Raw Burger n Bar: aula de drinks e boas opções para o setembro sem carne

O nome engana um pouco. Muita gente chama essa esquina gastronômica da Vila Madalena por metade do nome, e isso é um erro. O and bar é tão ou mais importante que o resto, e eu vou te dar alguns bons motivos para você ir conferir por conta própria o Raw Burger n Bar. E daí você também vai chamar ele como se deve, com todas as letras.

O Raw Burger n Bar nasceu em 2015 com um slogan bem claro: ‘come hungry, leave drunk‘ – ou, venha com fome e saia bêbado. Para isso, os sócios Rudney e Thiago exploraram o significado do raw do nome ao máximo. Raw, em tradução direta, significa cru, que faz referência à matéria prima principal do menu. Mas também pode significar bruto, rústico. E foi essa ideia que eles levaram para o cardápio, a decoração, o atendimento e, principalmente, para a experiência. Lá a comida não tem frescura. Não tem talher para você comer com a mão mesmo. Eles não fazem alterações nos pratos. É para se lambuzar, e se divertir com isso.

Raw Burger n Bar, barman Celio Altair
O bartender Celio Altair ensina o dry martini perfeito – foto: Renato Salles

E então tem o ‘and bar‘. Junto com os hambúrgueres polpudos e elaborados, o Raw tem um bar de respeito. Tem cervejas variadas e geladas, sim. Mas eles querem que você vá além e estenda a noite com (muitos) bons drinks. Sob o comando do bartender Celio Altair, a carta tem receitas originais surpreendentes, que são feitas com bebidas de primeira. Só de gim-tônica, por exemplo, eles tem 25 receitas. E tem excelentes clássicos, como dry martini, moscow mule, e o negroni, que tem também uma versão defumada.

Raw Liquor Lab, drinks, burger
‘All you need is love. And gin. And tonic.’ – foto: Renato Salles

Quer agora o primeiro bom motivo para ir conhecer o Raw Burger n Bar? Eles estão fazendo uma série de aulas de drinks bem diferentona. A cada mês, uma bebida é a estrela, e um especialista nela é convidado para criar 3 drinks exclusivos, um a cada semana. Na última semana do mês acontece o Raw Liquor Lab. O especialista convidado dá uma aula cheia de história e cultura sobre a bebida, e em seguida ensina a fazer os 3 drinks criados. Com degustação, claro! A aula é para grupos de 10 pessoas, e inclui ainda uma garrafa da bebida do mês de brinde. Em julho e agosto, as estrelas foram o saquê e o gim. O Lab de setembro traz a sommelier Isadora Fornari (aka. Isadinha) para falar de cachaça. Em outubro, a bartender Adriana Pino fala de vodka e, em novembro ela volta para falar de tequila. Programão!

Raw Burger n Bar, Raw Liquor Lab, Celso Altair, Vila Madalena
No Raw Liquor Lab dá tempo de aprender, provar e tirar foto para postar – foto: Renato Salles

Tá! Mas o CoP não está abraçando a causa do setembro sem carne? E vem falar de hamburguer??

Pois é, aqui está o segundo bom motivo para correr para lá. O Raw sempre teve uma preocupação muito grande com o cardápio vegetariano. Tanto que montaram uma cozinha específica para isso, onde não há contaminação. O menu não tem 1 ou 2 opções para quem não come carne. Ele tem 8, incluindo opções veganas. E nada de fazer um burger qualquer e ficar trocando os acompanhamentos. A receitas incluem burgers de soja com cevada, grão de bico, beterraba, abóbora com tapioca e cogumelos. Tem para todos os gostos. O cardápio também tem uma bela seleção de comidinhas sem carne que valem a pena (os bolinhos de espinafre e as batatas fritas trufadas são deliciosas!).

hamburgue vegetariano, setembro sem carne
Trio de delícias: Beet n Avocado Crush, Cheddar Veggie Melt e Smashing Pumpkins – foto: Jo Machado

Ou seja, não tem desculpa para não ir. O Raw Burger n Bar é daqueles lugares para ir comer – e beber – com gosto! É tudo fresco, é tudo feito na casa, com o maior carinho e muita preocupação com a qualidade. Mas com um clima bem despojado, porque um burger de verdade não dá para emperequetar, certo?

Raw Burger n Bar
Rua Aspicuelta, 176 – Vila Madalena
De segunda a sábado, das 12h às 23h30. Domingo, das 12h às 22h30.

Inscrições para o Raw Liquor Lab pelo Facebook

*Foto de destaque: Ola Persson