Sabe aquela música que marcou aquele verão inesquecível na praia? Ou o hit daquela banda que você viu o show na Europa, e deixou ela no repeat no Spotify o resto da viagem? Aquela que só de dar play, tua cabeça já desliga na hora da realidade e você entra em modo offline com o mundo e fica saboreando as memórias daquele lugar especial, lembra?
Não tem jeito, desde a invenção do mp3 (vamos canonizar essa pessoa?), a gente consegue carregar a trilha sonora da nossa vida o tempo todo no bolso. Por isso tem algumas músicas que marcam tanto algumas viagens, eventos ou cidades específicas. Só de escutar já ativamos a lembrança de cheiros, gostos, sensações. Tem coisa melhor?
E com os músicos não podia ser diferente. Lugares sempre foram fonte de inspiração para compor, e algumas são absolutamente óbvias. Ou vai falar que Nova York não é exatamente como a ouvimos na voz de Frank Sinatra, ou da Alicia Keys? Esse recurso não é novidade nenhuma. A banda Beirut, por exemplo, tem mais de uma dúzia de músicas com nomes de lugares, cidades, bairros, etc.
Mas às vezes as referências não são tão diretas, e tentar imaginar o que foi que aqueles artistas viveram para compor certas canções. Eu sempre faço esse exercício: tentar imaginar lugares através dos sons. Então queria te propor de me acompanhar. Selecionei músicas cujos nomes são simplesmente o nome das cidades que as inspiraram. Quando puder, tira um tempinho, liga o som, e deixa sua mente viajar um pouco por elas, e tente (re)descobrir cidades tão famosas.
*Foto do destaque: Hans Vivek / Unsplash