O Liverpool Sound City Music Festival é relativamente novo. Foi criado em 2008 e, como qualquer bom festival, tem crescido a cada ano. Anteriormente, o festival acontecia espalhado na cidade, num formato mais próximo ao SXSW, mas cresceu o suficiente para ganhar um lugar só para ele, o Bramley-Moore Dock, docas construídas em 1848, que fica no antigo Porto de Liverpool.

Entre vários motivos para cogitar ir ao festival, a viagem para Liverpool com um motivo musical já justifica praticamente tudo! São 3 dias de festival. O primeiro deles, dia 27 de maio, é dedicado à discussão sobre música com participantes de 29 países diferentes, apresentando debates, workshops, palestras no formato TED e, claro, festa. Nos dias 28 e 29, a festa continua com um lineup menos mainstream, mas com muito artista bacana para conhecer e também com outros já conhecidos, que valem a pena ver: The Dandy Warhols, Floating Points, Catfish and the Bottlemen,The Coral, Leftfield, Sleaford Mods, Shura, Young Fathers, Neon Waltz, Levelz, Novelist, Mez, Dilly Dally, The Big Moon, Kagoule… Somando os 3 dias, serão cerca de 300 artistas se apresentando para um público estimado de 22.000 pessoas. Quem adora um festival de pequeno porte, o Liverpool Sound City é uma boa opção.
Por que ir?
O festival arrebatou em 2015 o prêmio de “melhor festival em cidade” no UK Festival Awards, o que já desperta curiosidade. No lineup não tem nenhum nome gigantesco como disse acima, mas tem artistas bons o suficiente para valer a viagem, além de uma lista enorme de bandas indie para conhecer.
Liverpool é parada obrigatória para quem gosta de música, pois a cidade gira em torno dela. Andar por suas ruas é sempre se deparar com bandas tocando ao vivo em cada esquina, que podem despontar num piscar de olhos. E onde mais no mundo você chega ao aeroporto e dá de cara com uma placa “Welcome to Liverpool John Lennon Airport” e ainda pode se hospedar num “Yellow Submarine“? Não foram apenas os Beatles que colocaram a cidade no mapa. Liverpool entrou para o Guinnes Book em 2001 como a “Cidade do Pop”, devido ao grande número de álbuns que foram lançados lá.

De Liverpool também saíram bandas como Echo & the Bunnymen, Ladytron, Carcass, Frankies goes to Hollywood, The Wombats, Kele Okereke, Clinic, Yachts, The Zutons, só para citar alguns.

A cidade é charmosa e cheia de história, o festival é na medida certa e acontece dentro da cidade, o que facilita ir e vir. Liverpool é culturalmente rica, com muitas galerias de artes, cafés, bares e restaurantes além, claro, de casas de shows. Eu comi e bebi muito bem por lá e lamentei ter ficado tão pouco tempo, apenas 3 dias.
Quando acontece?
O festival rola entre os dias 27 e 29 de maio, sendo o primeiro dia dedicado à discussão sobre a indústria da música.
Quanto custa?
Os preços dos ingressos variam entre £ 41 (um dia) e £ 110 (dois dias VIP)
Quem toca?
Onde ir em Liverpool?

Caso você goste de Beatles não terá como fugir dos tours pela cidade. Eles valem cada centavinho, mas há mais alguns lugares que também valem a visita, de acordo com o Daniel Hunt (Ladytron):
O Maggie May’s Cafe, para experimentar um tradicional Scouse, ensopado bem encorpado, perfeito para dias frios. Endereço: 90 Bold Street, Liverpool. Horários: Segunda a quarta, das 10h às 18h, quinta e sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 18h.
O restaurante Yuet Ben, para quem ama comida chinesa de qualidade. Eles tem também uma boa carta de vinhos. Endereço: 1 Upper Duke Street, Liverpool. Horários: Domingo a quinta, das 17h às 23h, sexta e sábado, das 17h às 23h30.
Para beber, o antigo pub The Roscoe Head. O bar existe desde 1870, tem ótimas opções de cervejas e muita história para contar. Endereço: 16 Roscoe Street, Liverpool. Horários: Domingo, das 12h à 0h, segunda a sábado, das 11h30 à 0h.
Eu gostei muito do bar Santa Chupitos, que serve coquetéis criativos, servidos em garrafinha antiga de leite (o de bacon é imperdível). Endereço: 41 Slater St, Liverpool. Horários: Segunda a quarta, das 17h às 2h; quinta, das 17h às 3h; sexta e sábado, das 17h às 4h e domingo, das 17h às 3h.
Como ir?
O melhor é pegar um trem em Londres para a estação Central de Liverpool. São cerca de 2h30 de viagem e cada trecho custa a partir de £ 27.
Trilha sonora para embalar
Foto destaque: http://www.tomsayer.co.uk/
