As flores da Marimekko dominam o mundo

Já teve avião da Hello Kitty, do Pokémon, do Star Wars, já teve até d’Os Gêmeos que, vá lá, nem era tão bonito assim. Mas esse não tem como não gostar. A Finnair fez uma parceria com a marca mais florida do mundo, a Marimekko. E não só para estampar a lataria das aeronaves, mas também para fazer uma seleção de produtos lindos para usar durante o vôo, e para comprar depois, se quiser. A ideia da parceria é mostrar como o design pode ajudar no bem-estar durante uma experiência. E convenhamos, qualquer coisa para deixar um vôo mais aprazível é bem vinda.

image slide_260108_1698481_free finnair-marrimekko-business-class-amenity-kit-with-slippers-finnairlrw

A Marimekko é uma empresa também da Finlândia, que surgiu em 1951, e que teve seu auge nos anos 60 e 70. Claro, com as estampas enormes e coloridíssimas, eles tinham que fazer sucesso no meio da psicodelia dessas décadas. A estampa mais conhecida, longe, é a das flores enormes da designer Maija Isola, que já receberam versões em todas as cores possíveis.

Nos anos 80, e o fim do flower power, a marca caiu no ostracismo e quase declarou falência nos anos 90. Por sorte – e um empurrãozinho da série Sex and the City – no começo dos anos 2000, a Marimekko voltou a crescer e, a partir de 2007, começou a se espalhar pelo mundo. Já são 84 lojas próprias em vários países. Recentemente eu estive na loja de Nova York, ao lado do Madison Square Park, e posso dizer que é um passeio obrigatório para quem curte a marca. Tem de roupas e acessórios femininos até colcha, caneca e guarda-chuva, tudo cheio das estampas mais lindas. É tudo meio caro, mas é de encher os olhos.

FullSizeRender-4

A Marimekko, pelo visto, está com planos de dominação mundial através das flores. Além da Finnair, eles também estão com uma parceria com a Target, gigante do varejo americano. No mês de abril, eles fizeram juntos uma ação no meio do Highline, com espaços de brincadeiras e interação montados no meio da passagem, para quem quisesse se divertir. Eu é que não fiquei de fora.

A video posted by Jo Machado (@machado_jo) on

Pelo visto ainda vamos ver muita flor colorida por aí. Se depender de mim, manda mais que tá pouco!