mais por São Paulo.
Sugestões são sempre bem-vindas! Agradeço imensamente à Catho por acreditar no projeto e ajudar a mantê-lo.
*Foto destaque facebook: Leonardo Sanches / Unsplash e foto destaque post Joao Tzanno on Unsplash.