O próximo destino do Roteiro Normandia é um pequeno e charmoso balneário, que une praia, artes e luxo. Sabia o que fazer em Deauville.

Esqueça o chinelo, o biquini e a farofa. Quem sair de Paris para pegar uma praia no fim de semana, tem que ir bem mais preparado que isso. Estou falando de mulheres de chapelão e roupas esvoaçantes de grife, homens elegantes com ternos de linho, e uma boa dose de nonchalance de quem não tem boletos para pagar no fim do mês. Assim é o verão na elegante Deauville, a 200km da capital francesa.
Se em Étretat, pegar praia como estamos acostumados é inviável por conta das pedras, aqui o que não falta é espaço na areia fina para se recostar assistindo as gaivotas dançarem ao som do quebrar das ondas. A faixa de areia é bem larga, e a praia se estende por alguns quilômetros. Mas em um balneário tão sofisticado, é claro que tem muito mais o que fazer em Deauville do que ficar fritando no sol como reles mortais.

A vila de Deauville se estabeleceu em meados do século 19, quando as famílias mais abastadas de Paris começaram a frequentar por ser a praia mais próxima da capital. Além da praia, a elite parisiense era atraída pelas corridas de cavalo do Hipódromo La Touques, que até hoje reúne multidões. Na virada do século 20, chegaram os grandes hotéis de luxo e o suntuoso cassino, que só reforçaram o caráter aristocrático da cidade. A imponente fachada dos majestosos Hôtel Barrière Le Normandy e Hôtel Barrière Le Royal parecem saídos diretamente de um filme do Wes Anderson. Também foi construída a Promenade de Planche – o equivalente ao nosso calçadão (em caiçarês nativo) – que aqui é ladeado por pequenos vestiários que recebem nomes de estrelas do cinema, como Gregory Peck e Lauren Bacall.

Hoje o clima nas ruas da cidade é bem esse, de cenário de filme. Tudo muito lindo, tranquilo e refinado. Se você vier para cá, não espere mil atividades para preencher o tempo. Além de apreciar os prédios em estilo normando restauradíssimos, tomar um brunch na calçada dos muitos cafés ao redor da Place de Morny, e bater perna olhando as muitas lojas (e comprando, se você puder). Deauville tem poucos pontos turísticos, o que pode ser uma maravilha se a ideia é relaxar.

Um dos lugares mais importantes para se visitar é, sem dúvida, a Villa Strassburger. Esse pomposo palácio típico da Belle Époque foi construído em 1907 pelo Barão Henri de Rothschild em um terreno que pertenceu à família de Gustave Flaubert, e foi doado à prefeitura em 1980. Ali escondida numa rua lateral do Le Normandy fica também a primeira loja de Coco Chanel, aberta em 1913, e que vendia apenas chapéus. Infelizmente hoje você encontra ali só uma loja de roupas qualquer, e se não fosse por uma placa indicando, ninguém sequer saberia do fato.

Mas o que movimenta a cidade, e que traz um pouco de vida burguesa no meio de tanta nobreza, são os eventos. Desde 1975, Deauville cedia o Festival Anual de Cinema Americano, que já premiou filmes como ‘Little Miss Sunshine’, ‘Being John Malkovich’ e ‘Hedwig and the Angry Inch’. No mês de setembro, os grandes hotéis viram um desfile de celebridades classe AAA, indo de George Clooney a Catherine Deneuve. Um pouco menos glamuroso, mas ainda muito interessante, o Planche(s) Contact é um festival voltado para a fotografia que reúne grandes profissionais e novos nomes da cena em residências artísticas para registrar a própria cidade. Depois, as fotos são expostas em mostras fechadas e instalações ao ar livre por todos os lados. Vai de outubro a janeiro. E, quem diria, Deauville tem até um festival de tatuagem! Uh-la-la!

Deauville fica na comuna de Calvados, que é conhecida pela bebida homônima. Calvados, a bebida, é um destilado da família do conhaque, mas feito a partir da cidra de maçã, super comum na região. Vários lugares oferecem degustação da iguaria, mas um lugar te ensina tudo que você pode querer saber sobre ela. O Calvados Experience fica na estrada que leva a Deauville, próxima a Pont-l’Évêque (sim, a do queijo), e depois de uma apresentação em realidade aumentada, depois você é levado à Disneylândia do Calvados, com degustação de várias marcas, e uma loja para encher a mala de presentes. É meio cafona, eu admito, mas é divertido.

Para chegar a Deauville, você chega em 2h vindo de Paris, seja de carro ou de trem. Uma vez lá, dá para rodar a vila inteira a pé. Ao lado da estação passa o rio La Touques que separa Deauville de Trouville-sur-Mer. A irmã ‘pobre’ ao lado também é lindinha, mais discreta e cheia de ruas estreitas ladeadas de casas seculares. Mas para liberar a Elizabeth Taylor que existe em você, nada melhor que desfilar para ver e ser visto na orla de Deauville.
Veja também:
Roteiro Normandia – vídeo
Roteiro Normandia – o que fazer em Étretat
*Agradecimento especial ao Le Havre Tourisme e à Agência EComunica pelo convite.
Foto de destaque: Renato Salles