Guia de melhores festivais de inovação e tecnologia no mundo 2018

Cada ano ouvimos falar de um novo festival de inovação ou tecnologia. Isso tem um motivo muito claro: se as conferências das indústrias específicas (papel e celulose, médica, alimentos…) continuam relevantes, todas elas necessitam cada vez mais de conexão com o universo tech. São nos TechCrunchs, nos SXSWs e WebSummits que se encontram as startups com potencial de disrupção nas suas indústrias.

Por um lado, uma tendência forte é a especialização, como a Lalai já comentou no nosso guia de festivais de música: festivais e conferências de nicho e menores. Por outro, temos outro forte movimento que é a hibridização (ou convergência dos setores), como o clássico exemplo do SXSW (South by Southwest), que convergiu as conferências de música com tecnologia e filmes, e tudo que está no meio deles.

Em 2016, fui em mais de 15 festivais nas andanças pelo mundo, e sempre tive dificuldade de encontrar algum guia de referência por datas. Por isso, resolvi agrupar tudo que existe de informação sobre os festivais de tecnologia e inovação pelo mundo em um único guia. Assim fica mais fácil adequar ao nosso cronograma e férias ou viagens de trabalho, não?

Se faltou algum festival importante ou tiver alguma dúvida, pode escrever direto para mim (Vanessa, prazer!)


Janeiro

Future Festival – América do Norte

Janeiro a Setembro, 2018
Várias cidades, EUA

O Future Festival é organizado por uma agência de tendências (TrendHunter). Diferente de outros festivais focados em grandes nomes e especialização, o Jeremu Gutsche faz uma curadoria do que a agência deles considera como inovação. Na prática, a vantagem da conferência é ser em muitas cidades nos EUA, em várias datas. Lá funciona como um grande “resumão” das tendências – o futuro do varejo, o futuro da saúde, etc. É bom para quem já está viajando e quer aproveitar um dia na conferência, e quer um panorama de inovação e tecnologia.

O Future Festival acontece entre janeiro e setembro em várias cidades americanas como Orlando, Seattle, São Francisco, Los Angeles, Minneapolis, dentre outras – e também em Toronto.

Mais informações em: http://www.futurefestival.com


Fevereiro

Mobile World Congress – Europa

26 de Fevereiro a 01 de Março, 2018
Barcelona, Espanha

O Mobile World Congress sempre foi aquele congresso onde as marcas e operadoras lançavam  os melhores celulares. Em um mundo que qualquer objeto tem um componente móvel, ele é muito menos sobre telecom e sobre a conexão de tudo com tudo: fala sobre smart cities, sobre infra-estrutura, sobre fábricas conectadas, e como isso deve mudar cada uma das indústrias. A feira deles é impressionante, e vale a pena visitar mesmo que você não vá na conferência. Além disso, ele cresceu para abraçar startups e novas empresas no evento paralelo 4YFN (4 Years from Now). Já visitei duas vezes e sou bem fã dessa conferência.

Os ingressos custam desde 799 euros a 4999 euros.

Mais informações em: https://www.mobileworldcongress.com


Março

SXSW – South by Southwest- América do Norte

8-18 de Março, 2018
Austin, Texas – EUA

SXSW 2016 Divulgação
SXSW 2016 Divulgação

O SXSW (ou South-by, para os íntimos) é um festival que reúne em um lugar só marqueteiros, publicitários, empreendedores, geeks, cineastas, músicos e criativos do mundo inteiro. Essas pessoas se encontram para uma hiperbólica orgia de informações. O festival tem a capacidade de dar o tom de um futuro próximo: prova disso é que lá foram lançadas empresas como o Twitter, o Foursquare e o Medium.

Sua principal característica é a convergência entre interatividade, música e cinema. Antes do festival se iniciar, ainda há um evento de educação. Após o festival, há o evento de gaming. Sem dúvida é um dos queridinhos aqui do blog, inclusive temos um guia específico para o festival.

Os preços variam de  825 a 1650 dólares o badge, dependendo da época que você compra e da categoria (filmes, música, interactive ou platinum).

Para mais informações, acesse http://www.sxsw.com.

