A roupa que você precisa para se comunicar no mundo inteiro

Eu sempre tive facilidade com línguas e tenho verdadeira paixão por conseguir aprender pelo menos alguma coisa para conseguir interagir minimamente com as pessoas nos países que visito. Seja para conseguir ler alguma placa, para encontrar a saída do metrô ou, quem sabe?, aprender a pronunciar as letras para conseguir dizer o nome da rua do hotel para o taxista. Qualquer coisa ajuda. Já acabei até em um curso express de sueco, com o qual aprendi o som da letra å, e que também serviu para mostrar o quão difícil essa língua que nunca vou falar na vida é! No Mianmar, nem o Google Translator resolveu.

Mesmo o mais letrado poliglota vai acabar encontrando problemas de comunicação em algum lugar do mundo. Quem nunca teve que apelar para as aulas de teatro do primário, inventando mímicas que façam sentido, para ser capaz de pedir um simples copo d’água em algum cafundó qualquer? E o pior: às vezes nem isso resolve, né? Uma amiga se meteu numa confusão em um vilarejo chinês, porque os comerciantes faziam para ela um sinal com a mão que parecia um revólver. Ela estava borrada de medo de ser assaltada lá, mesmo parecendo um lugar absolutamente pacífico. Muito tempo depois, ela veio a descobrir que esse gesto é a forma local de representar o número 7. Que bela Torre de Babel construímos!

travel-shirt-iconspeak-world-11

Uma ótima solução para essas saias-justas foi inventada por três suíços, que não são designers, nem empreendedores, nem nada. Eles estavam apenas tomando uns bons drinks e rindo das histórias que passaram em algum rincão do Vietnã, com uma moto quebrada. Várias vezes eles tiveram que fazer usos de gravetos, pedras, terra, e tudo que estivesse à mão para se comunicar através de desenhos.

travel-shirt-iconspeak-world-15

Assim surgiu a IconSpeak, uma camiseta feita para quem precisa se comunicar sem se trumbicar. Ela tem estampada na frente 40 ícones que os criadores julgaram imprescindíveis para qualquer viajante, em qualquer lugar do mundo. Nada mais do que um bom clipart, que você aponta, tornando impossível para as pessoas não entenderem a sua mensagem. Cama, comida, banheiro, hospital, transportes diversos, tudo fica à sua mão, ou melhor, no seu peito. A linha básica está à venda no site oficial, e começa em 22 dólares pela sacola, e vai até 44 dólares, preço da camiseta de manga longa. Eles ainda desenvolveram novas séries, que incluem bonés, gorros, além de linhas de praia, montanha e safari. O drama deve ser só o cheiro que a camiseta deve ganhar depois de 20 dias viajando sem trocá-la.