Se você planeja uma viagem pelo sudeste asiático, saiba que vai precisar correr atrás de visto para alguns países. É o caso do Vietnã: tirando alguns países vizinhos e os da Escandinávia, todo resto do mundo tem que ter o tal documento para aterrisar por lá. O grande problema é que, no Brasil, a única embaixada do país fica em Brasília, o que pode assustar algumas pessoas, achando que é muito trabalho, mas, no final, tudo é mais fácil e simples do que parece.

Para tirar o visto, a primeira opção é através da embaixada. Se você não mora em Brasília, não se desespere: todo o processo pode ser feito via correio. É só entrar em contato com eles por e-mail – tlsqvnsp@uol.com.br – e eles passarão a lista de todos os documentos que precisam ser enviados, taxas a ser pagas e formulários para preencher. Dizem que o passaporte está de volta em suas mãos depois de uma semana.
A outra opção é pegar o visto na chegada no aeroporto. Porém para isso você precisa fazer uma requisição online para receber uma carta de aprovação. Que fique bem claro, essa carta não é o visto em si. Para a requisição, o site recomendado pelo Itamaraty é o http://www.visa-vietnam.vn/. Você deverá preencher um pequeno formulário, e, após o pagamento da taxa que pode variar de 20 a 45 dolares e pode ser feito via Paypal, a sua carta chega no seu email com até 24 horas. Porém fique atento que o visto muda de acordo com a quantidade de entradas no país em determinado periodo. Isso significa que, se você for para o Vietnã, sair para algum país vizinho e voltar para lá para pegar o avião de volta, tem que contar como 2 entradas.
Caso você precise disso para ontem, você ainda pode pedir um visto de urgência que sai com até 4 horas. Embarcando para o Vietnã, basta imprimir a carta, preencher o formulário e tirar duas fotos para trocar pelo seu visto no “Landing Visa Counter” do aeroporto, em um processo que pode durar até 2 horas. E, mais uma coisa para se atentar: esse último método só funciona se você chegar via aeroporto, para transporte terrestre ou barco, você deve tirar o visto no consulado mesmo.

Simples, não? Qualquer dúvida, dê uma olhada no site do Itamaraty para tirar dúvidas.
* Foto capa: Viet Images / Shutterstock