Slush Tokyo – Ásia

28 e 29 de Março, 2018
Tokyo, Japão – Ásia

A Finlândia exportou seu principal festival de inovação – o Slush – para a Ásia, desde 2015. Ele é focado em startups e tech 2018, será realizado no Tokyo Big Sight. No evento, além de palestras importantes, há muitos demos, feiras, e muitos meet-ups e encontros para startups, investidores e mídia. Ao todo são 7000 participantes, 900 startups, 250 investidores, e imprensa, que celebram o empreendedorismo e a próxima geração de mentes brilhantes. Se você está pensando na Ásia no primeiro semestre, é uma ótima pedida.

Os ingressos vão de de 7500 a 59500 ienes.

Mais informações: http://tokyo.slush.org/


Abril

Rio2C – Brasil

3 de Abril a 8 de Abril, 2018
Rio de Janeiro, RJ – Brasil

O evento da América Latina dedicado à indústria do audiovisual promete mudar em 2018. Além de cinema, TV e outras telas, a Rio2C vai tratar também de música e inovação (de realidade aumentada a eSports), com programação destinada ao mercado, e parte aberta ao público, inspirados no SXSW.O  evento de 3 dias tem rodada de negócios e o lema “It’s all connected” (Está tudo conectado).

Os ingressos variam entre 1000 a 1850 reais.

Para mais informações, acesse http://rio2c.com/ .

Collision – América do Norte

30 de Abril a 3 de Maio, 2018
Nova Orleans, Louisiana- EUA

Da mesma galera do Web Summit, o Collision é uma das conferências que focam em startups que mais crescem.  Em apenas 3 anos, o evento foi para quase 20 mil participantes de 119 países. 

Espere os CEOs das startups mundiais, além de empresas sólidas, como: Google, Microsoft, Atlassian, Coca-Cola, Linkedin, Uber, Airbnb, Facebook, Dropbox, PayPal, Disney, Samsung, Amazon, P&G, Intel, Twitter, dentre outras.

O legal é que o Collision rola entre os finais de semana do Jazz Fest ™.  Ou seja, você pode emendar música exatamente no lugar onde o jazz está no DNA. Eles ainda são bem engajados com movimentos, como política anti-assédio, cotas para igualar a representatividade dos participantes, e abrem inscrições para falar no evento. O mais bonitinho são os slides que eles deixam prontos para você convencer seu chefe a pagar para você ir lá.

O pacote do evento custa de  de $700 a $ 5.000 dólares

Para mais informações, acesse https://collisionconf.com/

Singularity Summit Brasil

23 e 24 de Abril, 2018
São Paulo, SP

Sem dúvida uma das principais novidades para o ano, a Singularity aterrisa no Brasil trazendo sua conferência global. É a principal autoridade para falar sobre futuro exponencial. Pela primeira vez aqui, os palestrantes da SingularityU se juntarão a líderes e inovadores brasileiros para  apresentação de ecossistemas capazes de navegar nas maiores transformações sofridas pela humanidade. Eles trarão como foco as verticais que consideram os principais desafios da humanidade.

Quase todos os lotes já se esgotaram, e o preço não é muito amigável: R$ 4.750,00.

 Mais informações aqui: https://www.hsm.com.br/singularityu-brasil-summit/

Peraí que tem mais:

Design Week Portland: conferência voltada para design em Portland, sem data definida.


Maio

TECH IN ASIA – Ásia

15 a 16 de Maio, 2018
Singapura, Singapura

O Tech in Asia é uma das maiores conferências de tecnologia da região. O evento foi concebido para conectar o ecossistema de startups com as grandes empresas. Ele é bem voltado a tecnologia – mas vale lembrar que a região é o principal hub de hardware e estão lançando os softwares mais inovadores. O exemplo do WeChat é global, tendo conquistado patamares que o Facebook nem imagina. Ou seja, bora olhar pro outro lado do mundo?

O ingresso custa em média 600 dólares.

Mais informações em: http://sg.techinasia.events/1for1

Festival Path – Brasil

19 e 20 de Maio, 2018
São Paulo, SP- Brasil

Foto Vans Bumbeers | Festival Path 2016
Foto Vans Bumbeers | Festival Path 2016

Somos super fãs do Festival Path, tanto que somos parceiros de mídia. Depois de 5 edições, o Festival Path se prepara para sua maior. É certamente o maior e melhor evento do país para quem quer se inteirar sobre inovação aplicada ao contexto brasileiro. O evento conta com palestras, shows, filmes e outras atividades que fazem do Path o hub da comunidade criativa de todo o país.

