Guia para curtir o carnaval de rua no Rio de Janeiro

Do dia 7 de janeiro, quando saiu o primeiro bloco, até 18 de fevereiro, quando saem os últimos, terão sido nada menos que 596 desfiles de 473 blocos na cidade do Rio. Para os 6,5 milhões de foliões esperados por aqui, uma difícil missão: decidir em quais ir se esbaldar! Como já virou tradição aqui no Chicken Or Pasta, preparamos um roteiro com os destaques da programação, da sexta-feira de carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas. Os blocos estão agrupados por dia e por ordem de horário, para facilitar a vida dos foliões maratonistas.

Além disso, vale acompanhar pelas redes sociais e o WhatsApp dos amigos os cobiçados blocos que não divulgam detalhes ou que só revelam em cima da hora. É o caso do Minha Luz é de Led, que sai na quinta à noite ainda não se sabe de onde. A única certeza é que figurino tem que ser muito iluminado. Literalmente.

Bunytos de Corpo, Agytoê, bloco secreto (que já se chamou Baianada, Saravaço, Oh! Ménage, Boa Noite, Cinderela…) e até o infantil Cordão Umbilical (que deve sair no fim de semana) não liberaram informações. O Boi Tolo sai domingo, de diversos pontos, mas os locais só serão postados nas redes do cordão mais em cima da hora. Caetano Virado está fazendo mistério.

E, se você não é chegado a blocos ou desfiles, nem tudo está perdido: a gente dá um roteiro off-carnaval com os detalhes de eventos como o Lavradio Jazz Fest e o Rio Music Carnival.

No mais, beba muita água, capriche na fantasia — sem nada ofensivo (versões criativas da funkeira Jojo Toddynho e de Anitta, além de memes do momento, já andaram brotando por aí), tome cuidado com o celular e não se esqueça: não é não. Combinados? Vai, malandro(a), curtir o carnaval!

*Este guia foi produzido pela Kamille Viola.

Foto destaque: Bloco Mulheres Rodadas – 2016 – por Tânia Rego / Agência Brasil


Sexta 09.02

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. Hoje, se apresentam por lá Bloco Enxota Que Eu Vou e Roda de Samba PedeTeresa.

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Bloco das Carmelitas

A história do bloco, fundado em 1990, é fofa: um morador de Santa Teresa jurava ter visto uma freira do convento do bairro pular o muro para se juntar aos foliões. Daí vem a fantasia oficial do Carmelitas e também os dois desfiles, na sexta e na terça-feira do carnaval: para que a freirinha possa se misturar à multidão e curtir os dias de folia.

Bloco das Carmelitas. Às 13h (concentração). Desfile: das 15h às 19h
Concentração: Esquina da ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, Santa Teresa. Trajeto: Esquina da ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros, segundo até o Largo dos Guimarães

Embaixadores da Folia

Grupo no Embaixadores da Folia. Foto: Alexandre Vidal/Riotur

Sambas clássicos, ranchos e marchinhas, além do frevo, estão no repertório do bloco, fundado em 2000 na Lapa.

Embaixadores da Folia. Às 18h (concentração). Desfile: das 20h às 22h Concentração: Buraco do Lume, Centro. Trajeto: parado

Bloco To Be Wild

Comandado pela fanfarra Metais Pesados, surgida em 2015, o bloco tem no repertório versões carnavalescas de músicas de Iron Maiden, System Of A Down, Nirvana, AC/DC, Motörhead, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Rage Against The Machine, Offspring e Black Sabbath, entre outras bandas.

Bloco To Be Wild. Às 22h (concentração)
Conentração: Praça XV de Novembro, Centro

* Foto do destaque: Bloco das Carmelitas por Riotur


Sábado, 10.02

Céu na Terra

Cortejo do Céu na Terra. Foto: Alfredo Alves/Dom BP Produções

Segundo cortejo do bloco no ano em que comemora duas décadas de vida. As ruas de Santa Teresa ficam lotadas por uma multidão fantasiada embalada por marchinhas, cirandas, maxixes, sambas e frevos.

