Quando eu falei que ia para o AfrikaBurn, a primeira pergunta foi “tem a ver com o Burning Man?”. E eu “Sim, é um festival oficial deles”. E então a segunda pergunta “e você já foi para o Burning Man?”. Não, não fui.

Por que o AfrikaBurn e não o Burning Man original? Tenho várias respostas para isso, mas as duas principais são:
1) Prefiro festivais menores. O AfrikaBurn é para 12.000 pessoas enquanto o Burning Man é para 80.000.
2) Ao fechar meu projeto de dar a volta ao mundo em festivais de música eu precisei achar um festival na África e o primeiro que veio à mente foi o AfrikaBurn.
3) Foi uma ótima desculpa para finalmente pisar no continente africano.
AfrikaBurn – Befokte Kosche from Barry Smit on Vimeo.
O festival

O Afrikaburn chega em sua 10ª edição, tendo sido criado em 2007. A primeira edição contou com menos de 1.000 participantes e ele acontecia em Novembro, depois da edição americana. Em 2010 ele dobrou de tamanho e o calendário mudou para o fim de abril. Desde então ele tem crescido em cerca de 2.000 participantes por ano. Alguns dizem que o AfrikaBurn é o que o Burning Man era há 15 anos.

A principal escultura do AfrikaBurn é o San Clan que é queimada na sexta-feira do evento. O festival também adere aos 10 princípios que giram em torno do Burning Man e há dois anos adotou um 11º princípio “Each one teach one” (cada um ensina um em tradução livre), para incentivar a partilhar conhecimentos entre a comunidade.
As tendas temáticas e veículos mutantes são figuras centrais do AfrikaBurn, assim como ir embora sem deixar qualquer rastro para trás. Estamos indo num grupo de 4 amigos e optamos em aderir ao camping temático “Magic Desert”, uma tenda de mágicos onde eles diariamente farão shows para o público interessado.
Onde é?

O festival acontece numa fazenda particular nas adjacências do Tankwaa Karoo National Park a cerca de 320km de Cape Town, na África do Sul. Estamos indo para Cape Town, de onde sairá a nosso grupo do “Magic Desert”.
Quando rola?
Entre os dias 25 de Abril a 1 de Maio.
E os ingressos?
Para esta edição os ingressos estão esgotados. Assim como o Burning Man, é necessário se cadastrar no site e ficar de olho nas datas de abertura de venda de ingressos.
O valor médio era 60 doletas, porém comprando pelo Brasil acabamos pagando algumas taxas extras do paypal.
Onde ficar?
É possível
*Foto destaque: Jolene Bertoldi