A culinária francesa é uma das mais apreciadas em todo o mundo. Tanto que é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Isso quer dizer que daqui do mais profundo Brasil, até a mais longíqua montanha do Himalaia, tem alguém saboreando um croissant, um croque monsieur ou um crème brulée-zinho.
Pois hoje, 21 de março, e amanhã, o mundo inteiro se reune em uma celebração mundial da cozinha da França. É a segunda edição do Goût de France / Good France, que começou ano passado, e pelo sucesso que fez, deve continuar para sempre. Esse ano, são 1600 chefs ao redor do mundo, 85 deles só no Brasil, que vão propor um menu diferente, inspirado na gastronomia francesa: as combinações serão inovadoras e vão valorizar o melhor da tradição francesa. A ideia é que cada restaurante monte seu próprio menu, composto de aperitivo, entrada, um ou dois pratos principais, tábua de queijos, sobremesa, vinho e champagne.


Aqui em São Paulo, quem quiser aproveitar a chance, pode escolher entre 27 restaurantes, inclusive fora da cidade. Então não tem desculpa para perder. Olha a lista:
Bourbon Atibaia, Ça Va Restaurante, Canaille, Capim Santo, Chef Rouge, Eau, Espace “Laurent”, Green House Gourmet (Indaiatuba), L’Entrecôte d’Olivier, Le Bife, Le Bilboquet, Le Vin Bistrô Itaim, Le Vin Bistrô Jardins, Le Vin Bistrô Morumbi, Le Vin Bistrô Vilaboim, Marcel Restaurante, Oui, Parigi, Parigi Bistrot, Pierre Verger, Restaurant La Casserole, Sarrasin Bistrô, Skye Restaurante e Bar, Tartar&Co, TonTon, Vinea, e Laranjeiras.
Mais infos nas páginas do Consulado Francês aqui e aqui.