5 lugares que você tem que ir em 2016 por Ricardo Gaioso

Ricardo Gaioso é um amigo querido que eu conheci ainda quando ele tinha o delicioso Pequi, blog focado em design, mas que sempre trazia tendências ao redor do mundo. E é assim que eu o vejo: um cara que está em campo caçando e percebendo tendências. Ele está sempre para cima e para baixo em cidades e eventos incríveis, com uma agenda lotada. Atualmente está à frente da Timbre, agência de comunicação que encontra expressão através de estratégias criativas, desenhadas a partir de design e arquitetura. Gaioso é diretor criativo e jornalista e tem se envolvido na comunicação de campanhas, exposições temporárias, coleções de mobiliário, pesquisas de tendências e também na curadoria de exposições. Quando resolvi escolher algumas pessoas para me contarem para “onde eu tenho que ir em 2016”, ele foi uma das primeiras que me vieram à mente. E a escolha não poderia ter sido mais acertada.

R

Sónar Reykjavik: Além de ser um dos destinos mais insólitos do planeta, a Islândia não apenas reserva paisagens surreais como é palco do festival que reúne bandas independentes e grandes talentos nórdicos no Harpa, edifício histórico desenhado por Olafur Eliasson. Desculpa perfeita para se emaranhar pelas estradas de pedras que cortam a ilha, em meio a vulcões, geleiras e piscinas naturais efervescentes. Acontece entre os dias 18 e 20 de Fevereiro de 2016, em Reykjavik, Islândia.

 

Harpa, onde acontece o Sónar Reykjavik
Harpa, onde acontece o Sónar Reykjavik

Salone del Mobile de Milão: O maior evento de tendências em design e arquitetura do mundo, descortinando a um público ávido por novidade, alternativas de encher os olhos e esvaziar os bolsos, com o melhor do 3º F da Itália. Acontece entre os dias 12 e 17 de Abril de 2016, em Milão.

Foto: Paolo Bona / Shutterstock.com
Foto: Paolo Bona / Shutterstock.com
OKU Café, em Kyoto: Uma verdadeira experiência gastronômica em uma antiga construção de 80 anos no bairro das geishas (Gion) em Kyoto. O chef Hisato Nakahigashi criou uma versão petit do seu estrelado restaurante, com um menu degustação que desenha um universo lúdico de cerâmicas e texturas para esquecer o caminho de casa. 570-119 Gionmachiminamigawa, Higashiyama-kuKyoto 
Oku, Kyoto. Foto: Nicholas Coldicott
Oku, Kyoto. Foto: Nicholas Coldicott
Art Basel (Suíça): com as deliciosas sunset parties no Vitra Museum e Fundação Beyeler atravessando a fronteira da Alemanha. Acontece em Basel, Suíça, entre 16 e 19 de Junho de 2016.

Olimpíadas do Rio: Dispensando apresentações, acho que vale a pena como cidadão brasileiro prestigiar o ápice do esporte mundial dentro de casa. Acontece entre 5 a 21 de Agosto de 2016, no Rio de Janeiro.

 

O Parque Olímpico. Foto: Empresa Olímpica Municipal
O Parque Olímpico. Foto: Empresa Olímpica Municipal
E para já ir se preparando também para 2017:
Documenta: Uma exposição de arte que toma as ruas de Kassel, na Alemanha, com instalações em larga escala, estruturas monumentais e intervenções artísticas, em timing perfeito com a abertura da Bienal de Veneza. A edição de 2017 terá a Grécia como tema central e acontece também em Atenas entre os dias 8 de Abril a 16 de Julho de 2017. Em Kassel, a Documenta acontece entre 10 de Junho e 17 de Setembro de 2017.
*Foto Destaque: Reykjavik – NIRUN NUNMEESRI / shutterstock.com