Céu na Terra. Às 7h (concentração). Desfile: das 8h às 11h
Concentração: Largo dos Guimarães, Santa Teresa. Trajeto: Rua Almirante Alexandrino e Largo do Curvelo

Cordão da Bola Preta

O desfile do Bola Preta em 2017. Foto: Fernando Maia/Riotur

E eis que o Bola Preta chega ao seu centenário! Este será o histórico centésimo desfile do bloco que atrai mais foliões no Rio, que rivaliza com o Galo da Madrugada, de Recife, pelo posto de bloco maior bloco do mundo. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas são aguardadas. A atriz Leandra Leal é a porta-estandarte e a cantora Maria Rita, a madrinha do Bola Preta.

Cordão da Bola Preta. Às 7h (concentração). Desfile: das 9h às 14h
Concentração: Av. Presidente Antonio Carlos, em frente ao Terminal Menezes Cortes, Centro. Trajeto: segue pela Av. Presidente Antônio Carlos até o Ministério da Fazenda

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. Hoje, as atrações do evento são o bloco Afoxé Filhos de Gandhi e o Pagode do Time de Crioulo.

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Terreirada Cearense

O repertório do bloco, comandado pelo músico Geraldo Júnior, é inspirado na cultura popular da região do Cariri, no Ceará: forró de raiz, cocos, peças de reisado, música cabaçal e cantoria.

Terreirada Cearense. Às 13h (concentração). Desfile: das 14h às 19h
Concentração: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Trajeto: Parado

Bloco do Barbas

Foi fundado em 1985 por frequentadores do extinto restaurante Barbas, que teve sede na Rua Álvaro Ramos e foi um dos bares mais tradicionais do Rio. Sempre tem um caminhão-pipa acompanhando o percurso dando banho nos foliões (cuidado com o celular!).

Bloco do Barbas. Às 14h (concentração). Desfile: das 15h30 às 19h30
Concentração: Rua Assis Bueno, esquina com Arnaldo Quintela, Botafogo. Trajeto: Rua Arnaldo Quintela, Rua da Passagem e Rua General Góes Monteiro

Banda de Ipanema

As drag queens são uma marca registrada do bloco, que toca marchinhas carnavalescas e tem as drag queens como uma de suas marcas. No desfile de sábado, homenageia os centenários de nascimento dos músicos e compositores Geraldo Pereira e Jacob do Bandolim.

Banda de Ipanema. Às 15h (concentração). Desfile: das 17h30 às 21h
Concentração: Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro, Ipanema. Trajeto: Rua Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souto, Rua Joana Angélica e Rua Visconde de Pirajá, até a Praça General Osório

Rebarbas

O nome é um trocadilho com o Barbas, também em Botafogo, criado pelo sociólogo grande figura Adilson Sousa da Costa Filho, o Didil. Em 2004, após o desfile do Barbas, parte dos foliões resolveu estender a folia por bares na proximidade da rua da Passagem. Surgiu o músico Gusta Tan-tan empunhando um tantã e entoando sambas de enredo clássicos. Quem estava por perto acompanhou e Didil batizou o cortejo.

Rebarbas. Às 15h (concentração). Desfile: das 15h às 21h
Concentração: Praça Mauro Duarte, Botafogo. Trajeto: Parado

Cordão do Prata Preta

Com repertório de marchinhas, o bloco surgiu em 2004 com o intuito de revitalizar a Região Portuária, que é considerado o lugar onde o samba nasceu. O nome homenageia o capoeirista Horácio José da Silva, o Prata Preta, que nome importante da Revolta da Vacina, que em 1904 mobilizou moradores do bairro da Saúde.

Cordão do Prata Preta. Às 16h (concentração). Desfile: das 18h às 22h
Concentração: Praça Coronel Assumpção (Praça da Harmonia), Gamboa. Trajeto: Praça da Harmonia, Rua Sacadura Cabral e Largo São Francisco da Prainha

Sereias da Guanabara

Que isso, novinho? Surgido no passado, o bloco não oficial já conquistou o público. Os trajes remetem ao mar: sereias, peixes, marinheiros… Não tem bateria, e sim caixas de som, tocando samba, axé e outros gêneros de música brasileira.

