Na semana passada, o escritório de arquitetura inglês Grimshaw anunciou o projeto do novo aeroporto de Istambul, que vai surpreender tanto pelos números quanto pela beleza. Com uma terreno ocupado de cerca de 100 hectares, este será o maior aeroporto em uma única edificação do mundo. Ele poderá receber até 150 milhões de passageiros por ano. Para se ter uma ideia, o aeroporto mais movimentado do mundo em 2012 e 2013 foi o de Atlanta, que recebeu um pouco mais de 93 milhões de passageiros no ano passado. Isso vai bem de encontro com as ações que a Turkish Airlines tem feito para se tornar forte concorrente nas viagens que ligam o Oriente e o Ocidente. Ou você ainda não reparou nas tarifas super competitivas que eles tem oferecido para nós brasileiros a caminho da Ásia?
O projeto, que foi desenvolvido em conjunto com mais dois escritórios (o norueguês NordicArch e o também inglês Haptic Architects), é incrível. Todo o espaço vai ser coberto com uma única cobertura, inteira abobada, e com várias clarabóias distribuídas em pontos chave para garantir a luz natural até nos espaços mais centrais. Ele vai ser construído às margens do Mar Negro, a 20km da cidade, mas vai ser totalmente integrado à rede de trens e metrô de lá. A primeira parte da obra já vai começar e deve ficar pronta em 2018, atendendo já a 90 milhões de passageiros.
O Grimshaw também é responsável pelo projeto do aeroporto de Zurique, na Suíça, e o recém-inaugurado projeto do novo terminal do aeroporto de São Petersburgo, na Rússia. Só o teto dourado todo dobrado dele já me fez ficar com vontade de incluir a cidade em uma próxima viagem.



