Como companheiro de cão que sou – prefiro chamar assim, não curto usar o termo dono – sinto na pele a angústia de programar algo para fazer no final de semana e ter que deixar a Nina em casa. Ter que almoçar correndo ou voltar cedo pra casa para não deixá-la muito tempo sozinha. E acredito que essa angústia não é só minha, certo? Quem tem animal de estimação sabe do que estou falando.

Embora São Paulo seja uma capital super receptiva com os pets, ainda é complicado circular por restaurantes, bares e outros estabelecimentos da cidade na companhia de seus bichinhos de estimação. Na semana passada, por exemplo, marquei uma reunião em uma famosa padaria da Zona Oeste, com uma linda área externa, mas que simplesmente não aceita cães além do portão. Se quisesse ficar por lá, teria que deixar minha cachorra do lado de fora. Obviamente não fiquei, e aquilo me deixou mais interessado na questão.

E foi por isso que resolvi reunir alguns estabelecimentos – dentre tantos que existem – que aceitam nossos amiguinhos numa boa, sendo que alguns deles vão além da receptividade padrão e os tratam com o maior carinho. Conhecidos ou não, o que vale é que esses lugares existem e devem servir de inspiração a tantos outros espalhados por São Paulo afora.
Urbe Café – Embora um cadinho apertado, sempre vai ter espaço pro seu amiguinho te acompanhar naquele brunch de final de semana.
Rua Antônio Carlos, 404 – Jardins
Fitó – Além da comida pra humanos ser pra lá de deliciosa, o Thomaz sempre aparece com um biscoitinho pra agradar a turminha pet.
Rua Cardeal Arco Verde, 2773 – Pinheiros
Pitico – Lugar aberto, despretensioso e seguro. Perfeito pare se divertir com a família toda. To-da!
Rua Guaici, 61 – Pinheiros
Bráz Elettrica – Um dos novos xodózinhos de Pinheiros, além de uma pizza dos deuses, tem mesinhas externas onde seu dog pode te acompanhar numa boa.
Rua dos Pinheiros, 220 – Pinheiros
Bra.do – Um dos mais adorados e conhecidos entre os cachorreiros. Em caso de dúvida, vá no Bra.do que seu pet será bem recebido.
Rua Joaquim Antunes, 381 – Pinheiros
Blue Sandwich Market – Nas primeiras mesas do estabelecimento você pode comer seu sanduba numa boa na companhia do seu amiguinho.
Rua Haddock Lobo, 1396 – Jardins
Barouche – Sentar nas mesas do lado de fora, tomar um bom drinque e ver a vida passar na companhia do seu melhor amigo. Tem coisa melhor?
Largo do Arouche, 103
House of Food – Como a parte externa é sempre a mais badalada durante os eventos, dá para levar seu bichinho numa boa.
Rua Doutor Virgilho de Carvalho Pinho, 57 – Pinheiros
Condomínio Cultural – Um lugar cheio de cultura, com um quintal gigante onde você pode curtir um café da manhã ao sol com seu bichinho numa boa.
Rua Novo Mundo, 342 – Pompéia
Miolo Padaria Artesanal – Que tal tomar um café da manhã cheio de saúde, no meio do mato? Bom, né? E se pudesse ter seu bichinho do lado? Melhor ainda? – Na Miolo pode!
Av. Senador José Ermirio de Moraes, 1400 – Cantareira
Blés D’Or – Um dos preferidos na região de Moema. Nas mesas do lado externo, dá pra curtir um bom brunch sem se preocupar em deixar seu amigo em casa.
Rua Tuim, 653 – Moema
Shopping Cidade São Paulo – Está curtindo a Paulista fechada no domingo e precisa fazer compras? Não precisa sofrer, o Shopping Cidade São Paulo aceita animais. Assim como diversos outros shoppings centers da cidade: Center 3, Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Frei Caneca, Jardim Sul, Pátio Paulista, Villa Lobos e Top Center.
Lemni Café – A receptividade das meninas com animais é incrível. Leve seu bichinho te acompanhar num café, numa reunião ou simplesmente para passar o dia com você trabalhando.
Rua General Jardim, 43 – República
Matilha Cultural – Ver um show ou visitar uma exposição de arte? Assistir uma peça de teatro ou um filme no cinema? Sim, aqui pode levar seu cãozinho a todas essas atividades.
Rua Rêgo Freitas, 542 – República
Livraria Cultura – Sim, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional você pode entrar com seu cãozinho. para ler um livro. Basta cuidar para que ele não faça xixi ou coco no chão.
Av. Paulista, 2.073 – Consolação
K.O.F – O meu preferido em Pinheiros. Além do cookie que é feito por Deus – só pode! – do lado de fora tem uma mesona gostosa onde os cães podem interagir enquanto os donos se deliciam com um bom café, incluindo esse cookie que eu mencionei acima.
Rua Artur de Azevedo, 1317 – Pinheiros
Frida & Mina – Não há melhor programa para um final de tarde de verão que tomar um sorvete por aqui em companhia do seu bichinho. Garanto!
Rua Artur de Azevedo, 1147 – Pinheiros

Ah! Já ia me esquecendo! No mesmo dia em que não pude entrar na padaria famosa da Zona Oesta com a Nina, descobri com uma amiga a existência de um site chamado Aqui Pode!. O site mapeia lugares e estabelecimentos afim de promover o acolhimento do diferente e valorizar quem tem o cuidado de se adaptar para receber você da melhor forma possível. Ou seja, um canal onde você encontra lugares que “aceitam” pets, fumantes, cadeirantes, lugares com wi-fi, estacionamento para bikes e muito mais. Dá uma olhadinha lá!