Museus incríveis: Louisiana, na Dinamarca

O nome desse museu não parece estranho até que se descubra onde ele fica: na Dinamarca. O Louisiana Museum of Modern Art não tem nada a ver com o estado americano. Recebeu esse nome porque o antigo dono da propriedade onde ele fica, Alexander Brun, teve nada menos que 3 esposas com o mesmo nome – Louise. Não se deixe levar pela conotação caipira do termo. O museu é o mais visitado da Dinamarca, e abriga uma coleção incrível de arte moderna e contemporânea com mais de 3mil obras, desde a época da II Guerra Mundial até os dias de hoje. Também é palco para algumas das exposições mais famosas e impressionantes do mundo. São em torno de 8 a 12 por ano. Um exemplo, foi o artista Olafur Eliasson montou projeto sitespecific Riverbed, em que muitas salas do museu foram preenchidas de terra e pedra, que revertia a relação da natureza com a arte. Outro é a obra Gleaming Lights of the Souls, da Yayoi Kusama, que está no museu desde 2008.

_30B3923 ny

O museu foi inaugurado em 1958 por Knud W. Jensen, e a ideia era ser uma grande coleção de arte moderna dinamarquesa. Mas em alguns anos o objetivo mudou e ele começou a montar um dos melhores acervos de arte moderna mundial, que inclui Picasso, Warhol, Liechtenstein, Rauschenberg, Giacometti e muitos outros. Além disso, ele sempre trabalhou com uma metodologia que acabou intitulada ‘princípio da sauna’ na hora de organizar as exposições: todas eras dividas em partes ‘quentes’ (de artistas muito populares) e ‘frias’ (com artistas novos ou desconhecidos), para que o público conheça algo novo em cada visita dedicada a algo que já estão familiarizados.

download (4)

A arquitetura do museu é um outro fator que explica o sucesso de público. O projeto inicial, de Jørgen Bo e Wilhlem Wohlert, seguia o partido da villa antiga de Brun, integrando a construção com os jardins em volta e a vista da Suécia através do mar. Por isso, muitas galerias era nada mais que corredores envidraçados. Ao longo das décadas, o museu sofreu várias expansões, mas sempre seguindo a arquitetura modernista original, criando então galerias maiores, com pés direitos altos e mais andares. Em uma dessas obras, uma sala de concerto com acústica perfeita foi construída para abrigar não só espetáculos de música, mas também palestras, debates e outro eventos. A partir de 2007, as apresentações de música começaram a ser filmadas e estão todas disponíveis no site Louisiana Music.

download (3)

Mesmo que não é lá muito chegado em arte vai curtir uma visita ao Louisiana. O complexo conta com muita atividade além das exposições. Os jardins em volta são maravilhosos e cheios de esculturas de nomes como Alexander Calder, Louise Bourgeois, Henry Moore, Joan Miró, Max Ernst e outros. Passeando pela área, ainda tem algumas obras sitespecific de Enzo Cucchi, Dani Karavan and George Trakas, no melhor estilo Inhotim. Para as crianças, uma ala de 3 andares tem atividades durante todos os dias, onde os pequenos (até 16 anos) podem pintar, desenhar, esculpir, construir, e descobrir o trabalho dos artistas que estão expostos.

Quando bater a fome, ao lado da sala de concerto tem o café, que serve um belo buffet de almoço e jantar com comida escandinava, e a vista incrível do mar. No Tripadvisor, o museu tem 95% de aprovação nos reviews. Não dá para perder.

download

O Louisiana fica às margens do mar de Øresund, na cidade de Humlebæk, a 35km ao norte de Copenhagen. Para chegar lá, são 36 minutos na linha C do S-train vindo de Copenhagen. Chegando à estação de Humlebæk, siga 900m para o norte pela Strandvej. Se você estiver fazendo um bate-volta de Copenhagen, vale a pena comprar o passe de 24h de transporte nas máquinas de bilhete. Também tem desconto usando o DSB’s Travel Card fora da hora do rush (entre 11 e 13h e depois das 18h, e fins-de semana). O ingresso de entrada custa DKK125, ou cerca de R$70. Estudantes pagam DKK 110 ou R$62 e pessoas até 18 anos não pagam. O museu abre de terça a sexta das 11h às 22h, e sábados, domingos e feriados das 11h às 18h.

download (1) download (2) download (5) KIM_6529-Edit-Edit-Edit_0 KIM_7514-Edit

Foto de destaque: http://yanksinalbion.blogspot.com.br/

Este post foi publicado originalmente em 2015 e atualizado em 4 de janeiro de 2019