Filó: restaurante de cozinha mediterrânea sem frescura em Pinheiros

Vários restaurantes tem toda uma história pronta na hora de contar a inspiração do cardápio. Pena que o storytelling nem sempre esteja refletido na comida. Não é o caso do Filó, recém aberto no Baixo Pinheiros. A chef Fernanda Campagnoli não tem papas na língua para contar de onde tirou as receitas deliciosas com sabores de Israel, Grécia, Turquia e outros países do Mediterrâneo: pesquisa pura e simples. Ela, inclusive, não nega a grande influência do chef Yotam Ottolenghi e seu best-seller de culinária Jerusalém. Mas no Filó ela se sentiu livre para recriar receitas clássicas com sua experiência em outras cozinhas.

Restaurante Filó, culinária mediterrânea, Pinheiros
Lulas recheadas e falafel acompanhados do Figueira, que leva gim, amaro, xarope de figo, limão siciliano e laranja. Foto: Jo Machado

O menu descomplicado é dividido em 3 blocos, cada um com vários pratos que dão água na boca. Nas entradas, o mezze de uva, o shakshuka e o homus com rosbife dividem espaço com simples fritas com zaatar, e o surpreendente falafel com picles de manga. Entre os pratos principais, tem opções leves para dias quentes, como as saladas elaboradas, e outros mais parrudos como o moussaka, os varenikes e o schnitzel, cada um com um toque pessoal da chef. O destaque fica para o Orzo, um macarrãozinho em formato de arroz, acompanhado de lula, camarão e linguiça defumada.

Pinheiros, Filó
A varanda dá a volta em todo o Filó – foto: Jo Machado

Fecham o cardápio as poucas sobremesas e os drinks, que se dividem entre os clássicos, as releituras de clássicos e as criações da casa. Nesses últimos, ingredientes inusitados – e bem alinhados ao tema – como os xaropes de zaatar, romã, açafrão e figo. Para completar o clima marítimo, o Filó se instalou em uma casa inteira avarandada, aberta para a rua, perfeita para os dias de verão. Só faltou mesmo a brisa e a vista do mar.

Filó
Rua Ferreira de Araújo, 732 – Pinheiros
Segunda e terça, das 12h às 15h. Quarta a sexta, das 12h às 15h, e das 19h à 0h. Sábado, das 12h às 17h e das 19h à 0h. Domingo, das 12h às 18h.