Eu já tinha falado sobre como o design e arquitetura são influenciados pelas redes sociais. Afinal de contas, todo mundo quer sair bem na foto – e ganhar muitos likes. Esse fenômeno é tão forte, que existem hoje museus e exposições dedicadas exclusivamente a fotos e selfies para serem compartilhadas. Nada de quadros, esculturas ou instalações. O que você encontra neles é uma série de cenários para que você mesmo vire a estrela da obra. A moda começou nos Estados Unidos, com exposições como o Museum of Selfie, o 29Rooms e o Color Factory, e agora está em cartaz uma exposição do tipo em São Paulo.

Aberta em julho, a FunCast é a primeira experiência imersiva do tipo a chegar ao Brasil. O espaço no 3º andar do Jardim Pamplona Shopping conta com 29 cenários super coloridos e totalmente instagramáveis. Alguns são simples como grafites nas paredes, e outros são bem interativos, como uma cama onde você pode fazer uma bela briga de travesseiros de plumas pink, ou um irresistível túnel de luzes coloridas.
A visita é feita sempre com hora marcada, e por tempo determinado. Assim o espaço não fica lotado, e todo mundo tem chance de tirar aquela foto produzidona sem ter que esperar horas por uma folga no movimento. Por isso é melhor comprar antes pelo site. Mas dá para comprar na hora sem você estiver passando por lá de repente. Nós fomos visitar durante a semana, e estava tranquilíssimo, então nos divertimos bem. Mas para não perder tem que correr, porque a FunCast fica em cartaz só até o fim de setembro. Talvez ela vá para outras cidades do país, mas ainda não temos confirmação.
FunCast
Jardim Pamplona Shopping – Rua Pamplona, 1704 – 3º andar – Jardins, São Paulo
Terças a sábados, das 14h às 22h. Domingos e feriados, das 12h até as 20h
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia)
Até 30 de setembro
E se você não resiste a uma selfie no Instagram, e está procurando os cenários mais legais para postar, dá uma olhada nessa lista de exposições instagramáveis que estão em abertas, e que vão fazer chover likes no teu perfil.
Museum of Ice Cream – San Francisco
O grande precursor desse tipo de exposição tem nome de sorvete, mas lá dentro dá para fazer um verdadeiro mergulho num mundo de balas, pirulitos, unicórnios e arco-íris. A ideia partiu de uma menina de 24 anos, Maryellis Bunn, e a mostra já passou por Nova York, Los Angeles, Miami, e agora está em cartaz em San Francisco. Em todas as cidades, o sucesso foi retumbante, e os ingressos viviam esgotados. A entrada é sempre feita em turnos, e você tem direito a perambular e fotografar os espaços por 3 horas.
Museum of Ice Cream
1 Grant Avenue – San Francisco
Ingressos: US$38
Nightmare Machine – Nova York

No trilho do sucesso do MoIC, surgiu no primeiro semestre de 2018 o Dream Machine, um ‘playground surrelista desenhado para ser uma experiência interativa, tátil e compartilhável’. O ponto alto era uma piscina com mais de 35 mil bolinhas azuis. Terminada a temporada, entrou agora em cartaz o Nightmare Machine, com inspiração em um pesadelo de Halloween. Fantasmas, palhaços, monstros e aliens, estão todos lá. Claro que a temporada acaba justamente em 31 de outubro, bem no Dia das Bruxas.
Nightmare Machine
93 N 9th Street – Nova York
Ingressos: US$38
Museum of Illusions – Los Angeles
Uma técnica centenária de pintura chamada trompe-l’oeil (ou ‘engana-olhos’ em francês) consiste de criar perspectivas realistas que criam uma ilusão tridimensional para uma parede bidimensional. A ideia não é nada nova, mas foi usada com temas bem contemporâneos do Museum of Illusions. Cultura pop, cinema, esportes radicais, tem de tudo um pouco.
Museum of Illusions
6751 Hollywood Boulevard – Los Angeles
Ingresso – US$25
Também disponível em vários outros países
E ainda vai abrir em breve o Happy Place em Toronto, o Candytopia está em Nova York e San Francisco, e o The Egg House em Nova York está fechado, mas deve reabrir em breve. Aliás, todas as experiências acabam sempre reabrindo em outra cidade, então vale a pena ficar de olho nos calendários.





