Livraria japonesa vende apenas um título de livro por vez

Em maio de 2015, Yoshiyuki Morioka abriu em Tóquio uma livraria diferente de todas as outras.

Na Morioka Shoten, nunca tem mais do que um título por vez em estoque. O livro da semana fica exposto numa mesa simples, no meio da livraria. O espaço minimalista da loja abriga objetos e quadros, como numa exposição, tendo o livro “em cartaz” como peça principal.

Foto: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko
Foto: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko

Antes de abrir a livraria Morioka Shoten, Morioka cuidou durante 10 anos de uma loja maior e relatou sua experiência ao jornal britânico The Guardian:

“Lá, eu tinha por volta de 200 livros em estoque e organizava vários lançamentos a cada ano. Durante esses eventos, muitas pessoas visitaram a loja por conta de um singelo livro. Vendo isso com frequência, comecei a acreditar que talvez seria possível ter uma livraria com apenas um livro.”

Hoje em dia, a venda de livros físicos está passando pela mesma transição que a música enfrentou quando sua distribuição se digitalizou. Os livros impressos perdem espaço para os ebooks e leitores com e-ink. Com a sua loja, Morioka valoriza não só o livro impresso, mas a curadoria e a relação entre leitor e livraria.

Fazendo um paralelo com a digitalização da música, que valorizou o disco de vinil como suporte, talvez veremos na próxima década livros de bolso seguindo o destino dos CDs e eventualmente uma volta das capas duras bonitas e super bem trabalhadas, elevando o livro à condição de objeto de arte.

Foto: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko
Foto: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko

Endereço
Morioka Shoten
Susuzki Building 1F
1-28-15 Ginza,
Chuo-ku
Tokyo


Foto destaque: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko