A Prefeitura de Curitiba sempre se destacou como uma das mais antenadas e descoladas do Brasil. A sua página do Facebook sempre chamou atenção por ter um discurso bem direto e atualizado, e por tratar os seguidores de igual para igual. Às vezes, chega até a falar de forma debochada e divertida, o que faz até gente que não pisa na cidade há muito tempo curtir e acompanhar. Eu, inclusive.
Agora eles deram mais um passo em direção ao século 21, com uma ação simples e que gera informação e interação com bem pouco investimento. Foi instalado na calçada de um dos pontos de mais movimento no centro da cidade um QR Code feito de mosaico português, que fornece informações históricas e turísticas sobre o lugar. A novidade fica no calçamento da Boca Maldita, e fornece dados sobre a própria e a Rua XV de Novembro, onde surgiu o primeiro calçadão do país, em 1972. O lugar também tem importância histórica para o país, pois foi palco do primeiro comício das Diretas Já a contar com as principais lideranças brasileiras, em 1984.

A ideia é simples, barata e muito fácil de reproduzir. O movimento começou em Lisboa em 2012, na região do Chiado. No ano seguinte, o Rio recebeu seu primeiro QR Code no Arpoador, mas parece que a execução não foi lá grandes coisas. Cidades como Nova York, Paris e Tóquio também se interessaram. Agora a Prefeitura de Curitiba promete ir além e espalhar novos códigos pela cidade toda, facilitando muito a vida dos visitantes, e ajudando os locais a criar um vínculo maior com a cidade.
Quando estiver turistando por aí, lembre-se, então, de olhar também para baixo.
Foto do destaque: www.mintdigitall.com.br