Passou voando. O Farol Santander está completando seu primeiro ano de vida, e já coleciona sucessos. Desde 25 de janeiro de 2018, o Banespão recebeu mais de 300 mil visitantes, e reinseriu o edifício-ícone de São Paulo no circuito cultural da cidade. Para comemorar a data, eles anunciaram as novidades que virão em 2019, e que prometem deixar o Farol Santander ainda mais agitado.

No campo das artes, as novidades já chegam a partir de amanhã (22/01). Como vem sido feito desde o começo, os andares 22 e 23 recebem instalações imersivas com duração de 3 meses. O ano abre com a exposição ‘Além do Infinito‘, que junta duas obras bem diferentes, mas que conversam em seus propósitos. A primeira é ‘UP THERE’, da artista visual brasileira Regina Silveira, que acaba de completar prolíficos 80 anos. Nela, o espectador flutua entre a atmosfera da Terra durante o dia, e a imensidão do espaço à noite, sem nunca tocar no solo. A segunda é ‘Beyond Infinity’, instalação multissensorial do artista francês Serge Salat. Aqui o ambiente mistura espelhos, luzes, música e arte fractal para nos transportar a uma dimensão abstrata e teatral. O trabalho de Salat foi uma das inspirações visuais para o filme ‘Inception’, que fica muito evidente em ‘Beyond Infinity’.
Isso é o que temos até abril. Em maio, os dois andares serão ocupados pelo trabalho inédito no Brasil do coletivo japonês TeamLab. A gente já falou sobre o trabalho deles aqui, e já não conseguimos nos aguentar de expectativa. E já em fevereiro, os andares 19 e 20 receberão uma exposição temática sobre a eterna Rainha do Rádio brasileira Hebe Camargo. Será uma oportunidade única de realizar o sonho de sentar no sofá da Hebe. O ano ainda vai contar com a mostra ‘Riscos e Rabiscos‘, explorando o universo da tipografia, e ‘Etnos – Faces da Diversidade‘, que contará a história da diversidade humana através de máscaras étnicas.

Outro grande pilar com muitas apostas do Farol Santander em 2019 é a gastronomia. Será nada menos que 4 novos andares ocupados pela boa comida. O Boteco do 28, no 28º andar, será um restaurante inspirado nos bares de tapas espanhóis, com clima bem despojado, e previsão de abertura para março. O Restaurante do 29, que abre em abril, será uma homenagem aos restaurantes sofisticados clássicos de São Paulo. Nele, chefs renomados trarão experiências gastronômicas exclusivas de curta temporada. E o LAB do 31 será uma escola gastronômica que poderá ser usada para aulas e eventos.
Mas se você não aguenta esperar (nós também não!), pode se preparar para o novo point do Centro Velho que abre já agora em 1 de fevereiro. A turma do SubAstor tomou conta do subsolo do prédio, onde ficava o cofre do antigo Banco do Estado de São Paulo, e ali instalou a filial do famoso bar da Vila Madalena. O espaço, inaugurando em 1947, é tombado pelo Patrimônio Histórico, sofreu mínimas interferências, e mantém as características da época, mas com uma ambientação bacana como a do primeiro SubAstor. A carta de drinks é assinada por Fabio la Pietra, que criou um drink exclusivo chamado The Hidden (whisky, vermute, campari e chá de rooibos). O Bar do Cofre SubAstor vai funcionar de quinta a sábado, das 17h à 1h.

E se isso não é suficiente, o resto do Farol Santander segue a toda, com pequenas adições. A Arena do 8 continua com sua programação intensa de debates e encontros ligados a cultura, moda e gastronomia. A SPFW, que esteve no Farol na última temporada, deve voltar para mais duas edições ali nesse ano. O saguão ganhou uma pequena loja de souvenires. E a corrida vertical pelas escadas, que aconteceu em dezembro e faz parte do circuito Santander Track&Field Run Series, fez tanto sucesso que deve voltar esse ano. Tá bom agora?
Farol Santander
Rua João Brícola, 24 – Centro
De terça a sábado, das 9 às 20h. Domingo, das 9h às 19h.
Ingressos: R$20 (visitação completa).
Entrada ao Bar do Cofre ou a eventos específicos não necessitam de ingresso.
*Foto do destaque: um dos ambientes do Bar do Cofre SubAstor – Renato Salles