Uma região isolada e intocada, com uma praia paradisíaca de difícil acesso, e um único dono. O empresário neo-zelandês Michael Spackman decidiu vender uma propriedade sua de mais de 7 hectares e 800m de litoral de sonho, depois que dois cidadãos comuns tiveram uma ideia absolutamente simples: montar um crowdfunding para arrematar a área e doá-la ao domínio público.

Um mero instinto fez Duane Major e Adam Gardner tomarem essa atitude, movidos pelo medo de que ninguém voltasse a ter acesso a um lugar tão especial. A mobilização online conseguiu doações de mais de 40 mil pessoas, e juntou cerca de 2,8 milhões de dólares para a aquisição. Nesse montante, ainda estão contadas a doação de 350 mil feita pelo próprio governo do país, e outros 250 mil feitos por um fundo de caridade. A quantia foi levantada em pouco mais de três semanas.
Os donos da vaquinha ainda tiveram o prazer de esnobar um outro empresário, que se dispôs a fazer uma doação polpuda, desde que ele tivesse acesso exclusivo a uma parte da área com sua família. O tal ‘rei do camarote’ ficou a ver navios… bem longe dali.

A campanha também teve que negociar com a população maori da área, que pleiteava o domínio sobre a praia. Com a compra, a Awaroa Beach passou a fazer parte do Abel Tasman National Park, e o acesso ficou garantido a todos os cidadãos, maori ou não. Segundo um dos mentores da ação, “…tem sido uma experiência real de união. Pessoas de outros países também têm reconhecido o que isso representa. Vivemos a era de várias formas de tecnologia, que podem separar as pessoas. Mas neste caso ela as juntou.”
Bela lição de cidadania. Ponto para a Nova Zelândia.