Foto MIS 2019: Pierre Verger e mais 3 exposições imperdíveis

Todos os anos, o Museu da Imagem e do Som (MIS) reserva uma parte da agenda para uma exposição exclusiva para a fotografia. O evento, que antes se chamava Maio Fotografia, agora veio para o segundo semestre e foi rebatizado de Foto MIS. Em edições passadas, já estiveram expostos lá trabalhos de gente do calibre de Andy Warhol e Claudio Edinger. E a edição de 2019, que vai até 13 de outubro, não está menos que imperdível.

O grande destaque do Foto MIS desse ano é a mostra ‘Todos iguais, todos diferentes?‘, com a obra do fotógrafo francês Pierre Verger. Aqui são expostos vários retratos que ele fez ao longo da carreira por todo o mundo, impressos em grande formato, sempre agrupados dois a dois. Como o próprio título entrega, gêneros, classes, etnias e idades diferentes são contrapostos para mostrar quanto podemos ser parecidos, mesmo com as maiores diferenças geográficas e temporais. Estão ali também alguns retratos de celebridades tiradas por Verger, como Ernest Hemingway, Walt Disney e Diego Rivera.

A seguir, ‘Estudos fotográficos: 70 anos de memória‘ recria a primeira exposição de fotografias em um museu feita no Brasil nos anos 40, com o trabalho conceitual do artista brasileiro nascido na hungria Thomaz Farkas. E logo ao lado, ‘Caretas de Maragojipe‘ mostra o trabalho do seu filho, também fotógrafo, João Farkas. Ali, uma instalação em vídeo conta o Carnaval como patrimônio imaterial do recôncavo baiano, em uma dança infinita.

Caretas de Maragojipe, de João Farkas - foto: Renato Salles
Caretas de Maragojipe, de João Farkas – foto: Renato Salles

Por último, em ‘Haenyeo, mulheres do mar‘, o fotógrafo Luciano Candisani nos leva a uma viagem para um canto remoto da Coreia do Sul, onde vive uma comunidade de mulheres mergulhadoras, que tem no mar seu meio de sobrevivência. O trabalho dele impressiona tanto quanto a história dessas senhoras (uma tem mais de 90 anos!) que mergulham diariamente para caçar só com o ar dos pulmões. Destaque para a cenografia belíssima que, com o contraste entre claro e escuro, quase nos dá a sensação de apneia ao percorrer a exposição.

Haenyeo, Luciano Candisani, Foto MIS 2019
As mulheres mergulhadoras de Luciano Candisani

Foto MIS 2019
MIS – Avenida Europa, 158. Jardim Europa
De terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: $20 e $10 (meia). Grátis às terças