A América Latina na Europa – 5 institutos culturais latino-americanos

A contribuição da América Latina para o mundo vai muito além da batata, do cacau e do milho, cujas sementes foram levadas à Europa pelos primeiros conquistadores no século 16 e acabaram por revolucionar a história da alimentação no planeta.

Mais recentemente, nomes como o do escritor brasileiro Machado de Assis, do colombiano Gabriel García-Márquez, da artista mexicana Frida Kahlo e do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, só para citar alguns, serviram de influência para muitos outros artistas do mundo todo. E pensando na importância das artes latino-americanas, se você estiver pela Europa e bater aquela saudade da terrinha e dos nossos hermanos, aqui vai uma seleção dos centros culturais latino-americanos em algumas das principais cidades europeias.

Espanha:

cópia de Palacio_de_Linares_-_01
O Palácio de Linares, sede da Casa de América

Em Madri, a Casa de América, sediada no palácio de Linares, no centro da cidade, organiza conferências, debates, exposições, concertos, estreitando os laços entre a América Latina e os países da Península Ibérica.

Atualmente, o instituto apresenta a mostra “Estradas dos grãos”, do fotógrafo brasileiro Ricardo Teles, que retrata a rotina dos caminhoneiros que atravessam as estradas do Brasil.

Portugal:

A Casa da América Latina, em Lisboa, divulga não só a arte e a cultura latino-americana, como também realiza atividades para promover o desenvolvimento das relações comerciais e empresariais entre os países dos dois continentes.

Em cartaz até 1 de abril, a exposição “Um palco sobre o Atlântico” retrata a presença de atores portugueses, no início do século 20, no Brasil, Argentina e Uruguai. Através de fotografias, recortes de jornais e outros documentos, a mostra apresenta uma parte da história do teatro português: da travessia do Atlântico rumo aos palcos e salões de cidades como o Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires.

França:

Os jardins da Maison de l'Amérique Latine
Os jardins da Maison de l’Amérique Latine

Na capital francesa, o grande destaque é a Maison de l’Amérique Latine, situada num suntuoso hôtel particulier, com um belíssimo jardim aos fundos, no Boulevard saint-Germain.

Além de debates, leituras, concertos e projeções de filmes, o instituto organiza exposições, principalmente fotográficas, como a atualmente em cartaz, sobre a fotografia chilena de 1980 a 2015, que reúne três gerações de fotógrafos do país.

Alemanha:

O Instituto Ibero-americano de Berlim faz do complexo Kulturforum
O Instituto Ibero-americano de Berlim faz do complexo Kulturforum

Em Berlim, próximo à reconstruída Potsdamer Platz, o Ibero-Amerikanische Institut foi fundado há mais de 75 anos e é o maior centro cultural localizado em um país de língua não latina. Possui ainda a mais importante biblioteca europeia especializada na cultura latino-americana.

A exposição “De agua, viento y verdor”, aberta até 8 de fevereiro, reúne imagens, registros sonoros de cantos e relatos de nove povos indígenas da Colômbia, abordando a relação entre a música e os cultos sagrados.

Áustria:

O Österreichische Lateinamerika-Institut de Viena realiza cursos, exposições, debates e projeções de filmes ligados à cultura e à arte latino-americana, além de cursos de espanhol e português.