Sereias da Guanabara Às 16h (concentração)
Zona Portuária

Peraí que tem mais

Blocos não oficiais, mas que valem muito a pena a investida.
Os Biquinis de Ogodô convidam As Sungas de Odara, às 13h – concentração
Largo do Curvelo, Santa Teresa. Desce em cortejo até a Lapa.

A Fanfarra Black Clube também sai, mas ainda não sabemos se às 15h ou às 17h. Checar antes o facebook do bloco.
Concentração: Av Chile, Centro


Domingo, 11.02

Cordão do Boi Tolo

Surgido depois que foliões não encontraram o Boitatá e decidiram fazer o próprio cortejo ali mesmo, em 2006, o Boi Tolo ficou conhecido como o bloco “que nunca termina”, pois seu cortejo por vezes dura um dia inteiro. Hoje, é quase uma performance, pois sai também em outros momentos do ano. Assim como em 2017, neste domingo o cordão se dividirá em cinco grupos, com cores diferentes. O repertório é de marchinhas conhecidas do carnaval carioca, como “Turma do Funil” e “Aurora”, entre outras.

Cordão do Boi Tolo. Às 7h (concentração). Desfile: a partir das 8h
Cinco pontos diferentes no Centro (serão divulgados em cima da hora no Facebook)

Thriller Elétrico

Sósia em bloco que homenageia Michal Jackson. Foto: Raphael David/Riotur

Ow! As músicas do eterno Rei do Pop, Michael Jackson, ganham versões em ritmos brasileiros: samba, baião, ciranda, maracatu, marchinha e funk.

Thriller Elétrico. Às 8h (concentração). Desfile: das 10h às 13h
Concentração: Praça Barão de Drummond, Vila Isabel. Trajeto: Parado

Toco-Xona

Na 11ª edição de seu desfile de carnaval, o bloco, fundado e formado exclusivamente por mulheres, homenageia Rita Lee, que recém-completou 70 anos.

Toco-Xona.  Às 10h (concentração). Desfile: das 12h às 16h
Concentração: Praia do Flamengo 340 (campo de terra). Trajeto: Parado

Cordão do Boitatá

Surgido há 22 anos, teve como ponto de concentração de seu primeiro desfile os arcos da Lapa. Em 2000, os organizadores se mudaram para a Praça XV, onde montaram um palco, levantando discussão sobre o processo de ocupação e revitalização do centro do Rio. O tradicional Baile Cultural de Carnaval este ano vem sem apoio nenhum. Apesar disso, não deixará de acontecer — e os integrantes irão passar o chapéu para os foliões contribuírem como puderem.

Cordão do Boitatá. Das 11h às 17h
Praça XV. Trajeto: Parado

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. Neste domingo, acontecem shows de Arteiros da Glória e Moça Prosa.

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Simpatia é Quase Amor

Um dos mais tradicionais da Zona Sul, o bloco, que tem suas cores, o amarelo e o lilás, inspiradas no remédio Engov, usado para evitar ressaca, desfila com samba próprio. O bem-humorado “Samba da adivinhação”, que viralizou nas redes, faz crítica ao prefeito da cidade, fazendo coro às acusações de perseguição a manifestações da cultura negra brasileira, como o samba, o jongo e as religiões afro.

Simpatia é Quase Amor. Às 14h (concentração). Desfile: das 16h às 20h
Concentração: Rua Teixeira de Melo (altura da praia), Ipanema. Trajeto: Rua Teixeira de Melo e Avenida Vieira Souto até a Henrique Dumont

Badalo de Santa Teresa

Fundado às vésperas do carnaval em 1972, tinha Joãosinho Trinta como presidente de honra. Os sambas do bloco sempre exaltam o Bairro de Santa Teresa.

