A situação dos refugiados da guerra civil na Síria só se complica. A Eslovênia e a Croácia já fecharam suas fronteiras e a Macedônia e a Sérvia devem seguir pelo mesmo caminho. A União Europeia discute se deve ou não mandar de volta para a Turquia os refugiados que chegam por terra, mesmo que isso vá contra seus direitos de proteção e mesmo internacionais. E mais de 30 mil imigrantes se mantêm presos em território grego no meio desse caos. O fim da guerra na Síria parece longe, e a vida dos refugiados não poderia ser mais difícil.
Mas algumas pequenas boas ações têm feito os dias dessas famílias dilaceradas um pouco melhores. O Café Umbrella é um desses casos. Ele fica na cidade de Presevo, na Sérvia, ao lado da fronteira com Montenegro. Seria um café comum, se não fosse por um detalhe: desde o começo da crise internacional, eles servem café e croissants de graça para os refugiados. O dono, Valon Arifi, montou o estabelecimento com verbas do Comitê Internacional de Regaste, que o mantém até hoje. Parece pouco, mas o simples fato dessas famílias terem alguém que estende a mão para ajudá-los já significa muito. A ideia, inclusive, é que a ajuda aumente ainda mais, e eles passem a prover também sanduíches e pontos de acesso à internet, para que os imigrantes possam entrar em contato com seus familiares por email e Skype. É uma iniciativa simples, mas que pode transformar vidas.
Esse vídeo é do site AJ+, que esteve na mesma região em setembro fazendo um vídeo. Vemos o mesmo Valon trabalhando na recepção dos refugiados, separando roupas e mantimentos. O cara é um herói!
Foto do destaque: Flickr – Freedom House