Na semana passada, um vídeo magnífico das Pirâmides de Gizé, no Cairo, feito com uma GoPro, correu o mundo. Mas poucos dias depois da divulgação do vídeo, surgiu uma notícia não muito animadora. O adolescente alemão Andrej Ciesielski aproveitou um momento de distração da segurança ao redor do monumento de mais de 4500 anos e simplesmente se lançou na empreitada de escalá-lo. No meio do caminho, ele foi visto por alguns turistas, chamando a atenção dos guardas. Esses começaram a gritar para que ele descesse, mas o estudante alemão, que não entendia nada de árabe, não deu bola e seguiu. Em pouco mais de 8 minutos, ele estava no alto dos 146 metros da construção. Olha só que vídeo lindo ele fez.
Claro que, na volta, ele teve que responder pelos seus atos. O acesso às pirâmides foi fechado há muitos anos como forma de prevenir o desgaste e a erosão, e pode ser punido com até 3 anos de cadeia no Egito. Mas Andrej teve sorte. Da delegacia, as autoridades egípcias queriam enviá-lo para a embaixada alemã para que fosse deportado, mas acabaram soltando o aventureiro depois de deletar todos os arquivos de seus dispositivos eletrônicos. O que eles não esperavam é que o moleque, já contando com isso, tivesse mandado tudo para a nuvem, para poder recuperar depois.

Numa pesquisa rápida, descobri que esse menino tem um site, e que ele pira em subir nos lugares mais absurdos, sem nenhum equipamento de segurança, para tirar fotos do que se vê lá embaixo. Antes das pirâmides mesmo, ele já tinha subido em outros monumentos e alguns prédios altos do Cairo. Mas isso não é nada perto das peripécias dele nos arranha-céus de Hong Kong e Dubai. Eu fiquei com frio na barriga aqui sentadinho na minha cadeira.

E as imagens do alto das pirâmides também não são inéditas. Em 2013, um grupo de russos teve a mesma ideia, mas eles tiveram a decência de se esconder no sítio arqueológico e esperar que o lugar estivesse vazio e escuro para começar a escalada. As autoridades só descobriram a invasão muito tempo depois, quando as fotos apareceram na internet. Os autores, depois, pediram desculpas pelo desrespeito à lei e disseram que só queriam realizar um sonho, sem insultar ninguém.
Fotos: Andrej Ciesielski
OBS: Reforçamos que a atitude do estudante alemão e do grupo russo é uma invasão contra a lei, e nós do CoP não apoiamos esses eventos. Se estiver na dúvida se é legal ou não, pergunta para a sua mãe e veja se ela curte.