Badalo de Santa Teresa. Às 16h (concentração). Desfile: das17h30 às 22h 
Concentração: Rua Monte Alegre, 306 (em frente ao Centro Cultural), Santa Teresa. Trajeto: segue pela Rua do Oriente, Rua Progresso até dispersar no Largo das Neves

Afoxé Filhos de Gandhi

Fundado em 1951, somente dois anos depois do homônimo baiano, por trabalhadores do Cais do Porto, entoa músicas inspiradas nos cânticos afro, mas também tem como influência o líder indiano Mahatma Gandhi. Diferentemente do bloco de Salvador, o Gandhi daqui aceita mulheres desde 1975.

Afoxé Filhos de Gandhi.  Às 17h (concentração). Desfile: das 18h às 21h
Concentração: Praça da Harmonia, Gamboa. Trajeto: Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino e Praça dos Estivadores

Cacique de Ramos

Um dos mais tradicionais, o Cacique revelou em sua roda de samba nomes como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Dudu Nobre. É um bloco de desfile, com carros alegóricos, fantasias com a temática indígena (com direito a fogueira), só dá pra assistir ou, no máximo, sair atrás no fim das alas. Ele desfila de domingo a terça.

Cacique de Ramos. Às 17h (concentração)
Avenida Chile, Centro

 

* Destaque: Tomás Miranda no Simpatia é quase amor, por Fernando Maia/Riotur


Segunda, 12.02

Bloco do Sargento Pimenta

O bloco caiu nas graças dos foliões ao apostar em músicas dos Beatles com arranjos de samba, marchinha, maracatu e outros ritmos brasileiros. O figurino também é inspirado no icônico disco ‘Sgt. Pepper’s’, do Quinteto de Liverpool.

Bloco do Sargento Pimenta. Às 8h (concentração). Desfile: das 10h às 14h
Concentração: Aterro do Flamengo, entre o MAM e a Marina da Glória. Trajeto: Parado

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. A segunda conta com os shows da fanfarra Os Siderais e a roda do Sambastião.

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Balança Meu Catete

Criado há sete anos, o bloco é sucesso entre os moradores do bairro. Possui samba próprio, mas também apresenta clássicos do gênero.

Balança Meu Catete. Às 15h  (concentração). Desfile: das 18h às 21h
Concentração: Rua do Catete, 227 – Catete (antigo Detran). Trajeto: Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro e Rua do Catete, até a esquina com a Buarque de Macedo, retornando ao local de concentração

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. .

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Bloco de Segunda

O nome é um tanto infame, sim. Mas o bloco faz sucesso no Humaitá (o bairro, que, segundo alguns, não existe) e em Botafogo. Foi fundado há 21 anos em um 7 de setembro por um grupo de amigos de esquerda decepcionado com a política da época. Também tem samba próprio e repertório com sucessos do estilo musical.

Bloco de Segunda. Às16h (concentração). Desfile: das 15h às 21h
Concentração: Rua Marques. Trajeto: Rua Marques, Voluntários da Pátria, Rua Martins Ferreira, Rua São Clemente e Rua Marques

Grande Carnaval Psicodélico, Bloco do Trombetas Cósmicas

Bloco da fanfarra Trombetas Cósmicas Do Jardim Elétrico, que resolveu carnavalizar o som progressivo e psicodélico dos anos 60 e 70 no Brasil e no mundo.

Grande Carnaval Psicodélico, Bloco do Trombetas Cósmicas. Às 16h20 (concentração)
Concentração: Outeiro da Glória

Afoxé Filhos de Gandhi

Fundado em 1951, somente dois anos depois do homônimo baiano, por trabalhadores do Cais do Porto, entoa músicas inspiradas nos cânticos afro, mas também tem como influência o líder indiano Mahatma Gandhi. Diferentemente do bloco de Salvador, o Gandhi daqui aceita mulheres desde 1975.

