Um castelo para chamar de seu

Não é uma história de viagem propriamente, mas é com certeza uma história inspiradora.

No ano passado, o casal australiano Karina e Craig Walters comprou o Castelo de Gudanes, em um vilarejo no meio dos Pirineus, na França, depois de uma longa busca por uma casa de campo na região. O château de 94 cômodos estava completamente abandonado, e esperava um comprador a mais de 4 anos. Depois de meses pedindo permissão para o governo francês para restaurá-lo, e de quase desistir da empreitada e vendê-lo novamente, conseguiram só este ano começar as obras.

Captura de Tela 2014-03-29 às 18.52.01

O castelo data de  do século XVIII. Foi construído pelo Marquês Louis Gaspard de Sales (será meu parente?), e o projeto é do arquiteto Ange-Jacques Gabriel, o mesmo do Petit Trianon em Versailles. Nos anos 90, já em avançado estado de deterioração, foi comprado por uma empresa multinacional com intuito de transformá-lo em um hotel de luxo de 17 quartos. Talvez por sorte, o alvará não saiu.

O mais bacana é que, enquanto Craig trabalha do outro lado do mundo para financiar a brincadeira, Karina ficou lá sozinha cuidando de cada detalhe da obra, e claro, a história está disponível para o mundo. Ela montou um blog contando o dia-a-dia, um instagram com as fotos de cada descoberta e novidade, e uma página no Facebook, para as pessoas acompanharem e, quem sabe, ajudarem. Eu já estou lá seguindo tudo de perto. Vai que eles me convidam para jantar quando a casinha deles estiver pronta, né?

chateau-gudanes-carla-coulson-92 feb4 march21 picmonkey-quiltdemo2