Cabíria Bar: bons drinks e clima de filme noir em Pinheiros

Bar de drinks é novo preto da noite paulistana. Já tem uns bons anos que saímos da adolescência alcóolica e aprendemos a beber como adultos. Mas entre uma vasta seleção de bares despojados e abertos (a cara do Brasil), e outros muito fechado e elegantes até demais, faltava um lugar que ficasse no meio, equilibrando descontração com clima de paquera. Eis que surge o Cabíria Bar, aberto em setembro em Pinheiros, em São Paulo.

Rodrigo Piza, Cabíria Bar, bar de drinks, São Paulo
Como toda a casa, o Cabíria Bar é discreto. Mas basta procurar pelo letreiro para achar – foto: Renato Salles

Rodrigo Piza estava fora da boemia desde que fechou seu bar/balada Suite Savalas, 4 anos atrás, e agora volta com uma empreitada bem com a cara dele. Tanto que o novo bar pega o nome e o ambiente emprestados de uma de suas grandes paixões, o cinema. ‘Noites de Cabíria’, de Frederico Fellini, figura no neon vermelho voltado para a rua, maravilhosos pôsteres de pornochanchadas recobrem as paredes junto com outras bugigangas chiques, e a carta de drinks autorais presta homenagem a grandes clássicos.

Cabíria Bar, Pinheiros, São Paulo
O Cabíria Bar tem um salaão grande com todo tipo de mesa, mas o melhor lugar é sempre no balcão – foto: Renato Salles

A carta, criada pelos bartenders Erika Mendes e Celso Andrade, passeia por vários destilados, e faz misturas inusitadas de frutas, xaropes, ervas e bittes. Barbarella, Cinderella e Dona Flor são os nomes de alguns dos drinks. Meu favorito foi o Babette, que leva gim, limoncello, pepino, suco de limão siciliano, e uma grossa espuma de capim limão. Bem refrescante. Para complementar, o menu ainda tem uma longuíssima lista de clássicos feito com cuidado, para todos os gostos.

whisky sour, drinks autorais, cabíria bar, Pinheiros
Sabrina e Whisky Sour: clássicos e autorais dividem a carta – foto: Renato Salles

Para forrar o estômago, o cardápio tem ainda alguns sanduíches (dizem que o chorripán é imperdível), uma salada caesar, e entradinhas deliciosas, como a bruschetta de shitake e as croquetas de abóbora com gorgonzola. Completando o programa, a trilha sonora traz só a fina flor do rock, do jazz, do funk americano e da tropicália, num saudosismo inebriante dos anos 60 e 70. Mas nada disso seria tão digno de destaque se não fosse um detalhe: o ambiente bem mal iluminado, péssimo para tirar fotos para o instagram, mas ideal para um bom papo a dois. Afinal de contas, a gente vai para o bar para quê?

clima de paquera no Cabíria bar, em Pinheiros.
Escurinho péssimo para fotos, ótimo para levar o crush – foto: Renato Salles

Cabíria Bar
Rua Cônego Eugênio Leite, 1028 – Pinheiros
Terça a quinta, das 19h à 1h. Sexta e sábado, das 19h às 2h.

*Imagem de Destaque: Cabíria Bar – Divulgação