Não tem um amante de arte que não tenha se imaginado dentro dos quadros e dos cenários imortalizados pelos grandes mestres da pintura. Os jardins de Giverny de Monet, a baía colorida de Estaque de Cézanne… Quero dizer, quase todos, porque acho que ninguém gostaria de se meter no meio da Guernica de Picasso.
Graças a uma ação incrível do Art Institute of Chicago, agora é possível não só visitar, como também passar a noite em um dos quadros mais icônicos de um dos pintores mais famosos do mundo. Para a mostra Van Gogh’s Bedrooms, o instituto recriou em escala real o famoso quarto pós-impressionista do pintor holandês. Está tudo lá, o piso de madeira verde gasto, a estranha disposição de móveis, os quadrinhos meio tortos e até os travesseiros bagunçados.

A exposição gira em torno da temporada do pintor em Arles, na França, na Casa Amarela, também retratada em um de seus quadros. Na época, de 1888 a 1889, esse pequeno quarto o inspirou a pintar três telas do espaço. A primeira peça acabou danificada pela água, mas as outras duas permanecem intactas. Essa mostra é a primeira a reunir as três versões nos Estados Unidos.
O quarto pode ser alugado pelo AirBNB e custa a bagatela de US$10 por noite. Mas claro que conseguir uma data deve ser mais doloroso que cortar a própria orelha. A experiência imersiva acontece do lado de fora do museu, no bairro River North, e é parte de um apartamento maior, até para atender as necessidades básicas do visitante. A página do Facebook do instituto mantém updates não só da disponibilidade do quarto, como também da venda de ingressos e das filas. Dá para imaginar a quantidade de gente que está indo ver. A exposição fica em cartaz até dia 10 de maio.

