Já teve avião da Hello Kitty, do Pokémon, do Star Wars, já teve até d’Os Gêmeos que, vá lá, nem era tão bonito assim. Mas esse não tem como não gostar. A Finnair fez uma parceria com a marca mais florida do mundo, a Marimekko. E não só para estampar a lataria das aeronaves, mas também para fazer uma seleção de produtos lindos para usar durante o vôo, e para comprar depois, se quiser. A ideia da parceria é mostrar como o design pode ajudar no bem-estar durante uma experiência. E convenhamos, qualquer coisa para deixar um vôo mais aprazível é bem vinda.

A Marimekko é uma empresa também da Finlândia, que surgiu em 1951, e que teve seu auge nos anos 60 e 70. Claro, com as estampas enormes e coloridíssimas, eles tinham que fazer sucesso no meio da psicodelia dessas décadas. A estampa mais conhecida, longe, é a das flores enormes da designer Maija Isola, que já receberam versões em todas as cores possíveis.
Nos anos 80, e o fim do flower power, a marca caiu no ostracismo e quase declarou falência nos anos 90. Por sorte – e um empurrãozinho da série Sex and the City – no começo dos anos 2000, a Marimekko voltou a crescer e, a partir de 2007, começou a se espalhar pelo mundo. Já são 84 lojas próprias em vários países. Recentemente eu estive na loja de Nova York, ao lado do Madison Square Park, e posso dizer que é um passeio obrigatório para quem curte a marca. Tem de roupas e acessórios femininos até colcha, caneca e guarda-chuva, tudo cheio das estampas mais lindas. É tudo meio caro, mas é de encher os olhos.

A Marimekko, pelo visto, está com planos de dominação mundial através das flores. Além da Finnair, eles também estão com uma parceria com a Target, gigante do varejo americano. No mês de abril, eles fizeram juntos uma ação no meio do Highline, com espaços de brincadeiras e interação montados no meio da passagem, para quem quisesse se divertir. Eu é que não fiquei de fora.
Pelo visto ainda vamos ver muita flor colorida por aí. Se depender de mim, manda mais que tá pouco!