Depois do Carnaval, a melhor época para aproveitar as ruas com muita festa, música e comida é, sem dúvida, o mês de junho. Seja para curtir o friozinho (ufa!), para aproveitar uma das mais brasileiras das celebrações, ou para tentar se dar bem no Dia de Santo Antônio mesmo, as festas juninas são irresistíveis. E parece que esse clima de arraiá veio junto com muita animação, muitos shows, e muita gula.
Já pode por na agenda que dia 18 não é dia de ficar em casa. Nesse sábado vai ser celebrado o Dia da Música 2016, com uma programação extensa pela cidade inteira (dá uma olhada aqui). O palco principal vai ficar na Praça Luis de Camões, e entre as atrações estão Itibere Zwarg e grupo, Banda Ventre (foto), Duda Brack, Bilhão, Mahmundi, Antonio Guerra, Opanijé e Maracutaia. Ah, e é tudo de graça, viu?

No dia 9, tem dobradinha música-boa + ajude-o-próximo. O eterno Gilberto Gil canta seus maiores sucessos em um show beneficente à Associação Saúde Criança, no Vivo Rio. A ONG, que já atendeu mais de 60 mil pessoas em situação de risco social, completa 25 anos em outubro. Ótima chance para ovir e cantar junto clássicos como “Aquele Abraço”, “A Paz”, “Vamos Fugir” e “Andar com Fé”. Quinta, 9 de junho, às 9h. Vivo Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85. Ingressos: de $50 a $240.

Falando em música, a agenda de shows está lotada, e tem para todos os gostos. Logo no dia 2, direto de Chicago, vem para se apresentar de novo no Circo Voador a big band formada apenas por metais e bateria Hypnotic Brass Ensemble. O Circo ainda recebe o eterno Ney Matogrosso nos dias 3 e 4, Emicida dia 11, Pepeu Gomes dia 17 e o Ira! dia 25. Circo Voador – Rua dos Arcos, 0, Lapa. Ingressos aqui.

No dia 18, a Fundição Progresso recebe o grande Zeca Baleiro, com o show de seu novo disco “Era Domingo”. E para deixar a noite ainda mais bacana, a abertura do show fica a cargo do Cícero, apresentando a turnê de seu disco “A Praia”, e composições de seus três álbuns “Canções de Apartamento”, “Sábado” e A Praia. Sábado, 18 de junho. Fundição Progresso – R. dos Arcos, 24 – Lapa. Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia).

Nesse clima de festa junina, o que não faltam são festas e festivais na rua. Mas nem todas tem quentão e bandeirola. É o caso do segundo Festival Passeio Público, que traz 3 apresentações musicais diárias, 25 expositores de gastronomia dos mais diversos gostos, apresentações circenses e atividades socioambientais, além de exposição fotográfica. Quinta e sexta, 2 e 3 de junho, das 11h às 20h30. Parque do Passeio, s/n – Centro. Gratuito

Mas se tua onda é pular a fogueira mesmo, pode aproveitar todos os domingos de junho no Pois Era Noite de São João. A região portuária celebrará as tradições populares caipiras e o passado histórico de nossa cidade em quatro arraiás no Beco das Sardinhas, como manda o figurino: com quadrilhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas, oficinas, histórias de cordel e muito mais. Domingos, dias 5, 12, 19 e 26 de junho, das 10h às 22h. Beco das Sardinhas – Rua Miguel Couto, 139. Grátis

Se você curte um arraiá, mas não aguenta um minuto sequer de música caipira, que tal juntar o melhor dos dois mundos? A festa Keep On Rockin‘ faz o ArraIndie, uma festa junina completa, com direito a chapéu de palha e correio do amor, mas no som só tem rock, indie, e clássicos da guitarra, não da sanfona. Sábado, 11 de junho, às 23h. Casa da Matriz – Rua Henrique de Novaes, 107. Ingressos: $20 (simples) e $30 (duplo).

Para celebrar outra cultura, mas que tanto tem a ver com as nossas próprias raízes, o Festival AFRIIKA evidencia a cultura africana e trazer a apropriação da arte como ferramenta de ação social, desenvolvendo as mais variadas expressões artísticas: música, dança, teatro e arte contemporânea. Um movimento para mostrar ao mundo a importância da cultura africana no geral, da música negra, da moda afro e da arte na sua pura essência. O destque é para a apresentação da banda Antibalas, de NY, mandando um afrobeat do bom. Quinta e sexta, 16 e 17 de junho, das 19h às 5h. Sacadura 154 – Rua Sacadura Cabral, 154 – Saúde. Ingressos: de $30 a $200.

No campo das artes, também tem novidade para esse mês. Dia 4 abre a exposição ‘Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras’, que apresenta uma seleção de obras que remetem à perspectiva mística, sacerdotal e performática de Bispo do Rosário, como o Manto de Apresentação. Também serão expostos estandartes, roupas bordadas, faixas de misses e filmes documentais sobre sua obra e vida. Abertura domingo, 4 de junho, às 6h. Até 31 de janeiro. Museu Bispo do Rosário – Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Jacarepaguá.

Principal palco das artes circenses na cidade, o Espaço Armazém da Fundição Progresso recebe um novo espetáculo no mês de junho. Entre os dias 3 e 26, sete artistas da companhia Circo no Ato vão apresentar a montagem “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios”: um misto de fantasia, sátira e arte circense que profana a velha e conhecida fábula da Cinderela. Sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h. Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa. Ingressos: $20 com nome na lista amiga.