5 eventos imperdíveis no Rio em fevereiro

O Carnaval é o mesmo o que domina o Rio de Janeiro no Carnaval. E, para sermos francos, não somente em fevereiro, mas o ano mal vira e já é carnaval. Não dá para negar que é o maior destaque do mês. Tem carnaval de rua, tem carnaval de avenida. É só escolher. E se nenhum dos dois for a sua, corra para a praia, porque ela é sempre de todo mundo.

frida

O mês de fevereiro começa com a exposição “Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, e promete ser a mais concorrida do primeiro trimestre do ano. São 30 obras da artista mexicana, sendo 20 óleos sobre tela e 10 obras em papel e ainda mais 100 obras de outras 14 artistas mulheres: María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein. Paralelamente rola exibição de filmes sobre algumas das artistas participantes da exposição, que abriu as portas no último dia 30 de janeiro e vai até 27 de março. Caixa Cultural Rio de Janeiro, Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Estação Carioca. Terça a domingo, das 10h às 21h. Não deixe de agendar a visita, que é gratuita, aqui (o próximo lote abre no dia 15/02, coloca aí na agenda).

O Lavradio Jazz Festival é uma boa opção para quem não se anima em entrar na folia do carnaval. É o quarto ano em que a Rua do Lavradio é ocupada pelo jazz na temporada carnavalesca. Durante este período, o festival recebe 8 bandas com 2 shows por dia, sempre às 13h e às 18h, todos gratuitos. O estilo musical é o mesmo que se ouve no famoso Mardi Gras, famoso carnaval que acontece anualmente em Nova Orleans.

blocosrio

O carnaval de rua carioca é puro deleite para os foliões. São 505 blocos autorizados pela prefeitura a ocupar as ruas do Rio. E com esse número de blocos, com certeza vai ter um que é a sua cara. Como saber quais são os mais legais? Aguarde, pois logo mais soltaremos um guia com um pouco do melhor do que vai rolar nas ruas cariocas. A Fundição Progresso promove uma programação especial durante os quatro dias de carnaval, o “Rio Marchinhas“, que vai reunir os blocos Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta e o novato Agytoê. A gente também indica o Carnaval da Selvagem, no dia 06 de Fevereiro, a partir das 17h na Rua da Gamboa; e a a boat party da Gooseneck Records, também no dia 6 de Fevereiro, saindo às 13h da Marina da Glória.

1401x788-TheRoll_StickyF_Publici_3000DPI300RGB1000162369

Os Rolling Stones também desembarcam no Rio de Janeiro para show único no dia 20 de Fevereiro. Ótima oportunidade para engatar 2016 (para quem ainda não engatou) e dar adeus à folia de carnaval. Ingressos de R$ 260 a R$ 900 (inteira), para quem quer mesmo é apreciar o show do gargalo. Estádio do Maracanã, dia 20, às 21h30.

Nação Zumbi. Foto: divulgação
Nação Zumbi. Foto: divulgação

Um pedacinho do carnaval pernambucano passa pela Lapa. No ano em que se celebram os 50 anos de nascimento de Chico Science e os 20 de lançamento do clássico álbum ‘Afrociberdelia’, a NaçãoZumbi combina uma noite em homenagem ao eterno vocalista do grupo, com as participações dos conterrâneos Siba, Banda Eddie e Orquestra de Frevo Henrique Dias. O Troça Elétrica acontece no dia 4 de fevereiro, a partir das 22h, na Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24 – Lapa.

Faltou algo na lista? Conta aí pra gente nos comentários.

*Foto capa: Foto: Fernando Maia/Riotur