O melhor é que, comparado a todas essas conferências, ele é super acessível. Os ingressos promocionais estão 55 reais com taxas e o primeiro lote está 155 reais com taxas.

Mais informações em: http://www.opandacriativo.com/festival-path

The Next Web, Europa

24 a 25 de Maio, 2018
Amsterdã, Holanda

Um dos principais portais de inovação, o The Next Web, traz uma conferência cheia de novidades desde 2006. Sem dúvida o formato desse festival inspirou muitos na Europa. Eles transitam do marketing à música e cobrem várias verticais. É uma das principais estruturas de tracks de assunto que já vi, e o lugar é bem legal.

Os ingressos Super Early Bird estarão à venda por uma semana a partir de 16 de janeiro. É preciso se cadastrar por e-mail para a promoção de 2 por 1 em https://thenextweb.com/conference/2-for-1

Mais informações: https://thenextweb.com/

Peraí que tem mais:

Google I/O: conferência da gigante, voltada para developers, em São Francisco, sem data definida.


Junho

Tech Open Air – Europa

19 a 22 de junho, 2018
Berlim, Alemanha

O TOA, segundo seus organizadores, é o principal festival de tecnologia interdisciplinar da Europa. Na prática, eles falam muito com o público criativo, marketing e comunicação. São 20.000 participantes, 200 eventos satélites, 200 palestrantes, 1200 CEOs e 3.000 m² de exposição. Eles também tem vários eventos satélites na cidade.

Os ingressos custam entre 279 a 499 euros.

Para mais informações, acesse: https://toa.berlin/tickets/ .

 VIDCON – América do Norte

Dias 20 a 23 de junho, 2018
Anaheim, CA

O VidCon é um festival para creators e todos que trabalham com vídeo. No último ano causou algum burburinho aqui no Brasil. Tem três tracks: Community, Creator e Industry, ele atualiza tanto o lado da produção, quanto de mídia e anunciantes. Nossa amiga Bia Granja, imperatriz do mercado dos influenciadores, faz uma semana de missão nesse mercado por lá, próximo à conferência. O vídeo acima é da missão que fizeram esse ano.

Os ingressos de 125 e 650 dólares.

Mais informações em: http://vidcon.com/


Julho

OuiShare Fest – Europa

Início de Julho, 2018
Paris, França

O que começou como uma conferência sobre a economia compartilhada, logo virou um palco para refletir sobre negócios de impacto e propósito. Eles focam em criar e desenvolver novos modelos de negócio no mundo. Fica em um lugar lindo em Paris, já fui e amo e festival.

Para saber mais: http://ouisharefest.com/

RISE – Ásia

9 a 12 de julho, 2018
Hong Kong

Assim como o Collision, o Rise é produzido pela equipe do Web Summit. Ele tem a mesma pegada dos festivais irmãos, com bom foco em empreendedorismo. Mas várias empresas como a Amazon, Stripe, Coca-cola, Facebook, Transferwise, Cisco, Dropbbox, eles tem um foco interessante em empresas da região. Então é chance de ver o dono do AliBaba, o modelo de negócio do Zhenfund, além das startups emergentes.

Para saber mais: https://riseconf.com/

Peraí que tem mais:

Whow: teve sua primeira edição o ano passado e parece ter sido bem legal, feito pela galera do Grupo Padrão. Esse ano será dia 25 e 26 de Julho em SP. Ingressos aqui.

MIT Innovation & Entrepeneurship Brasil: No Rio de Janeiro, de 23 de julho a  a 3 Agosto, uma semana intensa com a escola de tecnologia mais famosa do mundo.


Agosto

Singularity University Global Summit- América do Norte

20 a 22 de Agosto, 2018
São Francisco, Califórnia – EUA

Ano passado a brasileirada caiu em peso no Global Singularity Summit (não a toa resolveram fazer em abril aqui). Diz até que nosso ex-quase-futuro-presidenciável Luciano Huck estava por lá e voltou falando de interface homem-máquina. O fato prova a diversidade de pessoas que frequentam esse summit, um dos mais relevantes sobre futurismo.

Os ingressos são $ 1995 e você tem que se inscrever no processo de seleção.