Afoxé Filhos de Gandhi. Às 17h (concentração). Desfile: das 18h às 21h
Concentração: Praça da Harmonia, Gamboa. Trajeto: Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino e Praça dos Estivadores

Cacique de Ramos

Um dos mais tradicionais, o Cacique revelou em sua roda de samba nomes como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Dudu Nobre. É um bloco de desfile, com carros alegóricos, fantasias com a temática indígena (com direito a fogueira), só dá pra assistir ou, no máximo, sair atrás no fim das alas. Ele desfila de domingo a terça.

Cacique de Ramos. Às 17h (concentração)
Avenida Chile, Centro

 

* Foto do destaque: Bloco do Sargento Pimenta por Fernando Maia/Riotur


Terça, 13.02

Rio Maracatu

O Rio Maracatu desfila. Foto: Alexandre Vidal/Riotur

Inspirado no Maracatu de Baque Virado de Pernambuco, o grupo, fundado em 1997, desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a ciranda, o coco e o ijexá.

Rio Maracatu. Às 8h (concentração). Desfile: das 10h às 14h
Concentração: Avenida Vieira Souto, em frente ao Posto 8 . Trajeto: Avenida Vieira Souto, do Posto 8 até o posto 9

Bagunça Meu Coreto

Fundado em 2005 na Meca do povo de humanas, a São Salvador, o Bagunça cresceu, mas ainda tem clima de bloco de vizinhança. A banda toca marchinhas e sambas clássicos. A festa começa e termina na praça

Bagunça Meu Coreto. Às 9h (concentração). Das 11h às 15h
Concentração: Praça São Salvador. Trajeto: Praça São Salvador, Rua São Salvador, Rua Ipiranga, Rua Paissandu, Rua Senador Correa retornando à Praça São Salvador

Bloco das Carmelitas

O segundo desfile do Carmelitas. Foto: Joana Coimbra/Riotur

Hora da freirinha fujona voltar para o convento! Sambas e marchinhas compõem a trilha sonora que embala as irmãs pelas ladeiras de Santa. Vista-se a caráter e junte-se a essa verdadeira procissão.

Bloco das Carmelitas. Às 8h (concentração). Desfile: das 10h às 14h
Concentração: Largo do Curvelo, Santa Teresa. Trajeto: saindo do largo do Curvelo, seguindo até a altura do nº 200 da Rua Joaquim Murtinho

Cardosão de Laranjeiras

Fundado em 1978, o Cardosão ficou parado por quase dez anos e retornou em 2006. É formado basicamente por moradores da rua, de diversas idades. O bloco segue pela bucólica rua, retrato de um Rio de outro tempo, e vai até a quadra do cordão.

Cardosão de Laranjeiras. Às 11h (concentração). Desfile: das 13h às 19h 
Concentração: Rua Cardoso Júnior, esquina com Rua das Laranjeiras. Trajeto: Rua Cardoso Júnior, da Rua das Laranjeiras até a Quadra da Cardoso Júnior

Eco Samba Carnaval no Parque

Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. No último dia, o espaço recebe shows de Fuzuê de Aruanda e Roda de Samba da Pedra do Sal.

Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória

Orquestra Voadora

A orquestra foi uma das fanfarras pioneiras no carnaval carioca e a principal responsável pela proliferação desse tipo de bloco na cidade. Sua mistura de ritmos como rock, funk, pop e jazz com frevo, samba e maracatu ajudou na renovação da folia de rua.

Orquestra Voadora. Às 13h (concentração). Desfile: das 15h às 22h
Concentração: Aterro do Flamengo, altura da Praça Luís de Camões – Coreto Modernista. Trajeto: segue pelo Aterro do Flamengo, com dispersão na Av. Infante Dom Henrique

Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo

Dá para emendar nele depois do Bagunça Meu Coreto, ali pertinho. O repertório é tradicional de carnaval, com sambas e marchinhas, além de composições próprias.

Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo. Às 14h (concentração). Desfile: das 16h às 20h
Concentração: Largo do Machado. Trajeto: Largo do Machado, Rua do Catete, Arthur Bernardes, Bento Lisboa, Ministro Tavares de Lira, Conde de Baependi, Rua do Catete e Largo do Machado

Se Me Der, Eu Como!

