Abençoado por Deus e bonito por natureza, o Rio de Janeiro tem atrativos naturais pra umas cinco encarnações. Uma forma de percorrê-los é pela Transcarioca, a maior trilha do Brasil, com 180 km de extensão divididos em 25 trechos. O percurso liga Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Pão de Açúcar, na Zona Sul. Há muitos rios, cachoeiras e vistas da cidade e das praias pelo caminho.
Calma, jovem, que ninguém tá dizendo que é preciso fazer tudo de uma vez. O menor trecho tem 1,6km e o maior 11,8km, com diferentes graus de dificuldade. Dá pra se programar e conhecer um a cada fim de semana. O site da Transcarioca é completíssimo, e te dá todo o serviço. Tem até aplicativo.

Há quase 30 anos, antes da trilha ser desbravada, o percurso durava mais de um mês para ser realizado. Agora, o caminho pode ser completado em 12 dias. As caminhadas são feitas na maior parte do tempo dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
O Fit Happens é heavy user dos trechos da trilha e pode atestar: o percurso é bem sinalizado com pegadas pintadas de preto e amarelo em árvores e pedras. A direção da pegada aponta o caminho a seguir, e há placas em vários pontos indicando a quilometragem até o próximo trecho. Em algumas bifurcações, o montanhista também vai ver a altitude, e uma tabuleta de madeira em forma de seta indicando o caminho correto a seguir.

O projeto foi inaugurado oficialmente em 2017, graças aos esforços de mais de mil voluntários, além da parceria entre governos e gestores dos parques. Somente em 2015, mais de 10.000 horas de trabalho voluntário foram doados à Trilha Transcarioca.
A ideia é que o percurso da Transcarioca gere empregos nas áreas de hospedagem e alimentação. É o que a gente sinceramente espera, nessa cidade tão linda e tão carente de cuidados <3.
*Foto do destaque: Vista do Morro Dois Irmãos a partir da Trilha Transcarioca – foto: Patricia Turano