O ano não está nem para peixe, nem para viajante. Já falamos e não cansamos de repetir. A situação econômica brasileira está pior que russa, e muita gente pensa que é hora de deixar o passaporte descansar um pouco para o bolso não reclamar. Mas nós somos meio doentes de wanderlust: construímos uma comunidade tão bacana em volta do CoP que não vamos nos deixar render ao cenário desfavorável e vamos continuar com o pé na estrada, não é mesmo? Então sigam-me os bons viajantes.
Esqueça o Tio Sam e a Big Apple por um tempo. Paris continuará linda ano que vem. Já fizemos tantos posts falando de lugares que ainda valem a pena, que ainda estão baratos, mas sejamos francos: qualquer pastel de Belém já está custando o olho da cara na terrinha. Diz o ditado que quem converte não se diverte. Mas recentemente descobri que quem se diverte, depois fica inerte – com a fatura do cartão de crédito. Então agora o foco é não gastar nossos George Washingtons e brincar de rico com os dinheirinhos mais simples. O que não falta é opção de lugar para fazer o Banco Imobiliário. E o melhor de tudo é ter muitas e muitas desculpas para conhecer nossos vizinhos maravilhosos, que sempre deixamos para depois e acabamos não indo.

Por isso, vamos aproveitar o mês de fevereiro, época em que nossa latinidade ferve com o Carnaval, para descobrir o que é que a baiana – e todos os latinos – tem de bom. Vamos falar da Argentina, claro, que está aqui do lado e quase todo mundo já conhece. Do Chile e do Uruguai também. Mas queremos ir mais longe, afinal somos tantos e tão diferentes os descendentes dos ibéricos, que terreno é o que não falta para explorar. São 20 países considerados latinos e mais dois que ainda são territórios. Isso sem contar um monte de pequenas ilhas com ascendências diversas, que já consideramos como parte do nosso grupo.
Porque latino que é latino é assim: mistura índio com português, com africano, com holandês, com espanhol e com tudo mais que aparecer. Comemos guacamole com empanada, dançamos samba e merengue, lemos Neruda e García Marquez, sempre cheios de cores, sabores e sorrisos. A América Latina é fantástica para se viajar, e esse mês nós vamos convencê-lo disso. Já pode ir lá tirando o pó do passaporte.
Foto do destaque: Shutterstock – KPG_Payless