Como escolher seu lugar no vôo

Se tem uma coisa que é unânime entre todos os viajantes é que viagens longas de avião são uma tortura. Pelo menos para quem está espremido entre os mortais lá na turma do fundão da classe econômica. Para tentar aliviar um pouco a sensação de lata de sardinha, cada um tem uma técnica, mas acho que elas são meio como receita de chá de avó para curar gripe. Acredita quem quer, usa quem acredita.

Eu, por exemplo, gosto sempre de reservar meu lugar assim que compro a passagem. Como sempre estou acompanhado, tento pegar aqueles lugares no fundo do avião, onda as fileiras das pontas afunilam e são apenas duplas. Pena que algumas companhias agora começaram a cobrar para reservá-los. E tem gente que acha que o fundo do avião chacoalha mais, então prefere evitar. Eu não gosto de ir perto da asa, porque acho o barulho da turbina alto demais.

Quem não gosta de janela (sim, eles existem) geralmente prefere os corredores das fileiras do meio. Parece uma loucura, mas pense que, uma vez que você vai ter que levantar para os outros irem ao banheiro, melhor que seja uma pessoa só, do que duas. É uma boa lógica.

Nossa aventureira Vanessa, que geralmente viaja sozinha, tem uma técnica bem interessante, mas cheia de risco – como ela tanto gosta. A Van faz questão de ser a última pessoa a embarcar. Mas a última mesmo, tipo last call. Assim, enquanto as pessoas estão tentando encontrar a posição que vão encarar pelas próximas horas, ela desfila entre as fileiras para escolher aquela que mais lhe apetece. Se fosse comigo, azarado que só, com certeza eu pegaria o vôo lotado e aquele lugar no meio entre adolescentes e crianças de colo. Mas ela tem dado bastante sorte e geralmente acha aquele assento com um ou dois lugares vagos ao lado.

Se você é que nem eu, mas ainda não tem muita idéia do que fazer para reservar um lugar, dois sites podem dar uma mão. O Seat Expert e o SeatGuru (do TripAdvisor) são grandes catálogos de vôos e aviões. Se você colocar lá o número do teu vôo e a data, ele te diz qual é o avião que você vai voar, mostra o mapa de assentos dele, e ainda indica os melhores – e principalmente os piores – lugares. Ainda dizem quais são os assentos que não reclinam, a posição dos banheiros, saídas de emergência, etc.

*Foto de destaque: Shutterstock – Zastolskiy Victor