Os percursos de Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi é italiana de nascença, mas adotou o Brasil de tal forma que sua arquitetura se confunde com a história do nosso país. Sua obra é conhecida pelo grande público pelos icônicos MASP e SESC Pompéia, mas o trabalho que ela desenvolveu em terras tupiniquins de sua chegada em 1946 até sua morte em 1992 vai muito além deles. Lina nasceu em 5 de dezembro de 1914, e desde o ano passado o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi está fazendo uma série de exposições para comemorar o centenário da aclamada arquiteta. A mostra ‘Lina em Casa: Percursos‘ faz parte dessa comemoração.

Lá dá para conferir vários documentos, muitos deles inéditos, que mostram a jornada que ela traçou desde a chegada da Europa devastada pela Guerra, e sua consequente ligação com os pensamentos comunistas da época, até a aproximação com pensamentos nacionalistas radicais e propositivos, com discurso voltado para questões ambientais e ecológicos. O caminho de Lina aparece não só em projetos e maquetes, mas também cartas e objetos pessoais, vídeos, fotos e trabalhos desenvolvidos por ela em outros campos, como a dramaturgia e a cinematografia.

Processed with VSCOcam with g3 preset

É uma chance única de ver uma outra faceta dessa grande artista, ativista e pensadora brasileira, e com um saldo positivo ainda maior. A exposição, claro, está em cartaz na Casa de Vidro, a casa onde ela própria morou desde sua construção em 1952 até o fim de sua vida. Essa casa fica no Morumbi, e hoje está fechada por uma mata densa e exuberante, que pouco deixa ver do entorno, mas que na época da construção dava vista para as fazendas da área. A casa passou décadas fechada a espera de um trabalho de restauro, e agora finalmente está apta a receber o público, mas as oportunidades de visitá-la são poucas. Vale aproveitar a chance. Duvido não se apaixonar pelo mundo de Lina.

Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura, 200
Tel: (11) 3743 3875
Aberta até 19 de julho
De quinta a domingo das 10h às 16h30
Entrada franca.

IMG_8164 Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with g3 preset