Holi Festival – o festival das cores

Eu fui para a Índia em outubro de 2011. Na época, não estava rolando nenhum festival pelos lugares que passei, ou pelo menos que eu sabia, o que foi uma pena. Eu me prometi então que da próxima vez que voltasse, tentaria pegar algum deles. Para quem gosta, a Índia é um prato cheio de festivais. Para ter uma idéia, dá uma olhada nesse calendário como o negócio é o ano todo, praticamente todos os dias.

Mikadun / Shutterstock.com
Foto: Mikadun – shutterstock.com

Talvez o mais famoso deles é o Holi Festival, também conhecido como Festival das Cores, que acontece este ano semana que vem, no dia 17 de março. Esse festival tem várias origens conhecidas, e ninguém sabe bem dizer qual é a verdadeira, mas a celebração hoje gira em torno da vitória do bem sobre o mal. A festa começa 40 dias antes, com as pessoas coletando muita lenha em um local público. Na noite da véspera, uma fogueira é acesa e a figura da Holika é queimada, por ter tentado matar o filho do irmão.  Aí no dia do Holi, começa a festa, com as pessoas cantando e dançando nas ruas, e jogando água e pó coloridos uns nos outros.

Shutterstock: ZIGROUP-CREATIONS
Shutterstock: ZIGROUP-CREATIONS
alexnika / Shutterstock.com
alexnika / Shutterstock.com

A tradição é bem forte no norte da Índia, mas acontece em quase todo o país. As cidades que recebem as maiores festividades e que são conhecidas no mundo por elas são Mathura e Vrindavan. Mas o festival se espalhou em vários lugares do mundo e chegou até aqui no Brasil (também aqui e aqui).

AJP / Shutterstock.com
AJP / Shutterstock.com