Formado por sambistas profissionais, o bloco tijucano já é tradição: tem 15 anos de estrada. No repertório, é claro, samba, incluindo suas 15 composições próprias.

Se Me Der, Eu Como!. Às 14h (concentração). Desfile: das 17h às 20h
Concentração: Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca. Trajeto: Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Barão de Ubá, Rua Joaquim Palhares, Barão de Iguatemi

Banda de Ipanema

Martinho é homenageado da Banda de Ipanema. Foto: divulgação/Sônia Toledo

Na terça, o tradicional bloco da Zona Sul presta tributo a Martinho da Vila, que comemora seus 80 anos de idade durante a Festa de Momo e estará presente.

Banda de Ipanema. Às 15h (concentração). Desfile: das 17h30 às 21h
Concentração: Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro . Trajeto: Rua Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souto, Rua Joana Angélica e Rua Visconde de Pirajá, até a Praça General Osório

Meu Bem, Volto Já

O bloco saiu pela primeira vez em 1995, tendo ninguém mais que Elke Maravilha de rainha. Conta a história que, durante os dias de carnaval, Dr. Zé Armando, não se separava de um saco plástico. No fim da folia, revelou o motivo. Havia saído de casa prometendo à mulher comprar leite, pão e jornal, disse “Meu bem, volto já” e só retornou na quarta-feira de cinzas, com frangalhos de jornal, leite talhado e pão já despedaçado… Perdeu a mulher, mas o bloco ganhou o nome. O cordão tem repertório com samba próprio e clássicos.

Meu Bem, Volto Já. Às 15h (concentração). Desfile: das 17h às 20h
Concentração: Avenida Princesa Isabel esquina com Ministro Viveiros de Castro . Trajeto: Avenida Princesa Isabel, Avenida Atlântica, seguindo até a Pedra do Leme

Cacique de Ramos

Um dos mais tradicionais, o Cacique revelou em sua roda de samba nomes como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Dudu Nobre. É um bloco de desfile, com carros alegóricos, fantasias com a temática indígena (com direito a fogueira), só dá pra assistir ou, no máximo, sair atrás no fim das alas. Ele desfila de domingo a terça.

Cacique de Ramos. Às 17h (concentração)
Avenida Chile, Centro

* Foto do destaque: Orquestra Voadora por Flávia Villela/Agência Brasil


Quarta, 14.02

Amigos da Onça

O bloco Amigos da Onça. Foto: Gabriel Monteiro/Riotur

Em 2017, o bloco abriu o carnaval, desfilando às 2h da madrugada de terça, no Centro, em local não divulgado. Este ano, no entanto, está na lista de blocos oficiais da Riotur e desfila na Quarta-Feira de Cinzas. A trilha tem MPB, axé e pop em ritmo de carnaval. O figurino é oncinha da cabeça aos pés.

Amigos da Onça. Às 6h (concentração). Das 7h às 12h.
Concentração: Praia do Flamengo. Percurso: pista interna da Praia do Flamengo

Bloco das Mulheres Rodadas

Bloco das Mulheres Rodadas sai do Largo do Machado. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Se juntas já causam, imagina juntas, já diria o meme. O bloco feminista foi formado em 2015 e faz referência a uma expressão machista. Embalam a folia músicas feitas por mulheres ou que falem delas, como “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, e “Todo dia”, na voz de Pabllo Vittar. Este ano, está sendo montado tudo um esquema para combater abusos.

Bloco das Mulheres Rodadas. Às 11h (concentração)
Concentração: Largo do Machado

Me Enterra na Quarta

Os foliões em estado de negação com o fim do carnaval desde 2004 podem se consolar no bloco, que promete embalar a Quarta-Feira de Cinzas noite adentro. No repertório, aquela mistura: axé, samba, marchinha, pop…

Me Enterra na Quarta. Às 17h30 (concentração). Desfile: das 18h às 22h
Concentração: Praça Odilo Costa Neto

* Foto do destaque: Mulheres Rodadas por Riotur


Off-Carnaval

CarnaJazz N’ Blues

A casa de shows preparou uma programação para quem quer fugir da folia, com o americano Jack Broadbent, Afrojazz em tributo a Fela Kuti, Leo Gandelman tocando Beatles e Big Gilson interpretando Rolling Stones. Veja detalhes aqui.

