O segredo das siglas dos aeroportos

Algumas fazem sentido imediatamente ao serem lidas, outras a gente fica matutando um pouco antes de entender e ainda tem aquelas que a gente acaba desencanando de entender e se conformando com o mistério. O fato é que finalmente alguém resolveu deixar essa informação ao alcance de todos nós e, felizmente, geralmente há uma explicação razoável para aquelas três misteriosas letras.

Captura de Tela 2015-03-26 às 09.34.25

A origem destas siglas vem de um código criado pela IATA, International Air Transport Association, e que o site do Airport Cod esclarece de forma super divertida. Criado e desenvolvido por Lynn Fisher e Nick Crohn, o Airport Cod é praticamente uma Wikipedia desses códigos, com os significados de mais de 260 aeroportos. O site ainda possui uma página de colaborativa para que os usuários possam adicionar mais informações.

O aeroporto de Boise nos EUA, o BOI, é orginalmente chamado de Gowen Field, em homenagem a um horando Tenente chamado Paul R. Gowen que comandava um aeroporto militar que funcionava ali anos atrás. Mas o BOI vem obviamente das 3 primeiras letras do nome da cidade, BOIse. Já o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Brasília, foi renomeado em 1999 para homenagear o ilustre presidente. Seu código IATA, BSB, como todo mundo sabe e nem todo mundo entende o porque do segundo B, vem da junção dos nomes da cidade e do país onde se localiza: BraSília, Brasil.

O fato de saber o significado de cada um dos códigos IATA não tende a ser algo super útil para quem viaja, mas pode ser super interessante. Inclusive, se você quiser testar seus conhecimentos, a gente já deu a dica de um joguinho lá no nosso Facebook. E tudo bem deixar o Airport Cod aberto na janela ao lado.

Captura de Tela 2015-03-25 às 21.43.00

 

Captura de Tela 2015-03-25 às 21.44.52 1

 

Captura de Tela 2015-03-25 às 21.44.09

Foto destaque: Wikipedia