Em maio de 2015, Yoshiyuki Morioka abriu em Tóquio uma livraria diferente de todas as outras.
Na Morioka Shoten, nunca tem mais do que um título por vez em estoque. O livro da semana fica exposto numa mesa simples, no meio da livraria. O espaço minimalista da loja abriga objetos e quadros, como numa exposição, tendo o livro “em cartaz” como peça principal.

Antes de abrir a livraria Morioka Shoten, Morioka cuidou durante 10 anos de uma loja maior e relatou sua experiência ao jornal britânico The Guardian:
“Lá, eu tinha por volta de 200 livros em estoque e organizava vários lançamentos a cada ano. Durante esses eventos, muitas pessoas visitaram a loja por conta de um singelo livro. Vendo isso com frequência, comecei a acreditar que talvez seria possível ter uma livraria com apenas um livro.”
Hoje em dia, a venda de livros físicos está passando pela mesma transição que a música enfrentou quando sua distribuição se digitalizou. Os livros impressos perdem espaço para os ebooks e leitores com e-ink. Com a sua loja, Morioka valoriza não só o livro impresso, mas a curadoria e a relação entre leitor e livraria.
Fazendo um paralelo com a digitalização da música, que valorizou o disco de vinil como suporte, talvez veremos na próxima década livros de bolso seguindo o destino dos CDs e eventualmente uma volta das capas duras bonitas e super bem trabalhadas, elevando o livro à condição de objeto de arte.

Endereço
Morioka Shoten
Susuzki Building 1F
1-28-15 Ginza,
Chuo-ku
Tokyo
Foto destaque: Nacasa & Partners, Miyuki Kaneko