CarnaJazz N’ Blues. Sexta a terça-feira (09 a 13.02), às 20h (1ª sessão) e às 22h30 (2ª sessão). Ingressos: R$ 45 a R$ 140 (preço por cada sessão; varia de acordo com o show)
Blue Note Rio. Complexo Lagoon. Avenida Borges de Medeiros, 1.424 – Lagoa – 3577-4477

Rio Music Carnival

E quem disse que carioca só quer saber de samba? A décima edição do Rio Music Carnival é a prova de que não é bem assim. O sueco Alesso, o americano Diplo, o holandês Armin Van Buuren e os brasileiros Ilusionize e Felguk são algumas das atrações. Confira a programação completa.

Rio Music Carnival. Sexta a terça-feira (09 a 13.02), das 23h às 6h. Ingressos: R$ 70 a R$ 330
Marina da Glória (área externa/esplanada). Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Glória

Bar do Nanam

O concorrido Beco das Artes recebe festas off-samba durante a folia, para ir antes e depois dos blocos. Sábado tem On/da, de eletrônico. Domingo tem Bloco do S, de bass music. Domingo é a vez da festa que reúne os DJs de festas como Balkanica, Balkumbia e Funk The Chick. Para encerrar, a terça tem Gruta, que passa por ritmos como cumbia, deep techno e muitos outros.

Préfter de Carnaval. Sábado a terça-feira (10 a 13.02), das 20h às 6h
Bar do Nanam. Beco das Artes. R. Imperatriz Leopoldina, 55 – Centro – 96621-7652

Lavradio Jazz Fest

A tradicional rua do Lavradio ganha ares de Nova Orleans durante os quatro dias de folia. O evento apresenta dois shows diários de jazz dixieland, estilo criado entre 1910 e 1920 e que é a trilha do Mardi Gras, o carnaval da cidade americana. Um palco ao ar livre recebe duas apresentações por dia. No sábado, tem Quinteto Nuclear e São Jorge Brass Band. No domingo, Baixada Jazz Big Band e Monte Alegre Hot Jazz Band. Segunda-feira, All That Jazz e Orleans Original Jazz. No encerramento, terça, Bondesom e Dolls & Dames New Orleans Band.

Lavradio Jazz Fest. Sábado a terça-feira (10 a 13.02), às 13h e às 16h
Rua do Lavradio, altura do número 36 (Santo Scenarium), Lapa

 Selvagem

Os DJs Trepanado e Millos Kaiser realizam edição carnavalesca e gratuita da festa, em que vão receber convidados. No som, raridades brasileiras e latinas garimpadas pela dupla.

Selvagem. Sábado (10.02), às 17h. Grátis
O local será enviado por e-mail no dia da festa para quem se inscrever por este link

O/nda

Depois da edição no Bar do Nanam, a O/nda aporta em local ainda não divulgado para 12 horas de festa. Serão três palcos, por onde vão passar 15 convidados, entre artistas e DJs, além do anfitrião Deo’Jorge, tocando diversas vertentes de eletrônico.

O/nda. Das 18h de segunda-feira (12.02), às 9h de terça-feira (13.02). Grátis
Local a ser divulgado

Digitaldubs

O sound system Digitaldubs leva seu mix de dub, dancehall e ragga para o Hub RJ, na Quarta de Brazas. O DJ Marcus MPC e os toasters Jeru Banto e Jota 3 recebem o cantor de reggae Nabby Clifford, o cantor Amani e a saxofonista Monica Avila (da Abayomy Afrobeat Orquestra), além de convidados surpresa.

Digitaldubs. Quarta-feira (14.02), das 20h às 2h. Grátis
Hub RJ. Avenida Professor Pereira Reis, 50 – Santo Cristo

* Foto do destaque: Bondesom por Rogério Von Kruger/divulgação