Olha o Airbnb surpreendendo novamente. Depois de anunciar que dois sortudos vão se hospedar como reis no castelo de Downtown Abbey, agora é a vez de levar cinco pessoas para a distante Antártida. A notícia boa é que entre os países selecionados para o programa o Brasil está entre eles.
O projeto Sabático na Antártida busca cinco voluntários para participar de uma missão científica. Um dos objetivos é mostrar o impacto ambiental que nós, seres humanos, estamos causando ao planeta. Não é necessário ter nenhuma qualificação especial, mas sim espírito aventureiro, paixão pelo meio ambiente e disposição para se candidatar.
O programa foi criado em parceria com a Ocean Conservancy. A missão vai rolar em dezembro com a cientista Kirstie Jones-Williams. O trabalho será coletar amostras de neve para saber até que ponto os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. Ao entender o impacto da poluição plástica gerada em outras partes do planeta, os viajantes vão trazer informações sobre como a comunidade global pode ajudar a proteger a Antártida e o planeta.
A expedição conta com um treinamento de imersão em Punta Arenas, no Chile, onde rolarão cursos de glaciologia e amostragem de campo, assim como trabalho de laboratório e prática de equipamentos. Os voluntários terão oportunidade de explorar a beleza de lugares da Antártida como Drake Icefall, Charles Peak Windscoop e Elephant’s Head para aprender sobre a geografia do continente.
Esse não é o primeiro sabático que o Airbnb propõe. O último foi na Itália num projeto de regeneração urbana. Os voluntários moraram por três meses em Grottole, no sul da Itália. O objetivo foi revitalizar uma comunidade que estava à beira da extinção.
Quem se animar, é só se inscrever até 8 de outubro de 2019. A inscrição precisa ser feita em inglês. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, falar inglês e ter disponibilidade para viajar entre 18 de novembro e 16 de dezembro de 2019.
Foto destaque: Yuriy Rzhemovskiy / Unsplash