Au revoir, entrada sem visto no Canadá

Alerta de decepção à vista! Se estava nos planos entrar feliz e sorridente no Canadá sem visto a partir de março, infelizmente não vai ser bem assim.

Nós brasileiros, residentes no Brasil, infelizmente não entraremos nesta nova fase do Electronic Travel Authorization, o eTA, que é esse procedimento de visto eletrônico mais ágil, fácil e barato de se tirar. E não são só os brasileiros, cidadãos búlgaros, mexicanos e romenos também ficaram de fora dessa brincadeira. Pelo menos por agora.

É que no ano passado, quando a nova regra do eTA foi instituída para entrar em vigor no próximo dia 15 de março, a notícia foi bem mal interpretada por todos nós. Inicialmente, O novo processo de eTA valerá apenas para cidadãos de países que já não precisam de visto, fora os cidadãos americanos que tem entrada livre. Para esses cidadãos, incluindo muitas nacionalidades europeias, a entrada no Canadá vai acontecer de uma forma bem vapt-vupt a partir de março. Conforme a nota do governo abaixo, dá para ter idéia do equívoco:

Nota divulgada pelo Governo canadense em 2015 - A palavra SOON já estava lá
Nota divulgada pelo Governo canadense em 2015 – A palavra SOON já estava lá

E foi ainda no ano passado, quando rolou toda aquela euforia, que o governo canadense divulgou uma nota informando a possibilidade, – repetindo: possibilidade – de expansão desse sistema para cidadãos de países como México, Brasil e outros mais. Chuáááááá! Tudo foi por água abaixo.

Sem mencionar que mesmo em um cenário favorável, com a entrada liberada, havia a necessidade de que cidadãos brasileiros tivessem um visto americano válido ou já terem sido aprovados em uma seleção de visto canadense nos últimos 10 anos. Sim, era essa a regra do eTA!

Eis a última nota emitida pelo governo canadense agora, em fevereiro de 2016:

Nota do Governo canadense divulgada em Fevereiro/2016 - De novo a palavra SOON
Nota do Governo canadense divulgada em Fevereiro de 2016 – De novo a palavra SOON

É uma grande decepção, é fato. A solução é simples: basta se precaver! Se você tem viagem marcada, corra para tirar seu visto normalmente, como sempre foi. Não corra o risco de perder a viagem!

Só há um porém, que pode deixá-lo ainda mais tenso. Segundo uma notícia do Global Visa, o número de vistos canadenses negados a brasileiros vem aumentando consideravelmente. Tudo provavelmente fomentado por essa instabilidade econômica e política que o país vive.

Acho que depois dessa, o melhor a fazer é sentar num canto e chorar um pouquinho.

 

Foto destaque: Jiri Flogel – Shutterstock