Uma noite como um estudante da Bauhaus

Nenhum movimento artístico foi tão influente em todos os meios das artes como a Bauhaus. Originado, e nomeado, a partir da universidade alemã da década de 20, ele trouxe seu ‘estilo internacional’ para as artes plásticas, o design gráfico, de móveis e objetos, a arquitetura e o cinema. Nas suas salas de aula estudavam gente como Josef Albers e Marcel Breuer, e entre os professores estavam Wassily Kandinsky e Mies van der Rohe. Em 1926, motivada mudanças políticas no país, a escola transferiu suas instalações para a cidade de Dessau, para um campus projetado pelo grande cabeça da universidade Walter Gropius.

Foto de Ulrich Knebler: http://www.fotocommunity.de/fotograf/ulrich-knebler/5305
Foto de Ulrich Knebler: http://www.fotocommunity.de/fotograf/ulrich-knebler/5305

bauhaus 4

Agora em outubro, foi aberto ao público o prédio chamado de Prellerhaus, que abrigava os dormitórios dos estudantes. Mas aberto no sentido de que você pode alugar e passar a noite lá. E os preços são bem acessíveis. Dependendo da unidade e da época, a noite pode custar módicos 35 euros. Todas foram restauradas, mas aos poucos elas estão recebendo uma decoração inspirada nos trabalhos de seus famosos habitantes. Por enquanto, 3 quartos já estão prontos, mobiliados com as peças de Alfred Arndt, Josef e Anni Albers e Franz Ehrlich. Outros ainda estão por vir. Como numa universidade comum, os banheiros são comunitários, então prepare-se para voltar à vida de estudante.

bauhaus 3

Para entusiastas da arquitetura como eu, esse movimento de resgate e acesso às construções que tanto estudamos e vemos em livros é muito inspirador. Você visitar um prédio e vê-lo em uma visita de algumas horas é incrível. Mas nada supera a possibilidade de você realmente viver o espaço, e por alguns dias se sentir fazendo parte daquela história. E o acesso está cada vez mais fácil. No próprio AirBNB, é possível alugar algumas das grandes mansões do mestre americano Frank Lloyd Wright, e até o apartamento do Frank Gehry em Berlin! Confesso que eu já tenho alguns to-do’s adicionados na minha lista.

Captura de Tela 2013-10-21 às 10.06.15

*Foto destaque: Frans Drewniak