Design Weekend em São Paulo

Essa semana é uma das mais importantes para o design no Brasil. Quinta-feira, dia 14, começa o São Paulo Design Weekend, e vai até domingo, 17. São só quatro dias, mas esse final de semana prolongado conta com centenas de eventos, instalações, palestras, lançamentos de produtos, visitas guiadas, exposições, instalações, e claro, festas. Tem tanta coisa bacana acontecendo que é difícil montar um roteiro. Mas o primeiro passo para se organizar é baixar a programação completa no site oficial.

dwprojnopost
Tudo que vai acontecer está distribuido em 4 áreas chamadas distritos:

– O Distrito Gabriel acontece ao longo da Al. Gabriel Monteiro da Silva, o famoso corredor das lojas de móveis da cidade. Começando na esquina da Rua Estados Unidos, até o cruzamento com a Faria Lima, a rua vai ferver com a quantidade de coisa que vai ter para ver. O jeito vai ser percorrê-la a pé e ir entrando em tudo. Os destaques, na minha opinião, são a exposição de arte contemporânea da Breton, com obras de Paul Wright e Henry Moore, e o espaço do Brazil S/A, que terá 3 exposições simultâneas, uma com design brasileiríssimo, uma contando a história dos banquinhos de madeira, e a última com peças importantes de Baccarat. Lá também acontecerá uma sunset party no sábado.

E 07 Design Sergio Rodrigues, Rio de Janeiro (RJ) Foto Mariana Chama_origens_do_brasil

– O Distrito Paulista e Jardins aproveita todo o burburinho de um dos bairros mais bacanas da cidade para falar sobre design. O icônico Conjunto Nacional vai receber o Viva Design, com exposições e atividades como safáris urbanos e e laboratórios, o fórum Design-se, com uma série de palestras, e o Viva Gastronomia, com chefs renomados. Por ali ainda tem exposições na Galeria Nacional e na Casa Electrolux, lançamentos em lojas como a Punto e Filo, Ovo e Passado Composto Século XX (com mestres do design tupiniquim), e um bate papo com visita guiada ao novo ateliê dos arquitetos Guto Requena e Mauricio Arruda (mas corre que só tem 20 vagas!).

– O Distrito Vila Madalena tem foco voltado para o ateliê dos artistas. Muitos deles abrem as portas para mostrar o trabalho e interagir com o público. É o caso da ceramista Kimi Nii, o Estúdio Rosa Pinc, o Superlimão e o designer Sergio Fahrer. Fora isso, a Galeria Prototype lançam duas expos de design contemporâneo, e a Choque Cultural promove o Passeio pelo Parque da Vila, para pedestres e ciclistas. E por último, a Design House é imperdível, uma casa tomada por uma exposição experimental de design.

1460196_272144586282903_969477587_n

– E o último distrito abrange várias regiões, incluindo a Barra Funda, Perdizes e o Morumbi. O D&D Shopping recebe exposições organizadas pelo BoomSPDesign. No Brooklin, a ABD montou uma gincana do design pela região. o Shopping Cidade Jardim recebe intervenções de Marko Brajovic, Espírito da Polônia e o coletivo Invasão. O Museu da Casa Brasileira tem expo do Hugo França e da Marcenaria Baraúna. O Senac Santo Amaro montou um ciclo de palestras. E o IED montou uma feira de livros de design com descontos a partir de 40%. Isso tudo e mais um monte de coisas, tem que ver.

Já deu para sacar que tem programa para todos os gostos, bolsos e regiões. Mas duas coisas que acho que serão imperdíveis, mesmo para quem não é muito ligado nesse mundo. Uma é a Praça Victor Civita, em Pinheiros. Além de linda e totalmente construída com conceitos sustentáveis, ela recebe um monte de atividades. Dia 13 tem expo e lançamento do livro do designer Jader Almeida. No dia 14, as 20h, tem o Cine na Praça, que exibirá Blade Runner com entrada e pipoca gratuitas. E dias 16 e 17, o Senac monta a intervenção Crossover, com instalações-performance com a participação do público. Fora isso, você ainda poderá ver a expo Banco Blocos, da Caesarstone, e a intervenção Bicicletário, desenvolvida pelo DW junto com o Marko Brajovic, e que ficará de presente para a cidade.

_mg_0198

A outra é imprescindível depois de tanta bateção de perna. O Circuito Gastronômico Gabriel Food Trucks. A Gabriel será tomada por uma série desses queridinhos da comilança atual, como todo tipo de comida: de italiano a japonês, de sorvete a café. Os trucks vão funcionar de 14 a 17, das 11h às 18hs. Para saber o que vai ter, só precisa pegar um mapinha disponível nas lojas patrocinadoras da ação. Não dá para perder.