Nem todo mundo sofre do bichinho do passaporte carimbado, aquele que faz a gente desembarcar do avião, do trem ou do ônibus já pensando em voltar. Algumas pessoas precisam de um empurrãzinho, de uma inspiração para apontar o dedo para o mapa-mundi, fazer as malas e viajar.
Para alguns ela vêem de dicas de amigos, para outras de blogs, como aquele tal Chicken or Pasta. Muitas vem dos sonhos infantis, de revistas e as vezes de livros. Outra grande e inspiradora fonte é o cinema. Vai dizer que nunca sentiu vontade conhecer Macchu Picchu depois de assistir Diários de Motocicleta? Ou os mercados do Marrocos onde o Indiana Jones vivia se metendo em confusão. Ou até mesmo o Tibete, aquele longínquo destino que virou febre depois dos sete anos que Brad Pitt passou por lá.
O fato é que o cinema inspira de muitas formas os viajantes e alguns filmes conhecidos, ou nem tanto, trazem aquela vontade de fazer as malas. Então resolvi montar uma seleção com 5 desses filmes, que se não te fizerem programar sua próxima viagem, pelo menos vão te fazer ter vontade conhecer. Inspirem-se!

A Map For Saturday
Esse documentário é de 2007 e conta a história de um homem que larga um cômodo trabalho na HBO e, com sua mochila nas costas, sai para conhecer o mundo. Mostra as diferentes maneiras de como as pessoas viajam e a realidade nua e crua do que é tirar um ano sabático, seus altos e baixos. Sua jornada começa pela Austrália, depois percorre o Sudeste da Ásia, seguindo pela Índia e pelo Nepal e então vai para a Europa, antes de findá-la na América do Sul. Caso você pense em fazer algo parecido com isso, esse documentário vai te ajudar a fazer a escolha certa.

O Caminho (The Way)
Caminho é uma bela história sobre um pai que resolve fazer o Caminho de Santiago para homenagear seu filho que acaba de morrer. A experiência muda completamente a visão do homem, que é forçado a fazer amizades com estranhos e examinar sua vida durante a longa viagem de 800 km. Uma mistura eclética de personagens, que percorrem esse caminho, cada um com suas próprias razões para estar ali. O filme certamente vai te deixar interessado em fazer esse camino em algum momento da sua vida. É uma mistura de drama com comédia que vale as duas horas perdidas.

A Viagem para Darjeeling (The Darjeeling Limited)
Uma comédia muito doida sobre três irmãos ricos e mimados em uma viagem de trem pela Índia. Os três não se falam há um ano e essa viagem serve supostamente para curar o “ranço” entre eles. No início da viagem tudo vai de mal a pior, pois as brigas são constantes e os remédios para depressão, que assolam os três, são ingeridos como se fossem doces de crianças. Até que todas essas experiências doidas vividas ao longo do caminho finalmente começam a colocar o ponto de vista dos três em um novo ângulo de perspectiva. O filme é super divertido e tem uma fotografia ótima. Inclusive dá uma vontadinha de conhecer a Índia!

Encounters At The End Of The World
Um filme super bonito e bem humorado sobre os humanos e os animais que vivem lá nos confins da Antártida. Sim, vale o exagero! Dirigido por Werner Herzog, um dos melhores diretores do cinema alemão, o filme mostra um interessante e divertido contraposto entre o cotidiano das pessoas que trabalham em pesquisas na Fundação Nacional de Ciência Americana , os animais da região e o ambiente que os cerca. Esqueça aquela forma como a gente vê a Antártida no Discovery Channel! Esse filme vai ganhar uma estrelinha no ranking dos seus filmes de viagem, como ganhou no meu.

Um Ano Especial (A Good Year)
Dirigido por Ridley Scott, o filme conta a história de um corretor de sucesso da bolsa de Londres cujo o tio morre e deixa de herança um lindo castelo com vinhedo no interior da França. Quando visita o lugar rapidamente para preparar a sua venda, acaba se apaixonando pelo estilo de vida livre de estresse e pela beleza do lugar. Os flashbacks de sua infância em companhia do tio também o deixam nostálgico e o fazem sentir preso ao lugar. O filme é engraçado, embora sua mensagem seja que a vida é muito mais importante que o dinheiro. Ainda não assisti esse, mas quem me indicou diz que certamente vai dar vontade conhecer o sul da França. Tomara!