Todo mundo já ouviu falar de Cancún. O balneário mexicano ficou muito conhecido nos anos 90 pelas praias de águas cristalinas, os resorts luxuosos, e muita, mas muita festa regada a margarita frozen. Por isso, a cidade virou point de adolescentes querendo festejar a formatura do colégio, e acabou afastando um pouco quem já passou dessa fase.
Em 2008, o Dr. Jaime González Cano, diretor do Parque Nacional Costa Ocidental Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc, decidiu fazer algo para estimular novamente a visitação de turistas, que andava em baixa. Junto com o presidente da Associação Náutica de Cancún Roberto Díaz Abraham, ele decidiu montar um museu de arte inteiro embaixo d’água. Pesquisando na internet, eles acharam o trabalho do escultor inglês Jason deCaires Taylor, que já tinha feito algumas coisas do tipo, e assim o trio fundou o MUSA – Museo Subacuático de Arte.

Hoje, o museu conta com mais de 500 esculturas, de 5 artistas mexicanos diferentes além do próprio Jason. As esculturas são feitas de concreto marinho de pH neutro, e corais são plantados em volta justamente para que cresçam e envolvam as obras. A maioria das peças é retrata pessoas da comunidade local em situações inusitadas, tipo sentado no sofá vendo TV e em cima de um fusca. As galerias podem ser visitadas com scuba, snorkel ou até em barcos feitos com a base transparente, para aqueles que não se dão bem com água. No ano passado, o museu recebeu 100mil visitantes, e a expectativa é que 2014 feche com mais de 500mil.

Todas as fotos são do próprio Jason e no site do Museu ainda dá para ver um vídeo.