Mais informações: https://su.org/summits/su-global-summit/


Setembro

TechCrunch Disrupt – América do Norte

5 a 7 de Setembro, 2018
São Francisco, Califórnia – EUA

O TechCrunch Disrupt é o festival que deu o tom desse universo de startups e exportou seu modelo. Já percebeu que toda startup está de camiseta, o investidor de blazer esporte? A startup com 5 minutos de pitch? Então, tudo começou lá. E sem dúvida foram lá que estrearam startups revolucionárias. A competição  Startup Battlefield foi copiada muito afora, tem também um Hackathon 24 horas, e muita, muita tecnologia para ver.

Os ingressos ainda não estão disponíveis para venda, mas é possível se inscrever em: https://techcrunch.com/event-info/disrupt-sf-2018/

Hack Town – Brasil

6 a 9 de setembro, 2018
Santa Rita do Sapucaí, MG

Hack Town 2016. Foto DivulgaçãoHack Town 2016. Foto Divulgação

O Hack Town é um amorzinho de festival. A pequena Santa Rita do Sapucaí, centro tecnólogo desse país, se transforma no epicentro da inovação. A pracinha vira um grande corredor das pessoas que transitam entre os vários locais: a pizzaria vira fórum de debate, o coreto vira pista de dança, o bar ao lado vira palco para shows. Esse ano promete ampliar ainda mais as experiências pela cidade. Ele reúne a bolha da economia criativa e vale todos os quilômetros rodados.

Os ingressos são em geral baratinhos, mas só começam a vender em Maio.

Para saber mais: http://hacktown.com.br/

YouPix Con – Brasil

Fim de setembro
São Paulo, SP

Foto: Geeks Publicitários

Ainda não foram anunciadas as datas desse ano, mas o YouPix Con é a principal conferência para reunir o ecossistema de creators e influenciadores digitais. Pessoalmente o evento tende a ser pequeno, mas há sempre compra da conferência online.

Para saber mais: http://www.youpixcon.com.br/

Peraí que tem mais:

DmexCo: Conferência no México de marketing digital. Sem data confirmada ainda.


Outubro

Festival da Transformação – Brasil

Fim de Outubro, 2018
Porto Alegre, RS

O Festival da Transformação estreou o ano passado, estivemos por lá e podemos afirmar que não desapontou, chegou com cara de gente grande. Inspirado em grandes eventos como o WebSummit e SXSW,  ele combinou  inovação, tecnologia, empreendedorismo e marketing. Foram mais de 450 atrações simultâneas, e atividades como yoga e tatuagem tem lugar no evento.

O evento ainda não confirmou as datas e valor de ingressos.

Mais informações em: http://ft.poa.br/

FIC – Brasil

Outubro, 2018
Porto Alegre, RS

O festival  FIC, que celebra a Economia da Experiência cada vez pega mais corpo. Ano passado a capital gaúcha recebeu em dois dias nomes como Brian Sollis e se firmou como um dos principais palcos para refletir sobre a transição da economia do consumo para experiência.

Não há datas confirmadas, mas todo ano é começo de Outubro. Ficar atento no site.

Peraí que tem mais

Slush Changai: temos todos que checar o website para confirmação se haverá edição esse ano, que ainda não saiu.


Novembro

Web Summit – Europa

5 a 8 de Novembro, 2018
Lisboa, Portugal

O WebSummit é a maior conferência de tecnologia e inovação do planeta hoje. Iniciada em 2010, teve um crescimento impressionante: são mais de 60.000 participantes, 1.200 caixas de som, 2.600 jornalistas e 170 países. É realmente colossal.

Para se inscrever para os pré-inscrição de 2 por 1, acesse: https://websummit.com/2for1.

Para saber mais: https://websummit.com

 

Peraí que tem mais:

Colaboramérica: Da mesma galera do Ouishare, teve sua primeira edição o ano passado no Rio de Janeiro. Esse ano deve ser confirmado para novembro, ainda não há informação na organização.


Dezembro

Pixel Show – Brasil

Início de Dezembro, 2018
São Paulo, SP

Pixel Show é uma conferência que honra a criatividade. Conta com workshops que são pagos à parte, e dá um show no live marketing, com atividades como exposições, live-paintings, bandas, sharp talks dentre outras.

A data precisa e ingressos ainda não foram confirmados.

Para mais informações, acesse: http://pixelshow.com.br .