4 podcasts de comida para você se deliciar

Os podcasts de comida estão bombando desde que começou a quarentena. O assunto é um alívio no meio de tanta notícia ruim, e todo mundo gosta. Por isso selecionamos os 4 que mais gostamos para você conhecer.

A era dos podcasts demorou para chegar, mas quando chegou veio com tudo. E a pandemia ainda deu uma boa alavancada nos programas de rádio do século 21, já que a gente tem ficado muuuito tempo em casa e qualquer entretenimento é bem vindo. O que não falta é assunto, e tem podcast do que você quiser. Mas no meio de tanta notícia bizarra e tantos acontecimentos baixo-astral, eu tive que dar um tempo de ouvir vários podcasts fantásticos (desculpe, Medo e Delírio em Brasília) para buscar coisas mais leves, que me dessem um pouco de alento para o coração.

Falou em alento, para mim falou de comida. Quando percebi, já estava seguindo vários programas dedicados a falar do que pomos na mesa e na boca. Comida é uma das poucas coisas que unem a humanidade, e convenhamos, não tem tempo ruim quando esse é o tema. Me descobri viciado em 4 podcasts de comida que tratam do assunto das formas mais diferentes, mas todos tem uma coisa em comum: são puro deleite auditivo.

Cadê a Receita, Rita Lobo? – com Rita Lobo

'Cadê a Receita, Rita Lobo' é um dos nossos podcasts de comida favoritos do ano.

Podemos encerrar as votações, a rainha absoluta da quarentena no Brasil é ela. Ninguém trabalhou tanto quanto a Palmirinha 2.1, que manteve seu Cozinha Prática no GNT, fez lives inúmeras para levar todo mundo para a cozinha, criou uma newsletter semanal, entrou para o boletim diário do Canal Meio, criou cursos de culinária, e ainda estreou seu próprio podcast.

Com tantos canais para dar suas receitas maravilhosas, a Rita achou que pelo menos no áudio ela podia deixar as panelas um pouco de lado para focar nas histórias dos convidados relacionadas a comida: memórias afetivas, truques caseiros, histórias pessoais e muito mais. Daí o nome, meio provocativo. A lista de convidados da primeira temporada passa por artistas, esportistas, jornalistas, cozinheiros e outros. Vira e mexe, escapa alguma receitinha, sim, como o curioso pudim de abóbora do Lulu Santos.

Os episódios tem de 30 a 45 minutos, e são sempre levados pela Rita com a simpatia que é característica dela. Eu recomendo os episódios com Ivete (claro!) que abre a temporada, do chef Thiago Castanheiro e da musa da cozinha Paola Carosella.

Por Aí – com Patrícia Ferraz

Se você lê o jornal Estadão, ou ouve a Rádio Eldorado, você já deve ter topado com as críticas gastronômicas da Patrícia Ferraz. Ela é editora do caderno Paladar, e tem um programete chamado ‘Por Aí’ com drops durante a programação da rádio. Eu sempre gostei das críticas dela, porque ela fala de gastronomia sem nenhuma afetação e muita paixão pelo que faz.

Mas veio a pandemia, e não rolava mais ficar circulando por aqui ou por aí, então a Patrícia teve que se adequar. Assim ela replicou o seu programa de rádio para as plataformas de podcasts, mas adequou o conteúdo para os novos tempos. Surgiu a hashtag #FicaAí, com as dicas dela dos melhores deliveries de São Paulo. Nada escapa ao seu paladar afiado: ela conta se os pratos chegam quentes ou frios, se murcham no caminho da entrega, se as embalagens são bem pensadas e, óbvio, como estava a comida.

Entre as várias dicas deliciosas de lugares e pratos, ela ainda criou uma série de 12 episódios com dicas valiosas de gastronomia da Espanha, para fazer nosso gatilho de viagem disparar como filme de faroeste. E o melhor de tudo: o episódio mais longo tem pouco mais de 3 minutos. São os podcasts de comida mais curtos do mundo!

Table Manners – com Jessie & Lennie Ware

Table Manners é um dos podcasts de comida pioneiros no mundo, e um dos mais divertidos.

Falar de comida é bom demais, e a gente acaba conhecendo bem a intimidade das pessoas. Mas para manjar do tema, tem que saber comer bem! O Table Manners é uma das melhores descobertas do meu ano. O programa é gravado pela cantora inglesa Jessie Ware (se você não ouviu o álbum dela lançado na quarentena, corre!) e sua mãe Lennie. Como não poderia deixar de ser, Lennie é uma grande cozinheira, e a Jessie virou uma profissional do garfo, bem gente como a gente. Numa casa onde se come bem assim, claro que os encontros são sempre à mesa.

Pois as duas resolveram marcar jantares em casa para convidados muito especiais, e enquanto os visitantes provam as receitas de Lennie, as duas tentam arrancar segredos e histórias gastronômicas de gente como Dolly Parton, Kylie Minogue, John Legend, Alanis Morissette, Kiefer Sutherland e Jamie Oliver. As conversas são sempre regadas a bons drinks e nenhum freio.

O podcast começou em 2017 e já está na 11ª temporada. No último ano, muitos episódios foram gravados online, o que é uma pena, mas ainda assim as conversas são saborosas e as anfitriãs são muito divertidas. Entre as perguntas recorrentes estão se os convidados tem bons modos à mesa, e qual seria a última refeição antes de ir para uma ilha deserta, contando entrada, prato, sobremesa e drink. Eu já gostava da Jessie Ware como música, agora gosto ainda mais dela e já me sinto um pouco parte da família.

Panela de Impressão – com Elaine de Azevedo

A gente já se divertiu um monte falando de comida, mas comida é assunto sério. Nunca encontrei alguém que falasse com tanta propriedade e tanta honestidade sobre todo o universo que envolve a alimentação que a Elaine de Azevedo. Ela é nutricionista, socióloga da alimentação, professora PhD, autora do livro Alimentos Orgânicos, e agora durante a pandemia ela virou podcaster, para nossa alegria.

No Panela de Impressão, ela trata de vários temas importantes para entendermos tudo que acontece no mundo em relação à comida. Tem episódio sobre vegetarianismo, alimentos orgânicos, obesidade, lobby da indústria, fome, as lendas da nutrição… enfim, é um mergulho intenso num assunto tão próximo a nós, mas que conhecemos tão pouco.

O melhor é que a Elaine, além de ser uma absoluta craque em tudo que está falando, é também uma ótima contadora de histórias e uma profissional do deboche refinado. Os episódios são curtos (de 10 a 30 minutos) e eu fiquei mais viciado que em qualquer série da Netflix. Se tem um prêmio de podcast de comida do ano, esse com certeza leva a estatueta!

Tem outros podcasts de comida para nos indicar? Manda uma mensagem para nós!

*Imagem de destaque: Rachel Park on Unsplash